Skip to main content

ISLA IPGT 16494

Seminário de Boas Práticas Empresariais

Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (M) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    O seminário de boas práticas empresariais pretende fornecer aos estudantes o contacto com abordagens positivas e até inovadores das empresas no âmbito da gestão da segurança e saúde do trabalho, nomeadamente em termos de capacitação e envolvimento dos trabalhadores na melhoria das condições de trabalho, na prevenção de acidentes de trabalho e na resposta a situações de emergência.
  • ProgramaProgramme
    1. Gestão da Formação e Competências em Segurança e Saúde no Trabalho 2. Segurança baseada em comportamentos: importância da informação e formação 3. Medidas de Autoproteção e Gestão de Pessoas e Recursos em Situações de Emergência 4. Coordenação de segurança
  • ObjectivosObjectives
    A componente de práticas empresariais em segurança e saúde no trabalho visa fornecer aos/às estudantes uma aproximação a contextos reais de implementação, monitorização e avaliação de condições de segurança, por via da apresentação, visita e análise de caso reais de estudo. Serão analisados com maior detalhe as exigências em matéria de gestão da formação e competências em Segurança e Saúde no Trabalho, da participação e envolvimento dos trabalhadores na na construção da cultura de segurança e de preconização de medidas de autoproteção e de gestão de pessoas e recursos em situações de emergência, por forma a que os/as estudantes consiga compreender a abordagem e os procedimentos a considerar nesses domínios.
  • BibliografiaBibliography
    Lei n.º 102/2009, 10 de Setembro ¿ Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho. Diário da República, Série I, N.º 176, p. 6167-6192. Lei n.º 3/2014, 28 de janeiro ¿ Alteração ao Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho. Diário da República, Série I, N.º 19, p. 554-591. Decreto-Lei nº 220/2008 de 12 de novembro - Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios, na sua última redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 224/2015 de 9 de outubro; Decreto-Lei nº 273/2003, de 29 de outubro ¿ ¿Procede à revisão da regulamentação das condições de segurança e de saúde no trabalho em estaleiros temporários ou móveis. Cardim, J. C. (2009). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações. Lidel: Lisboa. Neto, HV et al. (Eds.) (2017), Liderança e Participação em Segurança e Saúde no Trabalho, Porto: Civeri Publishing.  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino passa por apresentação, visita e análise de caso reais de estudo de gestão da formação e competências em Segurança e Saúde no Trabalho, da segurança baseada em comportamentos e de preconização de medidas de autoproteção e gestão de pessoas e recursos em situações de emergência. Ou seja, contempla uma forte componente de métodos pedagógicos ativos e demonstrativos. Ficam aprovados à unidade curricular os estudantes com classificação final, obtida através da avaliação contínua, igual ou superior a 10 valores. A avaliação contínua considera os seguintes parâmetros: Assiduidade e participação (15%); e relatório de análise de caso reais de estudo nas áreas mencionadas (85%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Para avaliar os conhecimentos adquiridos serão utilizados os seguintes elementos para a avaliação
    distribuída:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Relatório técnico

    a agendar

    85%

    Participaçã e assiduidade

    durante aulas

    15%

     

     

     

     

    Os estudantes que não obtiverem aprovação na avaliação distribuída, poderão realizar exame escrito nas épocas complementares de avaliação previstas no regimento do ISLA.