ISLA IPGT 23827
Projeto de Intervenção Aplicado
Psicologia Social e Organizacional (PG) (ISLA GAIA)
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ApresentaçãoPresentationA UC integra o ciclo de estudos da PG em Psicologia Social e Organizacional e tem como objetivo aplicar conhecimento científico em contextos organizacionais reais ou simulados. Atua no diagnóstico, intervenção e avaliação, promovendo mudanças sustentáveis nas áreas de liderança, bem-estar, diversidade e cultura organizacional. Articula-se com os restantes módulos da PG, consolidando competências em consultoria psicológica e planeamento estratégico com impacto prático e evidência empírica.
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ProgramaProgrammeDistinção entre investigação científica e intervenção organizacional Identificação e descrição de situações-problema organizacionais Metodologias de diagnóstico (quantitativas e qualitativas) Técnicas de análise causal (Ishikawa, 5 Porquês, Pareto) Validação organizacional e envolvimento de stakeholders Desenvolvimento de propostas com base em evidência científica Planeamento estratégico e definição de objetivos SMART Implementação e avaliação de intervenções Reflexão crítica sobre o processo e contributos para a prática
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ObjectivosObjectivesNo final da UC, os estudantes deverão ser capazes de aplicar metodologias de diagnóstico organizacional baseadas em evidência científica, formular situações-problema relevantes, desenvolver propostas de intervenção alinhadas com teorias e modelos da Psicologia Organizacional, e avaliar o impacto das soluções implementadas. Serão também capazes de integrar conhecimentos dos diferentes módulos da PG, comunicar com stakeholders e atuar como consultores estratégicos em contextos reais ou simulados.
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BibliografiaBibliographyDiogo, A., Joaquim, A. F. V. L., & Vaz de Almeida, C. (Eds.). (2025). Rethinking literacy in the era of sustainability and artificial intelligence. IGI Global. https://doi.org/10.4018/979-8-3373-0725-1 Nielsen, K., & Miraglia, M. (2017). What works for whom in organizational interventions? Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 4(3), 182–196. Rousseau, D. M. (Ed.). (2020). The Oxford handbook of evidence-based management. Oxford University Press. Kotter, J. P. (2012). Leading change. Harvard Business Review Press. Schaufeli, W. B., & Taris, T. W. (2014). A critical review of the Job Demands-Resources Model. In A. B. Bakker (Ed.), Advances in Positive Organizational Psychology (Vol. 1, pp. 1–24). Emerald.
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MetodologiaMethodologyA UC adota metodologias ativas e centradas no estudante, como aprendizagem baseada em projetos, simulações organizacionais, role-playing, análise de casos reais e construção colaborativa de soluções. Utiliza a metodologia 3A (Awaken, Align, Accelerate) como estrutura orientadora, promovendo o pensamento crítico, a integração teórico-prática e o desenvolvimento de competências de consultoria. O processo inclui feedback contínuo, autoavaliação e envolvimento de stakeholders em contextos reais ou simulados.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeAnual
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão