ISLA IPGT 5491
Seminários
Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationA UC Seminários enquadra-se no 2º ciclo de Engenharia de Tecnologias e Sistemas para a Web na área das Ciências Informáticas. Nesta unidade curricular pretende-se proporcionar aos estudantes o contacto com temas específicos na área 481 que serão abordados por especialistas nacionais e/ou internacionais.
-
ProgramaProgrammeOrganização e implementação de seminários ou workshops. Alguns temas dos seminários: - Acessibilidade e Usabilidade - Visualização de Dados na Web - Computação Evolutiva - Informática na Saúde - IoT - Ciência de Dados - Computação Evolutiva - Computação Quântica - Desenvolvimento de jogos e Inteligência Artificial - Robótica e Inteligência Artificial - Desenvolvimento Ágil de Software - Empreendorismo e inovação
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos desta unidade curricular são os seguintes: - Promover a aquisição de conhecimentos e competências de nível aprofundado relativamente a áreas emergentes dos sistemas e tecnologias web; - Introduzir elementos de estudo e reflexão sobre matérias atuais não contempladas nas restantes unidades curriculares, através do recurso a especialistas em áreas diversas, a definir em cada ano, face à evolução do conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento das competências dos estudantes; - Desenvolver metodologias avançadas de pesquisa e investigação aplicada. No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a: - Discutir os principais enquadramentos conceptuais nos domínios abordados; - Demonstrar competências avançadas a nível da elaboração de documentos científicos.
-
BibliografiaBibliographyEspecífica de cada seminário.
-
MetodologiaMethodologyEstes pontos seguintes são adaptados à natureza da UC de Seminários: 1. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL - Project-Based Learning): Os alunos trabalham em projetos complexos que abordam questões do mundo real. Isso promove habilidades de resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. 2. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning): Os alunos aprendem resolvendo problemas autênticos. Eles identificam problemas, realizam pesquisas e colaboram para encontrar soluções, o que promove um entendimento mais profundo do conteúdo. 3. Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham juntos em grupos pequenos para alcançar metas comuns. A colaboração é enfatizada, e cada membro do grupo é responsável pelo aprendizado próprio e dos colegas. 4. Microlearning: O conteúdo é dividido em pequenas unidades para facilitar a aprendizagem rápida e focada.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão