ISLA IPGT 15805
Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular visa dotar os discentes de conhecimento e domínio sobre os conceitos de Empreendedorismo e Inovação, e a sua interligação com a área empresarial. Dotar os discentes de conhecimento e domínio sobre os conceitos base e transversais das empresas. Capacitar os discentes para, em contexto de trabalho, demonstrarem um espirito empreendedor e inovador.
-
ProgramaProgramme1. Empreendedorismo e espírito empreendedor 2. A empresa 3. Incentivos ao empreendedorismo 4. Construção da equipa e a gestão de pessoas 5. Mercado 6. Plano de negócios e a análise e avaliação de um projecto de investimento
-
ObjectivosObjectivesDesenvolver conhecimentos e conceitos de Empresas; - Identificar questões críticas na criação de uma nova empresa. - Selecionar e implementar um modelo de plano de negócios. - Aplicar técnicas de execução de novos projetos de negócio, com recurso a diferentes instrumentos e ferramentas de gestão. - Aplicar técnicas de apresentação do negócio, na fase de arranque de uma nova empresa. - Demonstrar competências de liderança eficaz no arranque de um novo negócio.
-
BibliografiaBibliographySarkar, Soumodip (2007), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa. Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F, (2008), Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições Sílabo, Lisboa. Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel ¿ Edições Técnicas, 5ª Edição, Lisboa. DRUCKER, Peter F. (1987) Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987. Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A., (2005), Entrepreneurship, McGraw-Hill, 6ª Edition, New York.
-
MetodologiaMethodologyMetodologia de ensino: Aulas teóricas - Método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos individuais e em grupo. Apresentações de trabalhos e discussão - Método activo e participativo Metodologia de avaliação: a) Avaliação Curricular (de acordo com o Regulamento Pedagógico do CTeSP) Teste de avaliação Global (TAG) (45%, nota mínima 7) Realização e apresentação de um trabalho (45%, nota mínima 7) Assiduidade e Atitudes (10%) Teste de avaliação Global - Última aula. Apresentação e defesa dos Trabalhos: ´Penúltima aula. b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação. Observações: - Não serão efectuadas provas orais nesta Unidade Curricular.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão