ISLA IPGT 16021
Gestão das Pessoas nas Organizações
Gestão Administrativa de Recursos Humanos (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationA Gestão de Pessoas é considerada uma área fundamental no seio das organizações. Atua como apoio à estratégica organizacional, auxiliando na construção de vantagens competitivas através das pessoas e na reputação empresarial, com foco na expansão dos negócios. Deste modo, o capital humano das organizações deve ser enquadrado no desenvolvinemto do planeamento estratégico de recursos humanos, de acordo com os objetivos organizacionais, aliados às necessidades e expectativas de cada público de interesse. Assim, a linha dos conteúdos da gestão de pessoas estabelece directrizes, orientações e estratégias fundamentais para a sua prática, integrada com as restantes áreas de uma empresa. Esse conjunto de informações consolidadas servirá de referência e guia para o domínio de técnicas, afigurando-se como um dos objectivos principais de aprendizagem, inerentes a este programa.
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ProgramaProgrammeCapítulo 1. Introdução à GRH/GP Conceito Evolução Trabalhar com GP Capítulo 2. Práticas de GRH/GP Contextualização Principais Práticas Outras Práticas As relações sindicais Capítulo 3. O desenvolvimento da organização a partir da GP Influências sobre o comportamento Comprometimento Capítulo 4. A Mudança Breve Contextualização Tipos de Mudança O processo de mudança Reação dos colaboradores à mudança Comunicação Capítulo 5. As novas tendências de GRH/GP E-recruitment Empowerment Formação à distância (e-learning) Outsourcing Endomarketing
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ObjectivosObjectivesO programa desenhado para esta disciplina visa obter o seguinte resultado em termos de competências: Conhecimentos profissionais - compreender, definir e avaliar os princípios e procedimentos da função recursos humanos; Organização - capacidade de programar, coordenar e controlar, em função dos recursos existentes a execução de trabalhos complexos relativos a objetivos pré-definidos; Planeamento - definir objetivos, determinar ações adequadas e respetivos recursos e calendário; Coordenação - estabelecer modos de atuação no tempo e no espaço para a sua equipa de colaboradores e para cada um individualmente, proporcionar os recursos necessários para tal e Direção - promover o desempenho dos colaboradores a seu cargo.
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BibliografiaBibliographyAntunes, M. S. (2013). Gerir Pessoas: 14 exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa: Sílabo. Bilhim, J.A.F. (2007). Gestão estratégica de recursos humanos. (4ª ed.). Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Câmara, P. B.; Guerra, P. B. & Rodrigues, J. V. (2013). Novo Humanator: Recursos humanos e sucesso empresarial. (6ª ed.). Lisboa: Edições D. Quixote. Cunha, M. P., Rego, A.,Cunha, R- C-, Cardoso, C., Marques, C. A. & Gomes, J. F. S. (2012). Maual de gestão de pessoas e do capital humano. (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Chiavenato, I. (2009), Gestão de Pessoas (3ª ed.), Rio de Janeiro: Campus.
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MetodologiaMethodologyInclusão da gaminificação e de atividades de team building de forma a trabalhar diversas competências em simultâneo.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão