Skip to main content

ISLA IPGT 10464

Teoria da Comunicação

Comunicação Digital (L) (ISLA IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC "Teoria da Comunicação" tem como objetivo apresentar e contextualizar conceitos teóricos que envolvem a comunicação e os média. Pretende, também, apresentar a comunicação como campo científico em articulação com práticas profissionais. A disciplina está estruturada de forma a estimular o debate crítico e contemporâneo dos conceitos abordados, alinhada aos desafios impostos à comunicação digital. Esta UC tem carácter fundamental na formação dos estudantes para que se tornem profissionais conscientes do pensamento teórico que envolve a comunicação e capazes de utilizá-lo nos desafios profissionais do quotidiano.  Trata-se, também, de uma disciplina relevante para os estudantes que pretendam prosseguir para níveis posteriores de estudo, nomeadamente mestrado e doutoramento.  
  • ProgramaProgramme
    Módulo 1: Introdução às Teorias da Comunicação - Enquadramento geral das ciências da comunicação enquanto campo científico - Objetos empíricos nas ciências da comunicação - Modelos comunicacionais e seus contextos socio-históricos   Módulo 2: Correntes Teóricas e Escolas - Teorias dos efeitos: aproximações e distanciamentos do contemporâneo - Perspetiva crítica: a Escola de Frankfurt - Os estudos culturais e a Escola de Birmingham   Módulo 3: As Teorias da Comunicação e os desafios contemporâneos - Ambiente digital e convergência - Representações e estereótipos no contexto da algoritmização - O jornalismo enquanto construção social
  • ObjectivosObjectives
    - Identificar correntes teóricas e conceitos que envolvem as ciências da comunicação enquanto campo científico; - Desenvolver a habilidade de associar conceitos-chave com dilemas profissionais e éticos contemporâneos; - Compreender e discutir os conceitos apresentados no âmbito dos contextos socio-históricos em que foram desenvolvidos; - Analisar as possibilidades e limitações das correntes teóricas estudadas por meio de análises, discussões e exemplos; - Expressar-se oralmente de forma clara e coesa. Estabelecer diálogos construtivos e respeitosos.
  • BibliografiaBibliography
    Serra, J. P. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Livros Labcom. https://www.labcom.ubi.pt/antigo_labcom/book/51 Sousa, P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. http://bocc.ufp.pt/pag/sousa-jorge-pedro-elementos-teoria-pequisa-comunicacao-media.pdf Hall, S., Chritcher, C., Jefferson, T., Clarke, J., & Roberts, B. (1999). A produção social das notícias: o mugging nos média. In N. Traquina (Ed.), Jornalismo: questões, teorias e “estórias”, 2.ed., (pp. 224–262). Vega. Wolf, M. (2006). Teorias da Comunicação. Editorial Presença.   
  • MetodologiaMethodology
    Com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem dinâmico e interessante, a UC "Teoria da Comunicação" utiliza diferentes técnicas e estratégias associadas a metodologias inovadoras de ensino. Busca-se a participação ativa dos estudantes por meio de desafios interativos, jogos, construção coletiva de exemplos práticos e uso de recursos digitais.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Tendo em conta os módulos propostos, as metodologias inovadoras de ensino utilizadas e as diferentes atividades propostas, a UC "Teoria da Comunicação" permitirá aos estudantes adquirir conhecimentos fundamentais para seu o desenvolvimento profissional.
    A avaliação proposta busca analisar habilidades analíticas e reflexivas no âmbito da Teoria da Comunicação por meio da escrita e da apresentação oral de trabalho. Espera-se que os estudantes sejam capazes de associar conceitos a questões práticas contemporâneas da comunicação digital.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Apresentação oral de trabalho

    04-11-2025 e/ou 11-11-2025

    50%

    Teste

    02-12-2025

    50%