Serviços Digitais
Como ligar à rede Eduroam?
Dependendo do sistema operativo que usa, pode consultar o manual aqui.
Como configurar o acesso VPN à rede do ISLA Gaia?
Dependendo do sistema operativo que usa, pode consultar o manual aqui.
Como imprimir e/ou fotocopiar os documentos?
Utilizando as suas credenciais de estudante/docente, pode consultar o manual aqui.
Como usufruir da licença Office365?
Oferecemos a Estudantes e Professores a última versão do Office 365 para PC ou MAC, com as últimas versões do Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote.
Oferecemos também espaço ilimitado na nuvem através do OneDrive para guardar fotos, vídeos e documentos, acesso e edição de documentos em tablets e smatphones para os sistemas operativos Windows, Android ou IOS. Esta licença pode ser usada em dispositivos móveis. Tudo isto sem subscrições, 100% grátis e de acesso ilimitado enquanto for nosso estudante!
Para usufruir do Office 365 deverá solicitar por email aqui indicando o seu número de estudante no assunto do email, para que seja criado um novo endereço de e-mail. É com esta conta Office 365 que poderá efetuar o download ou uso dos diferentes serviços incluidos no Office 365.
A licença será apenas atribuida mediante situação regularizada perante a instituição.
Para mais informações pode contatar pelo email cim@islagaia.pt
Como alterar o email pessoal no Moodle
Algumas funcionalidades no Moodle dependem de ter o seu email institucional correctamente definido no seu perfil no Moodle. O email que deve constar no seu perfil é o email com o seguinte formato:
pxxxx@islagaia.pt ou axxxxxxxx@islagaia.pt.
Para alterar o seu email deverá aceder ao seu perfil
De seguida aceda à roda dentada que está no topo direito
Escolha a opção editar perfil
Altere o seu email
Confirme a alteração
Terá que confirmar a alteração do email
Irá receber um email na conta que definiu. Basta clicar no link existente no email que recebeu
Existe uma APP do Moodle?
Sim. Pode descarregar a APP do Moodle disponível para iOS e para Android e ter acesso no seu telemóvel a tudo o que é disponibilizado na versão desktop.
Siga os passos abaixo:
1 – Na APP Store para iOS ou na Google Play descarregue a APP Moodle.
2 – Escolha o seu perfil de Estudante ou Docente.
3 – Insira o url do Instituto ou leia o QR Code (imagem abaixo).
4 – Ligue-se ao site abaixo.
5 – Aceda com os seus dados de aluno ou docente.
Esqueci a password de acesso ao Moodle/netPA. O que fazer?
Aceda ao Moodle ou ao netPA e siga as instruções:
1- Aceda à plataforma Moodle.
2- Clique no botão ENTRAR para introduzir as suas credenciais.3- Selecione a opção "Forgot Password?" que surge no quadro.
4- Insira o seu numero de estudante ou docente e cloque no botão "Iniciar processo definição password".
5- Consulte o seu e-mail e siga as intruções.
Não consigo visualizar as minhas disciplinas no Moodle. O que fazer?
Verifique no netPA se as suas inscrições estão corretas e se não tem valores pendentes.
Caso esteja inscrito e tenha a sua situação financeira regularizada, siga os passos abaixo.
1- Aceda à plataforma Moodle.
2- Abra a tabela dos filtros de pesquisa e visualização. 3- Selecione a opção "Todas (exceto removidas da visualização)".