Skip to main content

ISLA IPGT 712

Microeconomia

Gestão de Empresas (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    O curso de Microeconomia pretende reforçar no futuro gestor a capacidade de manipular de forma efetiva as teorias e os instrumentos da ciência económica, desenvolvendo no estudante a capacidade para interpretar e compreender o comportamento dos agentes económicos nos diferentes mercados.
  • ProgramaProgramme
    1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA 2. PROCURA E OFERTA 2.1. A procura de mercado 2.2. A oferta de mercado 2.3. O equilíbrio de mercado 3. ELASTICIDADES 4. A ESCOLHA DO CONSUMIDOR E A PROCURA DE MERCADO 4.1. A restrição orçamental 4.2. A ordenação das preferências 4.3. A utilidade 4.4. A derivação da procura individual e de mercado 5. TEORIA DA EMPRESA: PRODUÇÃO E CUSTOS DE PRODUÇÃO 5.1. A teoria da produção 5.2. Teoria dos custos de produção 6. ESTRUTURAS E EQUILÍBRIO DE MERCADO 6.1. Concorrência perfeita 6.2. Monopólio 6.3. Oligopólio
  • ObjectivosObjectives
    Os conteúdos programáticos da disciplina de Microeconomia têm dois objectivos principais: O1. Dar a conhecer e ajudar a compreender alguns princípios e instrumentos desenvolvidos pela ciência económica para o estudo do comportamento dos diferentes agentes; O2. Explicar como podem ser aplicados a um conjunto de problemas económicos, nomeadamente a tomada de decisões económicas individuais e o funcionamento de alguns mercados. O3. O aluno deve adquirir conhecimentos que lhe permitam fazer uma análise do mercado, assim como as consequências de certas decisões tomadas pelos agentes económicos.
  • BibliografiaBibliography
    Oliveira, Carlos Miguel (2024). Introdução à Economia – Microeconomia.
  • MetodologiaMethodology
    O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências que lhe permitam entender as dimensões e implicações das tomadas de decisão nas empresas. A nível microeconómico estas decisão são centradas na dinâmica das relações entre a procura e oferta. Envolve a definição do preço e estrutura de produção e quantidade oferecida. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência e procedimento associados às técnicas e modelos utilizados; 2. Participativas e ativas, com recurso a utilização de simulador para validação dos processos de tomada de decisão.. 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno e produção de trabalho individual/grupo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não