Skip to main content

ISLA IPGT 21636

Inovação e Design de Experiências no Turismo

Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    O turismo e as suas experiências constituem atividades multidisciplinares que impulsionam o desenvolvimento dos territórios, articulando comunidade, destino e turista. A experiência turística assume uma natureza holística e integradora, aspirando transformar o visitante através de momentos memoráveis que convocam os cinco sentidos, promovem bem-estar e revelam valores culturais, emocionais e patrimoniais. As experiências inovadoras emergem de processos criativos capazes de surpreender o turista e de valorizar a identidade local, sendo frequentemente cocriadas entre comunidade e visitante. O design de experiências fornece a estrutura para essa criação, ao permitir que produtos e serviços turísticos respondam às reais necessidades dos utilizadores, reduzindo falhas por meio de prototipagem, testes e melhoria contínua. 
  • ProgramaProgramme
    Inovação no turismo Design da experiência no turismo Storytelling, autenticidade e experiência identitária Experiências multissensoriais e tecnologias imersivas no turismo Sustentabilidade e responsabilidade social Cocriação e colaboração intersectorial
  • ObjectivosObjectives
    A UC orienta-se pela compreensão aprofundada do papel das experiências no turismo e dos processos de criação de lugares no seu enquadramento social, cultural e político. Reconhecendo que as experiências são simultaneamente subjetivas e moldadas por narrativas e identidades, os estudantes exploram a forma como temas experienciais como a emoção, a cultura, autenticidade, património, lazer, aventura e natureza influenciam o valor experiencial.        
  • BibliografiaBibliography
    Andrade-Cunha, M., Irimia-Diéguez, A., & Perea-Khalifi, D. (2025). Co-creation of experiences in tourism: A systematic review. Tourism & Management Studies, 21(2), 29-51. Eshuis, J., & Ripoll-Gonzalez, L. (2025). Conceptualising place branding in three approaches: Towards a new definition of place brands as embodied experiences. Journal of Place Management and Development. Estaregue, D. (2023). Design de experiência turística: Uma proposta de método para concepção de experiências no turismo. RITUR - Revista de Turismo, 386. Kasemsarn, K., & Nickpour, F. (2025). Digital storytelling in cultural and heritage tourism: Social media integration and youth engagement. Heritage, 8(6), 200. Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (2011). The experience economy (Updated ed.). Harvard Business Review Press. Zhang, X., & Ramyah, T. (2023). Solving the mystery of storytelling in destination marketing: A systematic review.      
  • MetodologiaMethodology
    Considerando que a unidade curricular assenta numa abordagem de aprendizagem ativa, exploratória e colaborativa, as metodologias de ensino integram diferentes estratégias que promovem a participação crítica e a aplicação prática dos conteúdos. Os estudantes desenvolvem competências através da análise de estudos de caso sobre destinos, experiências e tendências emergentes, complementada por workshops práticos que incluem desafios de design, exercícios de cocriação, construção de narrativas e processos de prototipagem. Estas atividades, acompanhadas por momentos de análise de projetos reais e por trabalhos em grupo orientados para a resolução de problemas concretos, fortalecem a capacidade de transferir conhecimento para situações profissionais.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Ponderação

    Teste de avaliação

    30%

    Apresentação do Trabalho de Grupo

    50%

    Relatório Prático

    20%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...