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ISLA IPGT 10464

Teoria da Comunicação

Comunicação Digital (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Media Digitais Ciências da Comunicação
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos 1. Os Suportes da Informação:Canal, Meio e Código 2. O Feedback da Informação em Metamorfose Evolutiva 3. A Comunicação como Processo Autónomo Partilhado 4. Códigos e a Significação no Processo Comunicativo 5. Comunicação e Aculturação 6. A História Factor de Desenvolvimento Social 7. Trocas e Fluxos de Transacção 8. Diversidade e a Homogeneidade 9. A Teoria Hipodérmica, Teoria Crítica, e as Indústrias Culturais Funcionalistas 10. O Estruturalismo Linguístico e a Comunicação de Massas 11. O Modelo de Lasswell e o Impacto da Propaganda 12. O Modelo Instrumentalista e Formal de Shannon e Weaver 13. A Ideologização da Comunicação Contemporânea 14. Modelos e Efeitos dos Media 15. Comunicação Planificada na Sociedade da Informação 16. A Dimensão Crítica da Comunicação para os Decisores 17. Os Contornos da Teoria Geral dos Campos Sociais 18. O Campo dos Media e as Instituições Políticas 19. Liberdade dos Media e Limites Convencionados 20. A Globalização Comunicacional
  • ObjectivosObjectives
    Compreensão do fenómeno comunicação, como se processa, e os respectivos mecanismos e funções. Conhecer as formas de pesquisa e as resultantes teorias da comunicação. Familiarização com a história, os estudos e autores da comunicação, bem como a sua dinâmica e efeito na transformação da realidade sociológica de cada tempo.
  • BibliografiaBibliography
    MATTELART, Michèle e Armand, História das Teorias da Comunicação, Campo das Letras, Porto WOLF, Mauro, Teorias da Comunicação, Editorial Presença, Lisboa INGLIS, Fred, A Teoria dos Media.Veja, Gabinete de Edições, Lisboa RODRIGUES, Adriano Duarte, Estratégias da Comunicação, Editorial Presença, Lisboa SOUSA, Jorge Pedro, As Notícias e os seus Efeitos, Minerva editora, Coimbra
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular utiliza metodologias inovadoras que promovem uma aprendizagem ativa e colaborativa. A aprendizagem baseada em problemas (PBL) coloca os alunos no centro do processo, desafiando-os a resolver casos práticos com pensamento critico. Os estudos de caso e simulações permitem que os estudantes apliquem a teoria a cenários reais, enquanto as ferramentas digitais facilitam a colaboração e o feedback instantantâneo. A gamificação o torna o processo envolvente, com jogos que estimulam a análise critica. A avaliação continua é baseada em reflexões, incentivando a autocritica e o desenvolvimento continuo das competências. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não