Acesso ao Ensino Superior

O que é a matrícula? Porque tenho de fazer a matrícula?

A matrícula é o seu registo como estudante na Instituição. É feita apenas uma vez e é obrigatória para todos os estudantes internos que ingressam pela primeira vez na instituição. Só após a matrícula pode efetuar a inscrição nas unidades curriculares. A matrícula realiza-se num prazo de 5 dias úteis a contar da data que recebe o e-mail de colocação no curso a que fez a sua candidatura.

A matrícula é realizada no Portal do Candidato. Deverá fazer a autenticação com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar.

O que é a Inscrição? Porque tenho de fazer a Inscrição? Tem de fazer a sua inscrição anualmente na plataforma netpa às unidades curriculares (disciplinas) que pretendem frequentar no próximo ano letivo.

Sem a inscrição às unidades curriculares não pode frequentar as aulas e outras atividades letivas, ser avaliado(a) às disciplinas e utilizar os recursos da Instituição, como por exemplo, acesso à biblioteca, as salas de estudo, aos recursos informáticos e outras estruturas de apoio social e ao ensino.

A inscrição é realizada no netPA. De seguida deverá introduzir o seu código de estudante alfanumérico sem espaços, a2xxxxxxx e clicar na opção Recuperar Password.

Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o e-mail que registou na ficha de aluno.

Como posso fazer a minha matrícula?

No Portal do Candidato. Deverá autenticar-se com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar. No resumo da candidatura escolher a opção – Matricular.

Matricula

Em seguida deverá aceder ao netPA e efetuar a inscrição.

Já tenho 23 anos. Posso candidatar-me através dos Exames Maiores de 23?

Sim, se cumprir os requisitos para este concurso, nomeadamente:

  • ter completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização do exame maiores de 23 anos (por exemplo: os candidatos têm de ter completado 23 anos até 31 de dezembro);
  • não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior;
  • ter nacionalidade de um Estado Membro da União Europeia ou, não apresentando nacionalidade de um Estado Membro da União Europeia, apresente uma das seguintes condições:

    1) residir legalmente em Portugal há mais de 2 anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretende ingressar no ensino superior;

    2) ser beneficiário, em 1 de janeiro do ano em que pretende ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuídos ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais.

Como sei qual ou quais serão as provas de ingresso que tenho de realizar para me candidatar?

Aceda ao nosso site e procure o curso do seu interesse. Irá encontrar toda a informação sobre as provas de ingresso necessárias.

Tenho um curso profissional e artístico e ouvi falar numa legislação de acesso ao Ensino Superior. Como posso candidatar-me?

Foi publicado no dia 2 de abril, o Decreto-Lei que cria os concursos especiais de ingresso no ensino superior para os estudantes que tenham concluído o ensino secundário através das vias profissionalizantes e de cursos artísticos especializados.

Saiba mais sobre o acesso ao ensino superior para alunos do ensino profissional acedendo à nossa página e selecionando o regime pretendido.

Como sei qual ou quais serão as provas de ingresso que tenho de realizar para me candidatar?

Aceda ao nosso site e procure o curso do seu interesse. Irá encontrar toda a informação sobre as provas de ingresso necessárias.

Não terminei o 12º ano, posso ingressar no Ensino Superior?

Para ingressar no ensino superior deverá reunir as condições para tal. Sugerimos que verifique se pode ingressar pelo Concurso de Maiores 23 anos, acedendo à nossa página e selecionando o respetivo regime.

Se não reunir as condições, de acordo com a legislação em vigor poderá inscrever-se em unidades curriculares avulsas (Aluno Externo) até ao limite de 60 ECTS (o equivalente a um ano curricular).

Quando reunir as condições de ingresso no ensino superior, as unidades curriculares que obteve aprovação serão creditadas. Saiba como aqui.

 

 

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O que é a matrícula? Porque tenho de fazer a matrícula?

A matrícula é o seu registo como aluno na Instituição. É feita apenas uma vez e é obrigatória para todos os estudantes internos que ingressam pela primeira vez na instituição. Só após a matrícula pode efetuar a inscrição nas unidades curriculares. A matrícula realiza-se num prazo de 5 dias úteis a contar da data que recebe o e-mail de colocação no curso a que fez a sua candidatura.

A matrícula é realizada no Portal do Candidato. Deverá fazer a autenticação com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar.

O que é a Inscrição? Porque tenho de fazer a Inscrição? Tem de fazer a sua inscrição anualmente na plataforma netpa às unidades curriculares (disciplinas) que pretendem frequentar no próximo ano letivo.

Sem a inscrição às unidades curriculares não pode frequentar as aulas e outras atividades letivas, ser avaliado(a) às disciplinas e utilizar os recursos da Instituição, como por exemplo, acesso à biblioteca, as salas de estudo, aos recursos informáticos e outras estruturas de apoio social e ao ensino.

A inscrição é realizada no netPA. De seguida deverá introduzir o seu código de aluno alfanumérico sem espaços, a2xxxxxxx e clicar na opção Recuperar Password.

Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o e-mail que registou na ficha de aluno.

 

Como posso fazer a minha matrícula?

No Portal do Candidato. Deverá autenticar-se com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar. No resumo da candidatura escolher a opção – Matricular.

Matricula

Em seguida deverá aceder ao netPA e efetuar a inscrição.


Como posso realizar ou renovar a inscrição?

Aceder ao netPA - Portal de Serviços Académicos.

No menu Atividades Letivas escolha: Matrícula/Inscrição.

Realizar Renovar1

Escolha: Iniciar Matrícula/Inscrição.

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Aceite os termos e condições de utilização.

Realizar Renovar3

 

Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte.

Realizar Renovar4

 

Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte

Realizar Renovar5

Realizar Renovar6

 

Confirme.

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Pode agora imprimir para PDF o seu comprovativo.

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Nota: Os Alunos Externos (1ª vez) devem preencher o Boletim de Inscrição e efetuar o seu upload no Portal do Candidato. No caso em que já estiveram inscritos como Alunos Externos devem verificar a sua situação no SAA | Serviços Académicos e Administrativos.

 


 

Como posso aceder aos dados para pagamento?

1 - Aceda à opção de Pagamentos na área SITUAÇÃO FINANCEIRA.

Pagamento1

2 - Selecione o item ou itens que quer pagar e clique em Item(s) a Pagar no menu de navegação no rodapé.

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3 - Escolha um dos métodos de pagamento disponíveis e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé

  • MBWAY
  • Referência Multibanco
  • PayPal
  • Cartão de Crédito

MPagamento


Métodos de pagamento: 

MBWAY

    • Associe o número de telemóvel aderente e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé.

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    •  Confirme o pagamento e autorização enviada para o MbWay. Só após esta confirmação é que o pagamento estará concluído.

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PayPal

  •  Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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Será redirecionado para uma página de pagamento PayPal, fora do ambiente netPA, onde poderá inserir em segurança os dados de pagamento e concluir o mesmo.

    •  Confirme o acesso ao terminal de pagamento externo

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  • Faça login na sua conta Paypal.

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Cartão de Crédito

  • Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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  • O modo de pagamento escolhido redireciona-o para um Terminal de Pagamento Eletrónico externo, onde irá introduzir os dados necessários para efetuar o pagamento. No final desse processo será automaticamente redirecionado para o nosso portal.

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  • Preencha todos os dados solicitados e obrigatórios para completar com sucesso a transação.

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Nota: O funcionamento do Terminal de Pagamento Eletrónico é da exclusiva responsabilidade do seu fornecedor e todas as dúvidas ou questões relativas ao processo que se segue devem ser feitas ao mesmo. O pagamento do(s) item(s) fica sujeito à confirmação do fornecedor deste serviço. No caso do pedido ser recusado deverá contactar o banco, ou entidade emissora do seu cartão, para obter esclarecimentos adicionais.

 


 

Referência Multibanco

    • Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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  • Caso não esteja correta a seleção do método de pagamento, poderá voltar ao menu de seleção do método de pagamento, selecionando a opção cancelar.

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Nota: Será gerada uma única referência para o pagamento dos itens selecionados. A referência tem uma validade de 48h após a sua emissão.

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Os Serviços Académicos e Administrativos são os serviços que procedem à organização e gestão do processo escolar do estudante.

  • Horário de atendimento: segunda a sexta das 09h00 às 12h30, das 14h00 às 16h00 e das 17h00 às 20h00

Neste serviço são prestadas informações sobre todos os assuntos relativos a alunos e sobre os cursos ministrados no ISLA-IPGT. Em particular, é neste serviço que se efectuam as matrículas e inscrições; organizam processos de estudantes e dos candidatos ao ingresso e reingresso; os processos de transferência, mudança de curso, equivalências; emitem certificados de habilitações e declarações para os mais variados fins (ex.: Abono de Família, fins militares, etc.). É ainda neste serviço que ficam registadas as classificações das diversas unidades curriculares frequentadas pelos estudantes.

Está igualmente cometida a estes Serviços a organização dos processos administrativos de pós-graduação, mestrados e outros cursos de formação avançada.

Informações

  • Serviços Administrativos e Académicos
    saa@islagaia.pt
    223 772 983 / 934 755 371
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O GRIM – Gabinete de Relações Institucionais e Mobilidade, presta apoio aos alunos, diplomados, formandos, formadores, docentes e funcionários do ISLA-IPGT, através das seguintes ações:

  • Aconselhamento e preparação para a inserção no mercado de trabalho;
  • Orientação e acompanhamento do processo de Mobilidade e de Cooperação com outras instituições de ensino;
  • Divulgação de Ofertas de Emprego, Estágios, Voluntariado, Conferências, Bolsas de Investigação, entre outras, via e-mail e afixação nas vitrines das Instituição;
  • Formalização do Processo de Estágio Curricular, Extracurricular e Profissional;
  • Organização de ações que visem aproximar os alunos e diplomados do mercado de trabalho: Apresentações de empresas/instituições, recrutamento, entrevistas, Workshops, Open Day.

Mobilidade

EUflag Erasmus vect POS

Dá um passo em frente!

Visita a página para a Mobilidade ERASMUS+

Uma experiência de vida enriquecedora que alarga horizontes!

A mobilidade é a atividade mais participada e emblemática do programa europeu Erasmus+, com efeitos positivos no desenvolvimento educativo, social, pessoal e profissional:

  • Reforça os conhecimentos, as competências e as atitudes - Melhora a empregabilidade
  • Contribui para o reforço da confiança e da independência
  • Estimula a curiosidade e a inovação
  • Favorece a compreensão de outras pessoas
  • Coloca uma forte tónica na inclusão social
  • Apoia as transições ecológica e digital
  • Promove a participação dos jovens na vida democrática
  • Cria um sentimento de pertença à Europa

A mobilidade é um compromisso forte do ISLA-IPGT!

O ISLA é detentor da Carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE), válida para participar nas atividades do Programa Erasmus+ no período compreendido entre 2021-2027 e gerir os programas europeus de mobilidade que oferece aos seus estudantes, docentes e funcionários, para fins de aprendizagem, estágio ou formação.

  Carta ERASMUS+ 2021-2027

 

Estágios

 

Protocolos de Colaboração

Como resultado das suas actividades, o gabinete mantém contactos com diversas entidades acolhedoras de estagiários e primeiros empregos.

  • A. Agostinho - Químicos e Minerais, Unipessoal, Lda.
  • A.E.V.P. - Associação das Empresas de Vinho do Porto
  • A.V.E. – Agência de Viagens Europa
  • ADECCO, Recursos Humanos Lda.
  • Agrupamento de Soares dos Reis
  • Almeida & Barroso - Halcon Viagens Paços de Ferreira
  • Amorim & Irmãos S. A.
  • Aqua Leisure Hotel - Actividades Hoteleiras Lda.
  • ASCIP – Associação Sócio-Culturale Italiana del Portogallo
  • Associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa)
  • Associação de Defesa e Valorização do Ambiente, do Património Natural e Construído (ASSOBIO)
  • Associação Geoparque Arouca
  • Associação Jovens Empresários - ANJE
  • Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias (ANAFS)
  • Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA)
  • Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21(APPT21)
  • Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos (APG)
  • Associação Socio-Culturale Italiana del Portogallo (ASCIP)
  • Banco Santander Totta
  • Barcavela Unipessoal, Lda
  • Belsende, Lda.
  • BELVER hotels
  • Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Verde, C. R. L.
  • Caixa Geral de Depósitos, S.A.
  • Caja Duero
  • Câmara Municipal de Espinho
  • Câmara Municipal de Gaia
  • Câmara Municipal de Porto
  • Câmara Municipal de Torre de Moncorvo
  • Casa da Animação Associação Cultural
  • CASA SÉNIOR SERVIÇOS LDA.
  • Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE)
  • Certeform - Formação e Consultadoria, Lda.
  • César Augusto Correia de Sequeira (Quinta de Marrocos)
  • CIN - CORPORAÇÂO INDUSTRIAL DO NORTE SA
  • Clube de Campismo do Porto
  • Companhia Própria - Formação e Consultoria e Ensigaia-Protocolo de Parceria
  • Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD)
  • CRIAPLUS,LDA
  • DouroAzul - Sociedade Marítimo-Turística, S.A.
  • Empresa de Agroturismo Casa dos Viscondes da Várzea Lda.
  • Empresa do Jornal de Notícias SA
  • Escola ES/3 de Carvalhos
  • Escola Nacional de Bombeiros
  • Escola Profissional de Comércio Externo
  • Escola Profissional Ruiz Costa
  • Escola Secundária de Alexandre Herculano
  • Escola Secundária do Dr. Manuel Laranjeira
  • Escola Secundária Fontes Pereira de Melo
  • Exército Português
  • Federação de Bombeiros do Distrito de Aveiro
  • FNAC Portugal
  • Fundação ESAG
  • Fundação Museu do Douro
  • Fundação Técnica e Científica do Desporto
  • Galileo Portugal, Ltd.
  • Geopoint - Geografia, Formação e Marketing, Lda.
  • Grupo Lena
  • Grupo Onebiz
  • Grupo Pestanas Pousadas - Inv. Turísticos, S. A.
  • Hotéis do Bom Jesus SA
  • Hotéis Mélia Gaia Porto, Senhora do Pilar, Soc. Imobiliária SA
  • Hotel Eurostars das Artes
  • Hotel Meia Lua Lda.
  • Hotel Vila Galé Porto
  • Incentivos Outdoor – Eventos Desportivos , Unipessoal Lda.
  • Inovagaia - Centro de Incubação da Base Tecnológica
  • Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT)
  • Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Inovação do Atlântico (IDEA)
  • Instituto Óptico
  • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)
  • INVISCO, Mediação Imobiliária Lda.
  • KNOW IT - Consultoria, Formação e Tecnologia SA
  • Living Tours – Viagens e Turismo Lda.
  • LÚCIOS - Engenharia e Construção Lda.
  • Luso Temp - Empresa de Trabalho Temporário, S.A. TALENTER
  • LusoTemp - Serviços de Consuloria e Gestão, Lda.
  • Media Capital – Serviços de Consultoria e Gestão SA.
  • Metamorphose - Formação e Consultadoria, Lda
  • Mirraposinho Lda. – Elevus Maia
  • Moreira’s – Viagens e Turismo Lda.
  • Mostrêxito - Consultadoria Técnica, formação e Estudos Superiores
  • Moviment - Empresa de Trabalho Temporário, Lda.
  • No Tecto do Mundo – Animação Turística e Eventos Culturais Lda.
  • NOTÍCIAS DE GAIA
  • O GAIENSE
  • O Portal do Ser
  • O Primeiro de Janeiro
  • Penha Realizar - Eventos e Restauração Lda.
  • Rádio Clube Português
  • RÁDIO FESTIVAL DO NORTE
  • RÁDIO NOTÍCIAS - Produção e Publicidade., S.A.
  • Rádio Nova Era – Sociedade de Comunicação Lda.
  • RAÍS - Empresa de Trabalho Temporário Lda.
  • Randstand
  • RentDouro – Turismo Náutico Lda.
  • RUN VISION Lda.
  • Saint Gobain Abrasivos, Lda.
  • Santa Maria Park Hotel SA
  • SaúdeAgenda, Lda. Divulgação de Eventos
  • Searchprof - Desenvolvimento e Promoção de Aplicações na Internet, Lda.
  • Searchproof - Desenvolvimento e Promoção de Aplicações na Internet, Lda
  • Senhora do Pilar, Soc. Imobiliária SA - Hotel Meliã Gaia Porto
  • Siqas Lda.
  • Sitesc - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Serviços, Alimentação, Hotelaria e Turismo
  • SLS Salsa - Comércio e Difusão de Vestuário S.A.
  • Sociedade Hoteleira de Portugal Lda. (Grande Hotel do Porto)
  • SOPLARIL Portugal- Industria de Transformação e Venda Suportes Flexíveis para Embalagens Lda.
  • SPORTUGAL - Jornal Desportivo On Line Nacional
  • Sunviauto, Indústria de Componentes Automóveis, SA
  • Talenter: LusoTem - Empresa de Trabalho Temporário, S.A,
  • Talentos Plurais-Qualificação e Formação Profissional, Uni. Lda.
  • Travel In – Viagens e Turismo Lda.
  • Turisbessa, Empreendimentos Turísticos Lda. (Bessa Hotel)
  • UEP,SA.
  • Universidade do Porto
  • Via Douro – Empreendimentos Turísticos Lda.
  • Viagens El Corte Inglês SA
  • Vila Monte Resort R&C – Quinta das Lágrimas Actividades Hoteleiras SA
  • Vinitur – Turismo, Vinho e Gastronomia, Lda.
  • Yazaki Saltano de Ovar
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O gabinete de Comunicação e Marketing do ISLA-IPGT, encaminha a gestão de comunicação interna e externa de imagem e comunicação da instituição. É ainda responsável por desenvolver e manter uma comunicação com entidades internas (alunos estudantes, estudantes, docentes e os diferentes serviços) e todas as entidades externas.


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Os serviços de Gestão de Pessoas e Financeira do ISLA-IPGT, asseguram a gestão de todo o processamento de pagamento e recebimento. São ainda responsáveis por manter e desenvolver os processamentos contabilisticos e assegurar a gestão corrente das relações com as entidades bancárias.

 

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Cursos em Destaque

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