ISLA IPGT 26069
Pensamento Crítico e Argumentação
Contabilidade e Gestão (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular Pensamento Crítico, integrada no Curso Técnico Superior Profissional de Gestão Administrativa de Recursos Humanos, tem como objetivo desenvolver competências de análise, interpretação e avaliação rigorosa de informação, promovendo a reflexão crítica e a argumentação fundamentada. O seu âmbito de intervenção abrange a identificação de falácias, a análise de raciocínios e a construção de argumentos sólidos, competências essenciais à tomada de decisão consciente em contextos académicos, profissionais e sociais. Pela sua natureza transversal, esta UC reforça a capacidade de adaptação, autonomia e responsabilidade dos estudantes, acrescentando valor à sua formação técnica nesta área de formação.
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ProgramaProgramme1. Introdução ao Pensamento Crítico: verdade, validade, conhecimento, razão, argumento. 2. Conceito e construção da Lógica. 3. Argumentos dedutivos. 4. Argumentos indutivos. 5. Argumentos de analogia. 6. Argumentos causais. 7. Falácias. 8. Dispositivos retóricos. 9. Normas e obstáculos ao pensamento crítico.
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ObjectivosObjectivesConhecimentos : adquirir conceitos fundamentais relacionados com o pensamento crítico, nomeadamente verdade, validade, conhecimento, razão e argumento; compreender estruturas de raciocínio e identificar falácias lógicas. Aptidões: desenvolver a capacidade de analisar, avaliar e reconstruir argumentos; refletir de forma estruturada, abrangente e profunda; ponderar ideias e conceitos de modo crítico e fundamentado. Competências: assumir uma atitude de observador ativo e interveniente; comunicar de forma clara, autêntica e consistente; exprimir e defender pontos de vista próprios; escutar e interpretar perspetivas diferentes, promovendo o entendimento profundo dos conceitos em discussão.
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BibliografiaBibliographySerão tidos em consideração os artigos que o docente vai enviando para cada aluno e os que pode colocar no moodle
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MetodologiaMethodologyAssentam em estratégias ativas, como debates, estudos de caso e análise crítica de textos, complementadas com exercícios práticos de identificação de falácias e reconstrução de argumentos. O recurso a ferramentas digitais e ao trabalho colaborativo promove a aprendizagem autónoma, a comunicação clara e o desenvolvimento do pensamento crítico.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
A definir com os alunos


