Skip to main content

ISLA IPGT 24403

Introdução ao Comércio e Negócio Eletrónico

Informática para Comércio Eletrónico (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular permite aos estudantes a aquisição de um conjunto de conhecimentos sobre a importância do comércio eletrónico, as principais tipologias e área de atuação nas empresas e na sociedade. As tecnologias da web envolvidas que servem de suporte ao desenvolvimento do negócio. Os fatores criticos de sucesso utilizados na implementação de um sistema de comércio eltrónico. A utilização de ferramentas para o desenvolvimento de um negócio eletrónico. Estes, são os principios necessários para os estudantes iniciarem um processo de conhecimento no âmbito do comércio eletrónico. 
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Introdução ao Comércio e Negócio Eletrónico. 1.Conceitos de Comércio e Negócio Eletrónico. 2.Evolução do Comércio / Negócio Eletrónico e dos serviços na Internet. 3.Tipos e Modelos de Comércio / Negócio Eletrónico. Tecnologias de suporte ao Comércio / Negócio Eletrónico. 1.Evolução Tecnológica. 2.A Internet e a World Wide Web: infraestruturas; arquitetura cliente / servidor; CPANEL. 3.Plataformas de desenvolvimento. Características de Sistemas Web orientados a Comércio / Negócio Eletrónico. 1.Segurança dos Sistemas. 2.Sistemas de Pagamento Eletrónicos. 3.Logística. 4.Marketing. Planeamento e Desenvolvimento de uma Loja online. 1.Definição de um modelo de negócio. 2.Abordagem ao planeamento, desenvolvimento e implementação. 3.Soluções de hardware e software. Ferramenta de desenvolvimento de Sítios Web: Wordpress. ETL – Extract, Transform & Load Ferramentas de análise e apresenão de dados: Power BI. Legislação
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos da unidade curricular: Conhecer e explicar as principais tecnologias Internet e Web envolvidas; Compreender o interesse e oportunidade do Comércio e Negócio Eletrónico; Conhecer e compreender os fatores críticos de sucesso na implementação de um sistema de Comércio Eletrónico; Aplicar processos de Comércio e Negócio Eletrónico; Analisar e compreender a envolvente humana, tecnológica e de negócio associadas; Conhecer e explicar os principais tipos de Comércio e Negócio Eletrónico e respetivos modelos de negócio; Conhecer e explicar os principais métodos de pagamento no Comércio Eletrónico; Entender questões de segurança no Comércio e Negócio Eletrónico; Compreender quais as principais variáveis envolvidas no desenvolvimento e implementação de uma loja online; Analisar, criticar e avaliar sites de Comércio Eletrónico; Desenvolver e implementar um projeto de Comércio Eletrónico, utilizando o Wordpress.
  • BibliografiaBibliography
    Antunes, L., (2018). Pôr em Prática o RPGD – O que muda para nós E para as organizações, FCA, 2018. Laudon, K., Traver, C. (2021). E-Commerce 2020–2021: Business, Technology and Society, Global Edition, Pearson, ISBN: 978- 1292343167. Laudon, K. & Traver, C. (2017). E-Commerce 2016 (12th Edition): Business, Technology, Society. New Jersey, USA: Pearson Education. Neto, J., Afonso, C., Amaral, I., Monteiro, D., Ramondes, J. (2016). Marketing Digital & E-Commerce, ISBN: 9789728994723, WOOK. Rocha M. L., Marques A. M. e Bernardo A. L. (2004). “Guia da Lei do Comércio Electrónico” Editora Centro Atlântico, 2004. Integração de Sistemas de Informação, Miguel Mira da Silva, FCA. Turban, E., King, D., Lang, J. (2011). Introduction to Electronic Commerce (3rd Edition). New Jersey, USA: Pearson-Prentice Hall.
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino consiste na apresentação e discussão dos temas, e sempre que possível apresentar tecnologias existentes, através da concretização de exemplos de aplicações que demonstrem os conceitos envolvidos. No final de cada tema, são propostos exercícios para consolidar a aprendizagem.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não