Skip to main content

ISLA IPGT 24195

Gestão e Organização de Eventos

Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração (ISLA IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Gestão e Organização de Eventos Turísticos disponibiliza aos alunos os conceitos, princípios, técnicas e terminologias associadas aos eventos.
  • ProgramaProgramme
    1. Os eventos como posicionamento e competitividade dos destinos turísticos: 2. A relação entre eventos e a atividade turística; 3. Motivação, experiência e satisfação em turismo e eventos; 4. Concetualização, caracterização e tipologias de eventos; 5. Planeamento  6. Execução e gestão do evento 8. Projeto de evento.
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se capacitar os estudantes para adquirir uma perspetiva global que permita compreender e construir conhecimento em torno: a) dos conceitos, classificação e tipologias de eventos; b) do turismo de eventos, dos seus impactos económicos, sociais, ambientais e turísticos e da importância da monitorização dos recursos; c) do planeamento de eventos, de acordo com os contextos organizacionais e territoriais; d) do processo de organização de eventos, de acordo com as regras de gestão estratégica e financeira; e) da importância dos eventos como fator de posicionamento e de competitividade dos destinos turísticos, numa perspetiva de complementaridade e de desenvolvimento turístico sustentável.
  • BibliografiaBibliography
    Caetano, J. et al (2018). Gestão de Eventos. Lisboa: Escolar Editora Isidoro, A.; Simões, M.; Saldanha, S.; Caetano, J. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Ed. Sílabo. Jones, L. J. (2020). The Event Planning Toolkit: Your Guide to Organizing Extraordinary Meetings and Events. Rowman & Littlefield Publishers. Vieira, J. M. (2015). Eventos e turismo: Planeamento e organização. Lisboa: Edições Sílabo
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular pode ser utilizada a Aprendizagem Ativa, promovendo atividades práticas que envolvam os alunos diretamente no processo de aprendizagem, como a organização de eventos de dimensão variada. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também irá ser aplicada desenvolvendo uma situação-problema relacionada com o planeamento, organização e gestão de eventos no turismo. Também iremos aplicar a Aprendizagem Colaborativa que promove a colaboração entre os alunos, incentivando-os a trabalhar em grupos para participarem ativamente no planeamento, na organização e na gestão dos eventos que vão realizar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    -

    40%

    Trabalhos de avaliação contínua

    trabalho de grupo - Eventos no mundo= 5%

    participação em aula =10%

     

     

    15%

    Trabalho Prático:

    Prática: 30%

    Relatório: 15%

     

    45%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...