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ISLA IPGT 13047

Gestão Estratégica de Compensações

Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Gestão Estratégica de Compensações, é considerada uma área imprescindível no seio das organizações. Atua como apoio à estratégica motivacional que a organização preconiza, auxiliando na construção de vantagens competitivas através das pessoas e na reputação empresarial. Deste modo, o capital humano das organizações deve ser remunerado e enquadrado no desenvolvimento do planeamento estratégico de recursos humanos, de acordo com os objetivos organizacionais, aliados às necessidades e expectativas de cada público de interesse. A linha dos conteúdos da gestão estratégica de compensações estabelece directrizes, orientações e estratégias fundamentais para a sua prática alinhada com as restantes áreas da empresa Objetivos: Dotar o futuro gestor de conhecimentos sobre o desenvolvimento de uma estrutura integrada de compensações; Alinhar a estratégica de compensações com a estratégia da organização; Fornecer ao futuro gestor ferramentas de gestão de recursos humanos.
  • ProgramaProgramme
    I - A Estratégia da Organização Alinhada Com a Estratégia de Gestão de Recursos Humanos Desenvolver uma Estrutura Integrada O Plano de Negócios Desenvolver uma Estrutura do Sistema de Compensações Conceber a Estrutura Salarial Políticas de Compensação II - Estrutura Salarial e Políticas Retributivas Compensação Total. Modelos Atuais e Evolução das Políticas Salariais O Sistema Global de Recompensas Preparação: etapas, intervenientes, calendarização III - Componente Prática A Diferença entre Remuneração e Retribuição Outros Abonos Assiduidade Comissões Outros Abonos Sujeitos ou Isentos de TSU e IRS Remuneração Base Trabalho Suplementar Remuneração Bruta Regime de Férias, Feriados e Faltas Mútuo Acordo e Compensação por Caducidade de Contrato Regime de Contribuição para a Segurança Social Impostos Descontos Facultativos Remuneração Líquida Emissão de Recibos Pagamento de Remunerações (Transferência Bancária/Emissão de Cheque)
  • ObjectivosObjectives
    Competências a desenvolver: Desenvolver uma estratégia de compensações numa organização Alinhar o valor das funções à estratégia de compensações Demonstrar capacidade de análise e raciocínio crítico na aplicação das diversas teorias e práticas de Gestão de Recursos Humanos para interpretar e intervir em situações quotidianas.
  • BibliografiaBibliography
    Amstrong, M. & Murlis, H. (2014). A gestão da remuneração : Manual de estratégia e práticas da remuneração. Instituto Piaget. Baranger. (1990). Gestão: As funções da Empresa. Edições Sílabo. Câmara, P. B.; Guerra, P. B. & Rodrigues, J. V. (2013). Novo Humanator: Recursos humanos e sucesso empresarial. (6ª ed.). Edições D. Quixote. Cunha, M. P., Rego, A.,Cunha, R- C-, Cardoso, C., Marques, C. A. & Gomes, J. F. S. (2012). Maual de gestão de pessoas e do capital humano. (2ª ed.). Edições Sílabo. Crawford, R. (1994). Na Era do Capital Humano . Editora Atlas. David, Alis.; Charles-Henri Besseyre Des Horts.; Françoise Chevalier.; & Jean-Marie Peretti. (2012). Gestão de Recursos Humanos: Uma Abordagem Internacional. Edições Piaget.  
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem baseada em projectos Ensino e aprendizagem entre pares Aprendizagem colaborativa Aprendizagem experimental Narração de histórias
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    9
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não