Skip to main content

ISLA IPGT 23822

Psicologia da Diversidade e Interações Sociais

Psicologia Social e Organizacional (PG) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
      Campos de ação: Psicologia Social e das organizações; Psicologia Comunitária Domínios de intervenção: organizacional, social e educacional Pertinência: a abordagem à diversidade, equidade e inclusão são de extrema importância atualmente para qualquer profissional que trabalhe em contextos organizacionais de todos os tipos. Uma intervenção de cariz psicológico deve ser sempre acompanhada de uma adaptação que exige sensibilidade cultural e auto-conhecimento por forma a ser assegurada a sua pertinência e relevância e serem alcançados ambientes organizacionais mais justos para todas as pessoas. 
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Conceitos base da Diversidade, Equidade e Inclusão Diversidade; Pluralismo; Inclusão Diversity Washing; Movimentos de Diversidade, Equidade e Inclusão em Portugal e no Mundo; Principais correntes teóricas e investigações no campo da DEI Fenómenos da Interação Social Enviesamentos Inconscientes, Estereótipos e Preconceitos; Cadeia da Discriminação; Categorização social Fenómenos de exclusão Conceito de Inclusão; Discriminação e tipos de Discriminação; Experiências com Inclusão e Exclusão; Impactos da Exclusão; Etnocentrismo e discriminação; Cultura e Identidade; Interculturalidade; Relações de Poder: racismo, xenofobia Business case/ Vantagens da Diversidade Avaliação e implementação de abordagens de DEI Equidade, Justiça Social e Ação Afirmativa Ultrapassar enviesamento e preconceitos Atitudes Inclusivas para organizações Inclusivas
  • ObjectivosObjectives
    OBJETIVOS GERAIS - Perceber o impacto da diversidade nas interações sociais e no bem-estar; - Caraterizar o processo de categorização social e os estereótipos e perceber o efeito dos estereótipos nos alvos, nas relações intergrupais e os fatores de resistência à mudança dos estereótipos; - Caracterizar a estrutura e organização do Self e a importância dos outros na construção de Si; - Analisar a presença das variáveis cognitivas e sociais no processo de identidade social; - Indicar as categorias sociais e a forma como são construídas; - Refletir sobre o ajustamento a uma nova cultura e à coexistência multicultural; - Caracterizar conflitos culturais e obstáculos à paz social e refletir sobre os desafios associados à diversidade social.
  • BibliografiaBibliography
    •Baumeister, Roy F. Leary, Mark R. (1995) The need to belong: Desire for interpersonal attachments as a fundamental human motivation, Psychological Bulletin, 117(3), 497–529 •Hawkley , L., Cacioppo, J. (2o10) Loneliness matters: a theoretical and empirical review of consequences and mechanisms, Ann Behav Med. Oct; 40(2): 218-27 •Marmot, M. (2005) Social determinants of health inequalities, Lancet Mar 2005, 365 •McKinsey & Co. (2018) A diversidade como alavanca de performance •McLeod, S. (2023)  Prejudice Vs. Discrimination In Psychology, Simply Phsychology •Kathryn Pauly Morgan (1996) "Describing the Emperor's New Clothes: Three Myths of Education (In)Equality." in  The Gender Question in Education: Theory, Pedagogy & Politics, Ann Diller et al., Boulder, CO: Westview.  
  • MetodologiaMethodology
    Metodologias ativas, tais como: exercícios de auto-reflexão, dinâmicas de grupo, trabalho em grupos de reflexão, role-play Metodologias interrogativas: quizzes e exercícios de reforço das aprendizagens B Learning: acesso ao curso "Diversidade e Inclusão" online de 90m (Fundação Aga Khan Portugal) e tarefas assíncronas de reforço das aprendizagens  Envio de lista de recursos extra para exploração futura
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Anual
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não