Skip to main content

ISLA IPGT 24100

Teoria da Comunicação Multimédia

Multimédia (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    Teoria da Comunicação Multimédia  APM (Áudio Visuais e Produção dos Media) Semestral (TP-43; O-2) Horas de trabalho (número total de horas de trabalho esperadas): 150h A Unidade Curricular (UC) "Teoria da Comunicação Multimédia" é uma disciplina fundamental em diversos cursos de graduação e pós-graduação na área das Ciências e Tecnologias da Comunicação e dos Media Digitais. Esta UC tem como objetivo principal estudar e discutir os principais conceitos, ferramentas, sistemas e serviços associados às tecnologias de comunicação multimédia. Esta UC é importante para a formação de profissionais capazes de lidar com as diversas ciências e tecnologias de comunicação multimédia, desenvolver soluções inovadoras e atuar num mercado cada vez mais exigente e competitivo.  
  • ProgramaProgramme
    1. A comunicação mediada - Comunicação: o design e a estruturação da mensagem - Teoria e modelos de comunicação (abordagem diacrónica) - A multiplicidade de sistemas e canais na comunicação: redundância e paradoxalidade - A linguagem verbal, não verbal e multimédia - A mediologia como prolongamento à comunicação 2. A formação da comunicação digital - A cultura digital & Cibercultura - O princípio de digitalização do real - A tecnologia da codificação e a génese dos aparatos informáticos - A interpretação artística - O uso do computador e a rede de comunicação digital - A conceptualização da comunicação digital 3. A comunicação multimédia - Interface - A construção da mensagem multimédia - Um novo código com novas características
  • ObjectivosObjectives
    - Desenvolver as capacidades de comunicação, o sentido crítico e social;  - Elaborar instrumentos de análise que permitam ao estudante compreender o seu próprio discurso e o discurso dos outros, adotando uma postura crítica fundamentada. - Utilizar adequadamente a terminologia e conceitos próprios da comunicação multimédia;  - Caracterizar e identificar os fundamentos teórico-conceptuais associados aos sistemas e modelos de comunicação;  - Refletir criticamente sobre as problemáticas e as evidências da comunicação multimédia ao longo da sua evolução histórica e técnica;  - Entender a comunicação multimédia, dentro da cultura digital, como estrutura subjacente à compreensão e produção do mundo.
  • BibliografiaBibliography
    Ascensão, A. T.; Babo, M. A. & Torres, R. (2014). O hipertexto na cultura contemporânea: do fim da linearidade à abertura conceptual. Cibertextualidades (6), pp. 121-138. [online]. Retrived from: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/4690. [accessed: 18/10/24].  Afonso, C., Alvarez, S. (2020). Ser Digital. Casa das Letras.  Gere, C. (2009). Digital Culture. London: Reaktion Book.  Hart, J. (2008). The art of the storyboard: A filmmaker's introduction. Amsterdam: Elsevier/Focal Press.  Jenkins, Henry (2011). Trans media 202: Further Reflections. [Online]. Retrieved from: http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html. [accessed in 21/10/2024].  Sousa, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Covilhã: Universidade da Beira Interior. http://bocc.ufp.pt/pag/sousa-jorge-pedro-elementos-teoria-pequisa-comunicacao-media.pdf. Zagalo, N. [org.] (2020). Multimédia, novos média e média digitais. Aveiro: UA Editora. 
  • MetodologiaMethodology
    Na UC "Teoria da Comunicação Multimédia" utilizam-se metodologias inovadoras de ensino, e.g., aulas práticas, projetos interdisciplinares de I&D, roleplays, uso de tecnologias e dispositivos digitais, entre outras. É importante ressaltar que com a utilização destas metodologias pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências dos estudantes na área, além de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interessante.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A metodologia de ensino adotada permitirá aos estudantes adquirir o conhecimento das matérias fundamentais para a resolução das diversas questões suscitadas na área da Comunicação Multimédia. Dar-se-á prioridade a atividades que instiguem a participação efetiva dos alunos, tais como trabalhos individuais, de pares e em grupo e a resolução de problemas práticos simulados tendo em conta as competências a desenvolver. 

    Para além dos tradicionais métodos de exposição, a transmissão oral dos conceitos dos saberes através da exposição, debates e interrogação; privilegiam-se os métodos ativos baseados em trabalhos de grupo, estudos de caso e simulações. 

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho prático (grupo) | Projecto de Comunicação Multimédia (StoryMap) 

    Com apresentação oral.

    8-11-2025

    45%

    Teste escrito

    25-11-2025

    45%

    Assiduidade e participação nas atividades letivas

    ---

    10%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...