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ISLA IPGT 26313

Laboratório de Áudio

Multimédia (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC "Laboratório de Áudio" está presente em diversos cursos da área de comunicação multimédia e produção audiovisual.  Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender e praticar técnicas de gravação, edição e mixagem de áudio, além de desenvolver competências para a produção de conteúdos sonoros de qualidade.
  • ProgramaProgramme
    1. Tecnologias, formatos e funções do som. 2. Introdução à dimensão física do som: - Propagação do som; - Acústica arquitetural; - Acústica dos instrumentos. 3. Introdução à dimensão percetiva do som: - Aparelho auditivo humano; - Voz humana. 4. Introdução à dimensão cultural do som: - Breve história de estilos e períodos da música ocidental; - Terminologia e convenções. 5. O som nos diferentes meios: audiovisual, multimédia. 6. As 3 fases de trabalho: - Pré-produção; - Gravação / Recolha; - Pós-produção. 7. Tratamento de sinais sonoros: - Evolução dos registos de gravação; - Tipos de microfone e posicionamento; - Tipos de gravador e sua operação. 8. Som no audiovisual e multimédia: - História do som no cinema; - Bruitage / Foley vs. Livrarias de sons;  - Design de som. 9. Programas de tratamento de áudio: Adobe Audition e/ou Audacity.  
  • ObjectivosObjectives
    No fim da unidade curricular o estudante deve ser capaz de: 1. Compreender as diferenças entre som digital e analógico; 2. Reconhecer e empregar os princípios sonoros básicos de conceção para audiovisual, multimédia e rádio; 3. Distinguir, utilizar e criar diferentes formatos sonoros; 4. Compreender o fenómeno de perceção física e psicológica do som e produzir em resposta a este; 5. Reconhecer e empregar as diferentes regras e técnicas de gravação sonora; 6. Aplicar conhecimentos relativos à edição do som e utilizar ferramentas informáticas para o efeito; 7. Compreender e classificar em tipologias básicas a evolução histórica da música ocidental; 8. Analisar temas, estruturas composicionais, modelos e técnicas presentes em elementos sonoros com diferentes formatos e funções.
  • BibliografiaBibliography
    Ament, V. T. (2014). The Foley Grail: The Art of Performing Sound for Film, Games, and Animation. Nova Iorque & Londres: Focal Press Fonseca, N. (2012). Introdução à Engenharia do Som. Lisboa: FCA. McLeish, R. (2001). Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofónica. São Paulo: Summus Editorial. Rose, J. (2008). Audio Postproduction for Film and Video. Burlington, MA & Oxford: Focal Press. Viers, R. (2008). The Sound Effects Bible: how to create and record Hollywood style sound effects. Studio City, CA: Michael Wiese Productions.
  • MetodologiaMethodology
    Na UC "Laboratório Áudio" utilizam-se metodologias inovadoras de ensino, e.g., como aulas eminentemente práticas e de campo, projetos interdisciplinares, roleplays, uso de tecnologias e dispositivos digitais, entre outras.  É importante ressaltar que com a utilização destas metodologias pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências dos estudantes na área, além de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interessante.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não