Skip to main content

ISLA IPGT 16493

Seminário de Metodologias de Investigação

Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (M) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Em termos gerais, pretende-se que no final as/os alunas/os sejam capazes de compreender: - os fundamentos e quadro conceptual da metodologia de investigação; - os pressupostos da metodologia científica - os princípios e processo de investigação em segurança e saúde do trabalho - a importância da estatística, fiabilidade e análise de dados na investigação e atividades de segurança e saúde do trabalho.
  • ProgramaProgramme
    1. Metodologias de Investigação Científica 1.1. Questões metodológicas gerais 1.2. Estratégias de investigação e Estratégias metodológicas 1.3. Métodos e técnicas de investigação 1.4. Ética na pesquisa científica   2. Desenho da pesquisa de investigação 2.1. Etapas do processo de pesquisa científica 2.2. Processo de amostragem 2.3. Apresentação de trabalhos científicos 2.4. Referenciação Bibliográfica   3. Estatística, Fiabilidade e Análise de Dados 3.1. Estatística, Fiabilidade e teste de hipóteses 3.2. Análise de dados quantitativos: Estatística descritiva, bivariadae multivariada 3.3. Análise de dados qualitativos: o exemplo da Análise de Conteúdo
  • ObjectivosObjectives
    Em termos específicos, pretende-se que no final do semestre as/os alunas/os sejam capazes de: - especificar os fundamentos da investigação científica em segurança e saúde do trabalho - identificar os princípios da metodologia científica; - caracterizar os pressupostos do processo científico; - caracterizar as etapas do processo de investigação; - realizar procedimentos estruturados de pesquisa bibliográfica - aplicar procedimentos estatísticos e de análise de fiabilidade - realizar análise de dados com recurso a estatística descritiva, bivariada e multivariada - realizar tratamento de dados quantitativos e dados qualitativos com recurso a softwares de apoio à investigação - determinar os princípios do processo de apresentação de trabalhos de investigação.
  • BibliografiaBibliography
    Bardin, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. Hill, M. M. & Hill, A. (2002). Investigação por Questionário. 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística. McGraw-Hill. Pereira, A. (2006). PSS - Guia Prático de Utilização. Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia. Lisboa: Edições Sílabo. Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS, 4ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo. Ragin, C. (1994). Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method. Thousand Oaks: Pine Forge Press. Reis, E. (2008). Estatística Descritiva (7º ed.). Editora Silabo.  
  • MetodologiaMethodology
    Recorre-se ao método expositivo para transmitir bases de conhecimento mas, principalmente, ao método interrogativo e ativo  para uma análise crítica dos conteúdos partilhados e uma aplicação efetiva dos princípios científicos nas abordagens metodológicas dos projetos de investigação.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste

    Durante aulas

    85%

    Participação

    Durante aulas

    15%

     

     

     

    Transitam automaticamente para avaliação final por exame os estudantes que obtenham na avaliação distribuída:

    ¿ Uma nota inferior a 10 valores no trabalho;

    ¿ Uma média inferior a 9,5 valores na soma ponderada das notas dos elementos de avaliação.