ISLA IPGT 3439
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação
Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade demonstra a importância da informação, comunicação e negociação no domínio da segurança e saúde no trabalho. Em termos gerais, pretende-se que no final do semestre as/os alunas/os sejam capazes de compreender: - o papel da informação, comunicação e negociação na organização do trabalho; - as necessidades de informação, comunicação e negociação no âmbito da segurança e saúde no trabalho; - os métodos e técnicas de informação, comunicação e negociação mobilizadas no âmbito da prevenção e controlo de riscos profissionais.
-
ProgramaProgramme1. A informação, comunicação e negociação e as exigências da área da higiene e segurança no trabalho 2. O Papel da informação na organização do trabalho 3. Comunicação em contexto organizacional 4. Comunicação de riscos 5. Negociação em contexto organizacional 6. Plano organizacional de informação, comunicação e negociação em matéria de segurança e saúde do trabalho
-
ObjectivosObjectivesEm termos específicos, pretende-se que no final do semestre as/os alunas/os sejam capazes de: - especificar o papel da informação na organização do trabalho e na prevenção/controlo de riscos profissionais; - caracterizar os princípios e técnicas básicas utilizadas na conceção/elaboração de instrumentos de informação; - especificar as dinâmicas e processos comunicacionais em contexto organizacional; - identificar os princípios e regras de uma efetiva comunicação de riscos profissionais; - especificar tipos instrumentos de informação e comunicação no âmbito da prevenção e controlo de riscos profissionais; - determinar a importância da liderança e participação das/os trabalhadoras/es na segurança do trabalho; - identificar as dimensões estruturantes de um plano organizacional de informação, comunicação e negociação em matéria de segurança e saúde do trabalho. - elaborar um plano organizacional de informação, comunicação e negociação em matéria de segurança e saúde do trabalho.
-
BibliografiaBibliographyCovello V.T., Peters R., Wojtecki J., Hyde, R. (2001). Risk communication, the West Nile virus epidemic, and bioterrorism: responding to the communication challenges posed by the intentional or unintentional release of a pathogen in an urban setting. J Urban Health. 78(2):382-91. Cunha, M. P. et al. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH. Gouveia, L. B., Ranito, J. (2004). Sistemas de Informação de Apoio à Gestão . Porto: SPI. Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro ¿ Aprova o Código do Trabalho, Diário da República, Série I, N.º 30, p. 926-1029. Lei n.º 102/2009, 10 de Setembro ¿ Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho. Diário da República , Série I, N.º 176, p. 6167-6192. Neto, HV, Areosa, J. & Arezes, P. (2017). Liderança e Participação em Segurança e Saúde no Trabalho, Porto: Civeri Publishing. Pires, A. M., Xavier, S. (2000). Manual Prático de Técnicas de Comunicação e Negociação. Lisboa: CIDEC.
-
MetodologiaMethodologyRecorre-se ao método expositivo para transmitir bases de conhecimento mas, principalmente, ao método interrogativo, ativo e demonstrativo para uma análise crítica dos conteúdos partilhados e uma aplicação efetiva dos princípios da informação e comunicação na área da segurança e saúde no trabalho.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão