ISLA IPGT 26845
Tecnologia e Equipamentos Audiovisuais
Som e Imagem (CTSP) (ISLA GAIA)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular Tecnologias e Equipamentos Audiovisuais introduz os estudantes aos principais dispositivos, ferramentas e processos técnicos usados na captação de som e imagem. Abrange câmaras, sistemas de iluminação, microfones, gravadores, formatos de ficheiro e métodos de armazenamento, proporcionando uma base sólida para a prática audiovisual. Foca-se na compreensão do funcionamento dos equipamentos, nas suas aplicações em contextos como cinema, televisão, publicidade e novos media, e na integração entre teoria e operação técnica. A UC é fundamental no ciclo de estudos por desenvolver competências práticas essenciais, permitindo aos alunos configurar, operar e manter equipamentos audiovisuais com autonomia, espírito crítico e rigor técnico, contribuindo para o seu desempenho em futuras unidades de realização, produção e pós-produção.
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ProgramaProgramme1. Introdução às tecnologias e equipamentos audiovisuais 2. Tipos de câmaras: sensores, formatos, codecs, exposição (ISO, obturação, abertura) 3. Lentes: distâncias focais, profundidade de campo, perspetiva 4. Sistemas de iluminação: princípios, luz dura/suave, three-point lighting 5. Microfones: tipos, polar patterns, técnicas de captação 6. Equipamentos de som: gravadores, field recording, níveis e fichas 7. Grip e estabilização: tripés, sliders, rigs, gimbals 8. Estúdio audiovisual: monitores, mesas de mistura, projetores 9. Sistemas de armazenamento: cartões, discos, backups, transferência de dados 10. Boas práticas de operação, segurança e manutenção 11. Oficinas práticas: setup, ensaios, testes de som e imagem 12. Pequeno exercício de gravação em grupo (luz + som) 13. Análise de excertos de filme e discussões técnicas (ex.: Persona, A Grande Beleza)
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ObjectivosObjectives- Compreender o funcionamento dos principais equipamentos audiovisuais: câmaras, microfones, gravadores e sistemas de iluminação. - Conhecer especificações técnicas e boas práticas de utilização em diferentes contextos profissionais. - Desenvolver competências práticas de configuração e operação de equipamentos de som e imagem. - Aplicar técnicas adequadas de captação audiovisual em ambiente de estúdio e exterior. - Executar manutenções básicas e resolver problemas técnicos comuns. - Integrar conhecimentos teóricos e práticos na escolha de equipamentos adequados a diferentes projetos. - Trabalhar em equipa na operação de equipamentos e na preparação de exercícios audiovisuais.
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BibliografiaBibliographyWheeler, P. (2021). Digital Cinematography: Fundamentals, Tools, Techniques, and Workflows (2nd ed.). Routledge. Owens, J. (2022). Video Production Handbook (7th ed.). Routledge. White, T. (2020). The Audio Dictionary: Third Edition (3rd ed.). University of Washington Press. Brown, B. (2012). Cinematography: Theory and Practice. Focal Press. Holman, T. (2010). Sound for Film and Television. Focal Press. Murch, W. (2001). In the Blink of an Eye. Silman-James Press.
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MetodologiaMethodologyA UC combina exposição teórica, demonstração técnica e prática intensiva em ambiente de laboratório. Os estudantes participam em exercícios semanais de operação de equipamentos, montagem de setups, gravação e análise crítica de resultados. São utilizados estudos de caso, demonstrações de workflow profissional e práticas de resolução de problemas técnicos. A aprendizagem é centrada na experimentação, na simulação de contextos reais de produção e no trabalho colaborativo.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalhos práticos individuais e em grupo
Durante o semestre
100%
Teste teórico-prático global (TAG): 100%
dd-mm-yyyy
100%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


