Skip to main content

ISLA IPGT 13069

Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos

Gestão de Recursos Humanos (M) (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    As Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, são consideradas como áreas fundamentais no seio das organizações. Atua como apoio à estratégica organizacional, auxiliando na construção de vantagens competitivas através das pessoas e na reputação empresarial, com foco na expansão dos negócios. Deste modo, o capital humano das organizações deve ser enquadrado no desenvolvimento do planeamento estratégico de recursos humanos, de acordo com os objetivos organizacionais, aliados às necessidades e expectativas de cada público de interesse. Assim, a linha dos conteúdos dos subsistemas de gestão de recursos humanos estabelece diretrizes, orientações e estratégias fundamentais para a sua prática, integrada com as restantes áreas de uma empresa. Esse conjunto de informações consolidadas servirá de referência e guia para o domínio de técnicas, afigurando-se como um dos objetivos principais de aprendizagem, inerentes a este programa.
  • ProgramaProgramme
    III. Felicidade no Contexto Laboral Capítulo 1.A felicidade Capítulo 2.A felicidade no trabalho Capítulo 3.A tese do Happy-productive worker
  • ObjectivosObjectives
    O programa desenhado para a Unidade Curricular de Políticas de Desenvolvimento em Recursos Humanos visa obter o seguinte resultado em termos de competências:: Conhecimentos profissionaiscompreender, definir e avaliar os princípios e procedimentos das políticas de desenvolvimento inerentes à função recursos humanos; Organização- capacidade de programar, coordenar e controlar, em função dos recursos existentes a execução de trabalhos complexos relativos a objetivos pré-definidos; Planeamento- definir objetivos, determinar ações adequadas e respetivos recursos e calendário, Coordenação- estabelecer modos de atuação no tempo e no espaço para a sua equipa de colaboradores e para cada um individualmente, proporcionar os recursos necessários para tal com enfoque estratégico; Direção - promover o desempenho dos colaboradores a seu cargo ajustado aos subsistemas de gestão.
  • BibliografiaBibliography
    Costa, N., Ferreira, P., & Miguel Oliveira, C. (2024). A Bibliometric Approach to the Thesis of the Happy-Productive Worker—A Journey Through the Concepts and Measurement. Sage Open, 14(2), 1–16. https://doi.org/10.1177/21582440241249549 Peiró, J. M., Montesa, D., Soriano, A., Kozusznik, M. W., Villajos, E., Magdaleno, J., Djourova, N. P., & Ayala, Y. (2021). Revisiting the Happy-Productive Worker Thesis from a Eudaimonic Perspective: A Systematic Review. Sustainability, 13(6), 3174. https://doi.org/10.3390/su13063174 Sender, G., Carvalho, F., & Guedes, G. (2021). The Happy Level: A New Approach to Measure Happiness at Work Using Mixed Methods. International Journal of Qualitative Methods, 20, 1–17. https://doi.org/10.1177/16094069211002413 Jesuíno, B. M. (2021). Educação para a Felicidade e o Bem-Estar. Editora RH.      
  • MetodologiaMethodology
    Desenvolvimento de aulas expositivas, apresentação de estudos de caso e desenvolvimento de atividades de team building para a promoção da comunicação, espírito de equipa e estímulo da felicidade e do bem-estar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Os/As discentes terão de selecionar dois dos três temas lecionados na unidade curricular e elaborar o trabalho de acordo com as diretrizes fornecidas pelo/as docentes que lecionaram os módulos em questão.

     

    Avaliação Final: Os estudantes que não tenham sucesso na avaliação curricular podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pelo ISLA - IPGT.