Skip to main content

ISLA IPGT 3429

Psicossociologia do Trabalho

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular tem como objetivo capacitar as/os estudantes para a abordagem psicossociológica das organizações de trabalho e dos contextos de trabalho, proporcionando-lhes alguns referenciais teóricos, bem como ferramentas práticas no sentido de: Compreenderem as características, a nível individual e grupal, que influenciam os diferentes processos e resultados organizacionais, bem como a qualidade de vida no trabalho; Perceberem a importância do ambiente psicossocial de trabalho e a necessidade de se promover a motivação e a satisfação no trabalho; Perspetivarem a existência de factores e riscos psicossociais que influenciam as dinâmicas organizacionais de trabalho e as condições de trabalho.
  • ProgramaProgramme
    1. Psicossociologia do Trabalho: Aspetos históricos e conceptuais 2. Significado e Valor do Trabalho 3. Qualidade de vida no trabalho e condições de trabalho 4. Motivação e satisfação no e com o trabalho 5. Riscos psicossociais do trabalho
  • ObjectivosObjectives
    Competências          - Promover conhecimentos e competências básicas aos níveis teórico-conceptual e de investigação no domínio da psicossociologia do Trabalho, nomeadamente no que se refere às suas implicações para a área da Saúde e Segurança no Trabalho - Proporcionar competências que permitam a construção de uma perspectiva integradora e funcional do conceito de trabalho, perspetivando intervenções promotoras de processos de excelência e qualidade de vida no trabalho. - Proporcionar competências técnicas para uma adequada gestão da exposição a riscos psicossociais nos contextos de trabalho.
  • BibliografiaBibliography
    Dejours, C. (2005). O fator humano. Rio de Janeiro: FGV Editora. Huczynski, A. & Buchanan, D. (2007). Organizational Behaviour, sixth edition, FT Prentice Hall. Neto, H. V. (2015). Estratégias organizacionais de gestão e intervenção sobre riscos psicossociais do trabalho, International Journal on Working Conditions, No. 9, pp. 1-21. Neto, H. V; Areosa, J; Arezes, P. (2014). Manual sobre riscos psicossociais no trabalho, Coleção Ricot, Civeri Publishing Ferreira, J..; Neves, J. & Caetano, a. (2003), Manual de psicossociologia das organizações, Lisboa, Mcgraw-Hill.  
  • MetodologiaMethodology
    Recorre-se ao método expositivo para transmitir bases de conhecimento mas, principalmente, ao método interrogativo, ativo e demonstrativo para uma análise crítica dos conteúdos partilhados e uma aplicação efetiva dos princípios da gestão das condições psicossociais de trabalho e avaliação dos riscos psicossociais na área da segurança e saúde no trabalho. São utilizados casos de estudo para ilustração de conteúdos e a elaboração de um trabalho prático para ativar os estudantes no processo de aprendizagem e permitir o teste de abordagens e instrumentos concretos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação contínua durante a parte letiva do semestre considera três componentes:

    - Teste de avaliação (45%)

    - Trabalho aplicado (45%)

    - Participação (10%)

     

    Os estudantes que não atingirem nota mínima nos elementos de avaliação ou que não atinjam uma nota
    final agregada igual ou superior a 9,5 valores, passam para exame.