ISLA IPGT 10140
Teoria e Prática do Design
Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular propo¿e a aquisic¿a¿o e desenvolvimento de capacidades de organizac¿a¿o das fases previsi¿veis de organizac¿a¿o, concepc¿a¿o e desenvolvimento de design de comunicac¿a¿o gra¿fica e multime¿dia. Que o estudante compreenda e saiba por em pra¿tica diferentes teorias e metodologias de design, subdividindo as fases, com destaque para o equacionamento do problema, a criac¿a¿o de ideias, o desenho de formas, a prototipagem e teste e o desenvolvimento. Explorar os pape¿is e atitudes do designer na perspectiva do pensador criativo que atua na transformac¿a¿o de contextos localizados em sistemas que tambe¿m esta¿o em mudanc¿a. Saber implementar mecanismos criativos associados ao projeto de design, atrave¿s de diferentes paradigmas metodolo¿gicos e da heuri¿stica sistema¿tica e dos processos na senda dos design methods e do design thinking. Capacidade cri¿tica, de reflexa¿o, de pensar visualmente a identidade e a ideologia do artefacto de design.
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ProgramaProgrammeDefinic¿o¿es do conceito de design; Do Design ao Design de Comunicac¿a¿o; Este¿tica, Moda, Design, Redesign, Kitsch, Styling e Restyling. Design, autoria e e¿tica. O designer como catalisador em processos de mudanc¿a. Do Design Methos ao Design thinking. As teorias do design e a metodologia projetual da perspectiva dos designers do se¿c. XX e XXI; Propostas de Metodologia projetual; Definir ou redefinir problemas: Briefing e refinamento do Briefing; Pesquisa visual orientada; observac¿a¿o; ana¿lise sincro¿nica e diacro¿nica; mood boards; Estudo de casos; Grupo focal; transformar a encomenda. Te¿cnicas e me¿todos para estimular a gerac¿a¿o de ideias; Representac¿a¿o gra¿fica de formas: te¿cnica de printing; simplificac¿a¿o por nivelamento e acentuac¿a¿o; explorac¿a¿o visual e formal por meio digital e analo¿gico; Maquetagem e prototipagem: Apresentac¿a¿o do projeto; Morte do objeto e segundos usos. O design para um mundo digital.
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ObjectivosObjectivesEsta unidade curricular propõe a aquisição e desenvolvimento de capacidades de organização das fases previsiveis de organização, concepção e desenvolvimento de design de comunicação grafica e multimedia. Que o estudante compreenda e saiba por em pratica diferentes teorias e metodologias de design, subdividindo as fases, com destaque para o equacionamento do problema, a criação de ideias, o desenho de formas, a prototipagem e teste e o desenvolvimento. Explorar os papeis e atitudes do designer na perspectiva do pensador criativo que atua na transformação de contextos localizados em sistemas que tambem estão em mudança. Saber implementar mecanismos criativos associados ao projeto de design, atraves de diferentes paradigmas metodologicos e da heuristica sistematica e dos processos na senda dos design methods e do design thinking. Capacidade critica, de reflexao, de pensar visualmente a identidade e a ideologia do artefacto de design.
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BibliografiaBibliographyBaldwin, J., Roberts, L. (2006). Visual Communication, from theory to practice. Ava Publishing. Heller, S.; Pomeroy, K. (1997). Design literacy, understanding graphic design, Allworth Press. Julier, G. (2007). The culture of design. SAGE. Karjaluoto, Eric. (2014). The design method ? A philosophy and process for functional visual communication. New Riders. Lupton, E. (2013). Intuic¿a¿o, ac¿a¿o, criac¿a¿o (graphic design thinking). Gustavo Gili. Potter, N. (2002). What Is a Designer: Things, Places, Messages. Hyphen Press. Resnick, E. (2003). Design for communication: conceptual graphic design basics. John Wiley & Sons. Shaughnessy, Adrian. (2010). How to be a graphic designer without losing your soul. Princeton Architectural Press. Tomitsch, M., Borthwick, M., Ahmadpour, N., Cooper, C., Frawley, J., Hepburn, L.A., Kocaballi, A.B., Loke, L., Nu¿n¿ez-Pacheco, C., ? Straker, K., ?Wrigley, C. (2021). Design. Think. Make. Break. Repeat. A Handbook of Methods (revised edition). BIS Publishers
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MetodologiaMethodologyAlgumas das metodologias aplicadas na unidade curricular procuram promover uma aprendizagem pratica e adaptada à atualidade: Design Thinking PBL- Project Based learning / PBL Problem based Laerning Sala de aula invertida
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão