ISLA IPGT 22669
Projeto - Parte I
-
ApresentaçãoPresentationElaborar um plano de dissertação para os estudantes que optem por este instrumento de avaliação final previamente validados pelo docente responsável.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos 1. Analise e Especificação de requisitos. 2. Projeto de software: Conceção do desenho físico e logico. 3. Linguagens de modelação e Metodologias ágeis. 4. Documentação técnica. 5. Elaboração de relatórios técnicos.
-
ObjectivosObjectives- Promover competências de pesquisa, análise e interpretação, ao nível da metodologia de investigação; - Desenvolver competências que permitam a construção de uma perspetiva individual integradora e funcional a partir da investigação realizada, cujas conclusões permitam ao investigador desenvolver modelos de intervenção nos contextos organizacionais, de forma a promover o desenvolvimento dos indivíduos e dos contextos onde atuam; - Desenvolver um quadro conceptual e prático de referência em relação a questões de intervenção nos diferentes contextos organizacionais. - Desenvolver a produção científica.
-
BibliografiaBibliographyGil, Paulo J. S., Relvas, Ana F. C. (2015). O Pequeno Livro da Dissertação, Edição Instituto Superior Técnico. Oliveira, Luis Adriano (2011). Dissertação e tese em ciência e tecnologia - Segundo Bolonha, Editora: LIDE Pereira,Alexandre e Poupa,Carlos (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word (7ª Edição) de Edições Sílabo. Sousa, Maria José e Baptista, Cristina Sales (2011), Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios – Segundo Bolonha, Editora: PACTOR. Sommerville, Ian (2015), Software Engineering, 10ª Edição, Pearson Costum Computer Science. Artigos, livros, revistas e jornais científicos que estejam relacionados com a área/tema da dissertação ou do trabalho de projeto ou do estágio.
-
MetodologiaMethodologyEstes pontos seguintes são adaptados à natureza da UC de Projeto I: 1. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL - Project-Based Learning): Os alunos trabalham em projetos complexos que abordam questões do mundo real. Isso promove habilidades de resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. 2. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning): Os alunos aprendem resolvendo problemas autênticos. Eles identificam problemas, realizam pesquisas e colaboram para encontrar soluções, o que promove um entendimento mais profundo do conteúdo. 3. Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham juntos em grupos pequenos para alcançar metas comuns. A colaboração é enfatizada, e cada membro do grupo é responsável pelo aprendizado próprio e dos colegas. 4. Microlearning: O conteúdo é dividido em pequenas unidades para facilitar a aprendizagem rápida e focada.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS20
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipSim
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Pontos de avaliação intercalares definidos pelo orientador e estudante
Final semestre
100%
Critérios:
I – relevância do tema;
II – rigor metodológico e precisão conceptual;
III – capacidade analítica;
IV – capacidade de reflexão própria;
V – originalidade quanto ao tema, âmbito ou tratamento dado ao tema;
VI – capacidade de sistematização;
VII – desenvolvimento do tema e sequência lógica de ideias;
VIII – objetividade e capacidade de síntese;
IX– qualidade da escrita;
X – qualidade da conclusão;
XI – qualidade e correção da linguagem;
XII – domínio do tema;
XIII – precisão e âmbito das informações, dados e demais conteúdos revelados pela pesquisa;
XIV – relevância, qualidade e assimilação das fontes consultadas;
XV - qualidade do produto;
XVI - qualidade da apresentação;
XVII - qualidade da defesa


