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ISLA IPGT 24110

Tecnologias de Interação

Multimédia (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    Compreensão abrangente das tecnologias e conceitos fundamentais necessários para criar experiências interativas e imersivas. Desde a concepção até à implementação, os alunos adquirem as habilidades necessárias para desenvolver projetos multimédia que envolvem interações sofisticadas com os utilizadores e o ambiente circundante.
  • ProgramaProgramme
    1. Inputs e outputs de interação Tradicionais Voz Touch e MultitouchVi¿deo Imagem Som Interfaces de controlo humano Microcontroladores 2. Informac¿a¿o de interac¿a¿o Movimento e localização  Gestos humano  Homem vs ma¿quina  Visa¿o e audic¿a¿o humana 3. Computac¿a¿o fi¿sica Conceito Interac¿a¿o entre e com o ambiente fi¿sico Computac¿a¿o ubi¿qua  Ambiente inteligente  Computac¿a¿o mo¿vel  Internet das coisas 4. Realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista Conceitos Tecnologias 5. Frameworks e microcontroladores
  • ObjectivosObjectives
    O objetivo geral e¿ que os estudantes dominem os conceitos e as principais tecnologias de interac¿a¿o. Os objetivos especi¿ficos: -Conhecer os diferentes tipos de interac¿a¿o homem-ma¿quina e ma¿quina-ma¿quina, em ambientes fi¿sicos, ambientesdigitais e mundos virtuais -Explorar os campos da interac¿a¿o mo¿vel, interac¿a¿o multimodal, realidade virtual, aumentada e mista, e interac¿a¿o fi¿sica -Desenvolver projetos que lidam com questo¿es em tempo real para processamento das diferentes formas de interac¿a¿ohumanas e da ma¿quina, e produzir respostas no contexto da multime¿dia -Adquirir habilidades pra¿ticas no uso de ferramentas.
  • BibliografiaBibliography
    JERALD, J. (2015). The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality Acm Books. STERN, N, (2013). Interactive Art and Embodiment: The Implicit Body as Performance. Gylphi Limited.MARGOLIS, M. (2017). Arduino Cookbook. O'Reilly Media. FILIMOWICZ, M. e Tzankova, V. (2018). New Directions in Third Wave Human-Computer Interaction: Volume 1 -Technologies. Springer International Publishing. NOBLE, J. (2012) Programming Interactivity: A Designer's Guide to Processing, Arduino, and openFrameworks.O'Reilly Media; Second edition.
  • MetodologiaMethodology
    As aulas teo¿ricas de exposic¿a¿o da mate¿ria recorrendo ao me¿todo expositivo, interrogativo e interativo, sendocomplementadas com aplicac¿a¿o pra¿tica de imediato atrave¿s de exerci¿cios e trabalhos. Assim, cada to¿pico estudado e¿ reforc¿ado atrave¿s de exerci¿cios pra¿ticos. Portanto, sera¿ usada a metodologia de Aprendizagem Baseada em Resoluc¿a¿o de Problemas (ABRP).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não