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ISLA IPGT 22352

Interfaces e Usabilidade

Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Explorar as interfaces gráficas aplicas às narrativas interativas, progredindo para as interfaces design de interação para o binómio de interface homem-máquina suportando a interação ubíqua, terminando com as interfaces físicas explorando métodos e tecnologias multissensoriais de forma a proporcionar uma experiência de utilização imersiva.
  • ProgramaProgramme
    A importância da IHM Humanos vs Computadores: sistemas Perceção; Memória; Processos e Modelos Cognitivos; Dispositivos e estilos de interação; Conceitos e requisitos de Usabilidade Análise de utilizadores e tarefas Modelo Conceptual de Interação Princípios Desenho Interfaces: princípios design Norman; Regras ouro Shneiderman; heurísticas  Nielsen; Plataformas desenho interfaces e prototipagem: vantagens/desvantagens. Introdução às plataformas Adobe XD, Axure RP e UXPin. Desenho de ecrãs: princípios de Design Gráfico; uso da Cor; Tipografia; resolução de Ecrãs e Densidade; escrita de Mensagens para o Utilizador; divisão de tarefas por ecrãs; Desenho aplicado: Fontes de Informação e Recolha de Dados UX – Experiência utilizador.  Interfaces para dispositivos móveis: tipos dispositivos móveis e especificidades; Interação: dispositivos móveis; Desenho interfaces para web: Layout; conteúdo; navegação; portabilidade; acessibilidade; padrões de desenho Web Prototipagem: caraterísticas e tipos protótipos
  • ObjectivosObjectives
    A unidade curricular Interface e Usabilidade tem por principal objectivo passar conhecimento ao alunos para que estes conheçam as várias filosofias, utilizadas ao longo dos tempos no desenho das interfaces: A máquina complexa cuja linguagem o ser humano tem de aprender para a poder utilizar; A máquina desenhada para uma boa experiência do utilizador, em que este está no controlo. Na prática e, aplicando os conhecimentos teóricos a um projecto, os alunos deverão alcançar a capacidade de criar objetos (em tecnologias de informação) que melhorem a forma como as pessoas trabalham, comunicam e interagem com recursos a artefactos de sistemas de informação.
  • BibliografiaBibliography
    Fonseca, Manuel J., Campos Pedro, Gonçalves Daniel, Introdução ao Design de Interfaces, 3aEdição, FCA - Editora de Informática 2017 Nielsen, Jakob; Budiu, Radiuca, Usabilidade móvel, Elsevier, Editora Campus 2014 Nielsen, Jakob; Loranger, Hoa , Usabilidade na Web 2007, Elsevier, Editora Campus 2007 Norman, D., The Design of Everyday Things, Basic Books, 2002. ISBN: 978-0465050659 Shneiderman, B., Plaisant, C., Designing the User Interface - Strategies for Effective Human-Computer Interaction, Addison Wesley, 2004. ISBN: 9780134380384
  • MetodologiaMethodology
    Utilização das metodologias ativas, nomeadamente: Estudos de caso; Aprendizagem Baseada em Problemas;   Design Thinking;  Trabalho colaborativo e cooperativo. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não