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ISLA IPGT 7351

Metodologias de Investigação

Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular consiste em uma iniciação aos fundamentos de investigação académica, com foco nos métodos utilizados em ciências sociais e dos negócios. Mais especificamente, a unidade curricular aborda: conceitos gerais de investigação, introdução ao método científico, diferentes abordagens de investigação nas ciências sociais, ética na investigação académica e uma abordagem detalhada do processo de investigação em ciências sociais, incluindo: definição da pergunta de partida, exploração, definição da problemática, e planeamento da recolha e análise de dados.
  • ProgramaProgramme
    Introdução à metodologia O método científico Estilos de raciocínio Falácias Abordagens à investigação Quantitativa e qualitativa Pura/teórica e aplicada Transversal e longitudinal Validade e ética na investigação Validade x Verdade Responsabilidade epistémica Fraudes em investigação O processo de investigação Rutura Construção Verificação A pergunta de partida Clareza Exequibilidade Pertinência A exploração Leitura Entrevistas exploratórias Citações A problemática O modelo de análise Hipóteses Conceitos operatórios e sistémicos Recolha e análise de dados Definição dos dados pertinentes O campo de análise e as unidades de observação Instrumentos de recolha e análise
  • ObjectivosObjectives
    Ao final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: Aplicar conceitos básicos de filosofia da investigação e raciocínio crítico à realização de trabalhos académicos. Diferenciar as várias abordagens de investigação e selecionar a mais adequada ao seu projeto. Realizar investigações que gerem resultados válidos de forma ética. Desconstruir um projeto de investigação entre as suas diferentes etapas e atos. Formular uma pergunta de partida clara, exequível e pertinente. Realizar um processo de exploração, adequado ao problema de investigação. Definir uma problemática de estudo e expressá-la através de perguntas e/ou hipóteses. Selecionar uma amostra, um instrumento de recolha e um método de análise adequados ao projeto.
  • BibliografiaBibliography
    Adams, J. Hafiz , T.A., Raeside, R. & White , D. (2007). Research methods for graduate business and social science students. New Dehli, Sage Publications. Bingham, A. J., Mitchell, R., & Carter, D. S. (2024). A Practical Guide to Theoretical Frameworks for Social Science Research. Taylor & Francis. Johannessen, J. (2025). Research Design Using Systemic Thinking: Describing the General Scientific Method. Routledge. Quivy, R. & Campenhoudt , L.V. (2005). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva Staddon, J. (2024). Scientific Method: How Science Works, Fails to Work, and Pretends to Work; 2nd Ed., Routledge.
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular adota uma abordagem ativa e participativa, que combina aulas expositivas com atividades práticas orientadas pela aprendizagem baseada em projetos. A integração entre teoria e prática permite que os estudantes apliquem progressivamente os conceitos da metodologia científica na elaboração de um projeto de investigação. As aulas incluem momentos de diálogo, reflexão crítica, quizzes e análise de casos, promovendo o envolvimento e o pensamento científico. O uso de ferramentas digitais de apoio à organização do trabalho académico, como o Mendeley, reforça a literacia académica e a autonomia. Por fim, enquanto os debates e discussões éticas estimulam a comunicação científica e a responsabilidade epistémica.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Elemento

    Peso

    Atividades

    30%

    Trabalho final

    40%

    Teste

    30%