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ISLA IPGT 14536

Modelação 3D

Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Na unidade curricular os estudantes devem adquirir os conceitos básicos para a produção de modelos tridimensionais, criação de texturas e utilização da iluminação disponível no software 3D.
  • ProgramaProgramme
    Fundamentos Conceito de espaço e o sistema de coordenadas Primitivas geométricas e os componentes de um objeto Tipos de polígonos (Tris, Quads, Ngons) Tipos de geometria (Poligonal, Nurbs, Subdivs)   Principais operações de modelação Operações de transformação (escala, rotação e translação) Reorientação de manípulo de transformação (Global, Local e Ref) Extrusão e criação de arestas Inset, Bevel e Bridge Criação de polígonos em geometria aberta e união de vértices Loft e Lattice   Ferramentas auxiliares   A Iluminação em computação gráfica Análise do comportamento da luz e suas caraterísticas Tipos de luzes em 3D (point, area, spot, direct) O índice de refração O efeito da iluminação nos materiais (specular e gloss)   Texturização em objetos tridimensionais O conceito de UVs e a sua importância Processos de UV mapping Tipos de texturas (diffuse, normal, specular, ambient occlusion, alpha) Processos de desenvolvimento de texturas
  • ObjectivosObjectives
    Reconhecer os conceitos sobre o espaço 3D, tipos de geometria e quais os seus componentes. Desenvolver aptidões na aplicação das principais operações de modelação. Desenvolver boas práticas na construção de modelos, de modo a estabelecer uma correta topologia. Reconhecer os fundamentos teóricos sobre iluminação em computação gráfica e texturização. Adquirir aptidões na implementação de sistemas de iluminação e em processos de texturização para objetos 3D.
  • BibliografiaBibliography
    Pereira, J, Brisson, J., Coelho, A., Ferreira, A., Gomes, M. (2018). INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA . FCA. Paquete, A. (2013). An introduction to Computer Graphics for Artist's . Springer.  
  • MetodologiaMethodology
    As aulas decorrerão numa sala preparada com software e equipamento informático. Serão lecionadas num contexto baseado em projetos práticos, com demonstrações constantes. A avaliação é contínua e consiste na resolução de exercícios propostos ao longo das aulas. A nota final resulta da avaliação de média final ponderada com um peso total de dez valores. No final da unidade curricular os estudantes realizarão um teste final prático com um peso de oito valores. Os restantes dois valores destinam-se à avaliação da participação dos estudantes em sala de aula. Os estudantes que não tenham sucesso poderão realizar os exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não