ISLA IPGT 17158
Modelação e Animação 3D
Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationNa unidade curricular os estudantes devem adquirir os conceitos básicos para a produção de modelos tridimensionais, criação de texturas, utilização da iluminação disponível no software 3D e produzir animações tridimensionais, Riggs e personagens 3D.
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ProgramaProgrammeFundamentos Conceito de espaço e o sistema de coordenadas Primitivas geométricas e os componentes de um objeto Tipos de polígonos (Tris, Quads, Ngons) Tipos de geometria (Poligonal, Nurbs, Subdivs) Principais operações de modelação Operações de transformação (escala, rotação e translação) Reorientação de manípulo de transformação (Global, Local e Ref) Extrusão e criação de arestas Inset, Bevel e Bridge Criação de polígonos em geometria aberta e união de vértices Loft e Lattice Ferramentas auxiliares A Iluminação em computação gráfica Análise do comportamento da luz e suas caraterísticas Tipos de luzes em 3D (point, area, spot, direct) O índice de refração O efeito da iluminação nos materiais (specular e gloss) Texturização em objetos tridimensionais O conceito de UVs e a sua importância Processos de UV mapping Tipos de texturas (diffuse, normal, specular, ambient occlusion, alpha) Processos de desenvolvimento de texturas Fundamentos da Animação no 3D
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ObjectivosObjectivesReconhecer os conceitos sobre o espaço 3D, tipos de geometria e quais os seus componentes. Desenvolver aptidões na aplicação das principais operações de modelação. Desenvolver boas práticas na construção de modelos, de modo a estabelecer uma correta topologia. Reconhecer os fundamentos teóricos sobre iluminação em computação gráfica e texturização. Adquirir aptidões na implementação de sistemas de iluminação e em processos de texturização para objetos 3D. Apresentar os princípios gerais de animação 3D, Riggs e personagem 3D. Fornecer aptidões na utilização de Bipeds e Skeletons e na utilização de controladores de animação. Definir boas práticas na criação de skins para animação e na criação hierarquia de Riggs. Apresentar os princípios gerais de uma personagem 3D. Fornecer aptidões na utilização de diferentes técnicas de criação 3D. Definir boas práticas na criação de conteúdos 3D. Desenvolvimento de personagem 3D para jogo ou Cinema.
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BibliografiaBibliographyAUTODESK. (2024). 3DS MAX 2025 FUNDAMENTALS. AUTODESK OFFICIAL PRESS. KELLER, E. (2023). INTRODUCING 3DS MAX 2023. SYBEX/WILEY. MURDOCK, K. L. (2024). AUTODESK 3DS MAX 2025 BASICS GUIDE. SDC PUBLICATIONS. VANDERPLAS, T. (2022). 3DS MAX BASICS FOR MODELING VIDEO GAME ASSETS: VOLUME I. SDC PUBLICATIONS.
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MetodologiaMethodologyAs aulas decorrerão num contexto baseado em projetos práticos individuais que simulem situações reais do mercado de trabalho na área da modelação e animação 3D. Exploração intensiva de software profissional com aplicação imediata de conceitos teóricos através de desafios práticos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão