ISLA IPGT 13057
Projeto Empresarial Aplicado
Gestão de Empresas (ISLA-Gaia)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular funciona como corolário integrador da formação ministrada na licenciatura. Para estruturar conjugação das técnicas e conhecimentos académicos com as experiências e necessidades do meio empresarial, no âmbito de um projeto de fim de curso, os estudantes elaborarão um Plano de Negócio (a partir de uma ideia gerada pelo estudante). Pretende-se desta forma proporcionar aos alunos uma oportunidade valiosa de aplicação dos seus conhecimentos, disponibilizando-se simultaneamente às empresas, interessadas na participação neste projeto, uma oportunidade de aprofundarem o enquadramento da sua realidade estratégica face às tendências evolutivas do seu mercado.
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ProgramaProgrammeDefiniçao da Questão de Investigação / Ideia Recolha de informação e análise de dados Identificação do problema Solução Atual Solução proposta Identificação de tendências e estado da arte Análise externa PESTAL Mercado: Stakeholders; Segmentação e Dimensão de mercado Modelo das 5 forças de Porter Grupos Estratégicos 3. Análise interna Estrutura organizacional Recursos e competências chave Análise SWOT Formulação da Estratégia Produtos / Serviços Visão, missão e objetivos Canvas Business Model Balanced Score Card Plano Económico-financeiro
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ObjectivosObjectivesDesenvolvimento e integração de todas as competências conceptuais e técnicas da área da gestão empresarial, integradas num Estudo Diagnóstico/Plano Estratégico em contacto directo com o meio empresarial real, proporcionando dessa forma uma percepção profunda da realidade do mercado e das empresas. O estudante deve dominar todas as etapas do processo de criação de empresas.
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BibliografiaBibliographyThompson, Peteraf, Gamble e Strickland (2012), Crafting and Executing Strategy - Concepts and Cases, McGraw-Hill. David A. Aaker, Damien McLoughlin (2010), Strategic Market Management, WILEY; 2010. Julian Birkinshaw & Jonas Ridderstråle (2017), Fast/Forward: Make Your Company Fit for the Future Michael Lewrick, Patrick Link & Larry Leifer (2020), The Design Thinking Toolbox, WileyFreire, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2011). Criar modelos de negócio. D. Quixote. Osterwalder, A., Bernada, G., Pigneur & Y., Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor: Como criar produtos e serviços que os clientes querem. D. Quixote. Ries, E. (2011). The Lean Startup. Crown Business. Brown, T. (2008). Design thinking. Harvard Business Review, June, 1-9.
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MetodologiaMethodologyTrabalho colaborativo e participativo com recurso a ferramentas on-line: MIRO, TRELLO, Strategic Intelligence do WEF. Recurso ao Business and Innovation Laboratory.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeAnual
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ECTS8
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão