ISLA IPGT 24406
Transformação Digital e o Negócio Eletrónico
Informática para Comércio Eletrónico (L) (ISLA GAIA)
-
ApresentaçãoPresentationA Internet e a digitalização favoreceram as transações online de bens e serviços entre múltiplos intervenientes, sejam eles empresas, privados ou governos. As inovações tecnológicas continuam a impulsionar a expansão e o alargamento das soluções existentes, através de uma maior confiança e maturidade nos processos de compra, contribuindo decisivamente para o continuado crescimento do comércio eletrónico
-
ProgramaProgrammeTransformação Digital: Introdução e fundamentos (orientação ao Comércio Eletrónico) Contextualização dos novos paradigmas tecnológicos como ferramentas disruptivas Aplicações práticas e transformação da organização: o Comércio Eletrónico como agente de transformação A gestão de mudança na organização e das competências (a importância das soft-skills) A gestão de processos de transformação e inovação Casos de Transformação Digital Análise e discussão de casos práticos Criação de um Roadmap para Transformação digital na empresa
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular: Identificar um roadmap para a transformação digital Percecionar a inevitabilidade da transformação digital através de cases studies Identificar um conjunto de drivers estratégicos que contribuem para a transformação digital Compreender a necessidade de implementar um novo mindset e novas competências na organização Identificação de novas oportunidades de negócio no contexto da transformação digital Compreender a importância e as potencialidades do comércio eletrónico na nova economia: dos modelos de negócio às técnicas de marketing eletrónico.
-
BibliografiaBibliographyLewrick, M., (2018) "The Design Thinking Playbook: Mindful Digital Transformation of Teams, Products, Services, Businesses and Ecosystems", Wiley, ISBN 978-3800656370 Rogers, D. L., (2016) "The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age", Columbia University Press, ISBN 978-0231175449 Sacolick, I. (2017) "Driving Digital: The Leader's Guide to Business Transformation Through Technology", McGraw- Hill Education, ISBN 978-0814438602 Siebel, T., (2019) "Digital Transformation: Survive and Thrive in an Era of Mass Extinction", RosettaBooks, ISBN 978- 1948122481 Venkatraman, V., (2017) "The Digital Matrix: New Rules for Business Transformation Through Technology", LifeTree Media, ISBN 978-9386495440
-
MetodologiaMethodologyA UC está estruturada em duas componentes principais, que se complementam: aulas de caráter teórico e expositivo e aulas de caráter prático e de experimentação. Nas aulas teóricas são explorados os conteúdos programáticos definidos, sendo os estudantes convidados a participar ativamente nas aulas. Nas aulas teórico-práticas, são propostos trabalhos para aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, bem como, a apresentação de trabalhos/estudos pelos alunos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão