Skip to main content

ISLA IPGT 1252

Inglês Técnico

Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    As aulas serão baseadas no conhecimento da língua Inglesa; Usa- se os manuais Basic English for computing, English for Information Technology, Computers and Information Technology e New Grammar Practice intermediate
  • ProgramaProgramme
    1. A importância da comunicação global. 2. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional. 3.  A língua inglesa e as novas tecnologias. 4. A comunicação oral e a comunicação escrita em língua inglesa      4.1. Aspetos formais (fonológicos, sintáticos e léxico-semântico) do sistema linguístico inglês      4.2. Gramática: tempos verbais; If-clauses      4.3. Interpretação e produção de texto      4.4. Planificação e desenvolvimento de projetos individuais em língua inglesa¿ apresentação escrita e oral desses projetos
  • ObjectivosObjectives
    O1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita. O2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem.               O3. Proporcionar o aperfeiçoamento da língua inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional. O4. Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho e de comunicação.  O5. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica. Aptidões e competências: C1. Desenvolver autonomia na comunicação, promovendo a expressão oral e escrita, bem como o domínio das regras gramaticais e vocabulário. C2. Ser capaz de aplicar conhecimentos linguísticos prévios a novos contextos, adaptando o que foi aprendido a situações de comunicação variadas. C3. Conhecer e praticar o vocabulário e os termos técnicos relacionados com a sua área de trabalho. C4. Aplicar ativamente a língua inglesa em tarefas e situações de trabalho, como meio de comunicação.
  • BibliografiaBibliography
    Badger, I. & Menzies, P. (2005). Business Life. London. Marshall Cavendish Education. Brooks, Bessie (2013). A Guide To English Grammar: Conjugation of Verbs Volume 1, 2 and 3, Xisbris Corporation. Denham, K. & Lobek, Anne (2013). Navigating English Grammar - A Guide To Analyzing Real Language, John Wiley and Sons Ltd. Evans, V., Dooley, J. & Wright, S. (2012).Career Paths: Information Technology, UK. Express Publishing. Swan, Michael & Walter C. (2007). How English Works: A Grammar Practice Book (With Answers), Oxford University Press.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; resolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2. Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação / discussão da mesma, recorrendo a ferramentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, quer utilizando suporte papel. Autónoma: 3. Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    50%

    Portfolio

    Ao longo do ano

    15%

    Apresentação oral

     

    35%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...