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ISLA IPGT 26069

Pensamento Crítico e Argumentação

Contabilidade e Gestão (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Pensamento Crítico, integrada no Curso Técnico Superior Profissional de Contabilidade e Gestão, tem como objetivo desenvolver competências de análise, interpretação e avaliação rigorosa de informação, promovendo a reflexão crítica e a argumentação fundamentada. O seu âmbito de intervenção abrange a identificação de falácias, a análise de raciocínios e a construção de argumentos sólidos, competências essenciais à tomada de decisão consciente em contextos académicos, profissionais e sociais. Pela sua natureza transversal, esta UC reforça a capacidade de adaptação, autonomia e responsabilidade dos estudantes, acrescentando valor à sua formação técnica em contabilidade e gestão.
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao Pensamento Crítico: verdade, validade, conhecimento, razão, argumento. Conceito e construção da Lógica. Argumentos dedutivos. Argumentos indutivos. Argumentos de analogia. Argumentos causais. Falácias. Dispositivos retóricos. Normas e obstáculos ao pensamento crítico.
  • ObjectivosObjectives
    Conhecimentos: adquirir conceitos fundamentais relacionados com o pensamento crítico, nomeadamente verdade, validade, conhecimento, razão e argumento; compreender estruturas de raciocínio e identificar falácias lógicas. Aptidões: desenvolver a capacidade de analisar, avaliar e reconstruir argumentos; refletir de forma estruturada, abrangente e profunda; ponderar ideias e conceitos de modo crítico e fundamentado. Competências: assumir uma atitude de observador ativo e interveniente; comunicar de forma clara, autêntica e consistente; exprimir e defender pontos de vista próprios; escutar e interpretar perspetivas diferentes, promovendo o entendimento profundo dos conceitos em discussão.
  • BibliografiaBibliography
    Brooke Noel Moore, Richard Parker (2009). Critical Thinking. New York: McGraw-Hill.  Mark Storey (2013). Critical Thinking. GNU Free Documentation License.  Michael Bruce, Steven Barbone (eds.) (2011). Just the arguments: 100 of the most important arguments in Western. Malden: Blackwell.  Tracy Bowell, Gary Kemp (2002). Critical Thinking. London, New York: Routledge. Warburton, Nigel (2007). Thinking From A To Z. London: Routledge
  • MetodologiaMethodology
    Assentam em estratégias ativas, como debates, estudos de caso e análise crítica de textos, complementadas com exercícios práticos de identificação de falácias e reconstrução de argumentos. O recurso a ferramentas digitais e ao trabalho colaborativo promove a aprendizagem autónoma, a comunicação clara e o desenvolvimento do pensamento crítico.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não