ISLA IPGT 24113
Projeto de Conceção Multimédia
-
ApresentaçãoPresentationProjeto de Conceção Multimédia A Unidade Curricular (UC) "Projeto de Conceção Multimédia" é uma disciplina fundamental nos cursos de graduação e pós-graduação na área das Ciências e Tecnologias da Comunicação e dos Media Digitais. Esta UC tem como objetivo principal desenvolver competências práticas na conceção, implementação e gestão de projetos multimédia, preparando os estudantes para os desafios do mercado profissional.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos 1. Analise Especificação de requisitos Engenharia de requisitos: análise, especificação, validação e gestão de requisitos Metodologias ágeis Documentação técnica 2. Projeto Conceção do desenho físico e logico Linguagens de modelação Desenho. Modelação de arquitetura Documentação técnica
-
ObjectivosObjectivesO estudante deve nesta unidade curricular aplicar os conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso. Assim, deve efetuar o desenvolvimento de trabalho científico-tecnológico nas áreas científicas de Audiovisuais e Produção dos Media, ou de Ciências Informáticas, que contempla, as etapas, analise e design/conceção, do ciclo de desenvolvimento de projetos. Competências: Compreender e aplicar o ciclo de vida de um projeto; Selecionar as tecnologias adequadas; Analise e modelação; Domínio de linguagens de modelação; Elaboração de relatórios de conceção; Planeamento e gestão de projetos; Trabalho em equipa.
-
BibliografiaBibliographyHenriques, T. (2019). Gestão de Sistemas de Informação - Pessoas, Equipas e Mudança Organizacional. FCA Editora. Mcconnell, Steve (2009). Code Complete: A Practical Handbook of Software Construction, Second Edition. Microsoft Press. Miguel, António (2015). Gestão de Projetos de Software. FCA Editora. Bergman, Linda (2009). Academic Research and Writing: Inquiry and Argument in College. EA. Palhoto, Tiago (2016). Desenvolvimento Ágil de Software - Guia Prático. FCA Editora. Pinto, João (2019). SCRUM - A Gestão Ágil de Projetos. FCA Editora. Sommerville, Ian (2015). Software Engineering, 10ª Edição. Pearson Costum Computer Science. Batista, Cristina S. & Sousa, Maria (2011). Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios – segundo Bolonha. Pactor.
-
MetodologiaMethodologyAs aulas irão funcionar com um cariz prático com o objetivo da realização do projeto. i) Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) Esta metodologia permite aos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos e práticos apreendidos ao longo do Curso, relacionando-os com o contexto real da multimédia. ii) Cultura “Maker” Esta metodologia incentiva a criatividade e a experimentação prática, essenciais para compreender a produção multimédia. Nesta unidade curricular procuração criar um ambiente de “laboratório de multimédia" onde os alunos possam experimentar e incorporar diferentes tecnologias de produção multimédia nos seus projectos individuais. Desenvolvimento de projetos práticos como por exemplo: a criação de podcasts, minidocumentários, curtas ou reportagens multimédia, aplicando os conhecimentos teórico-práticos adquiridos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo), i.e., testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos, respetivas datas de entrega/apresentação e ponderação na nota final. Nomeadamente::
Apresentação da fase de conceção do Projecto de Conceção Multimédia. Apresentações dos “Pitch Idea” em 60 segundos, 3 minutos e 5 minutos (30%).
16-10-2025
27-11-2025
18-12-2025
10%
10%
10%
Apresentação do Relatório Final: Entrega/envio do Projecto de Conceção Multimédia/Plano de Estágio.
08-01-2025
60%
Participação e Assiduidade
--
10%
Adicionalmente poderão ser fornecidas informações adicionais, como por exemplo, referências ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas relevantes e websites úteis; indicações importantes para a redação de trabalho escrito.
Nota: o não cumprimento dos requisitos previstos para a avaliação contínua implica a realização dos elementos de avaliação em época de avaliação (fevereiro 2025).


