Docente do ISLA | Grau | Dedicação | Categoria |
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Acácio Lopes Silva Amorim | L | TI | Professor Adjunto |
Alberto Manuel Correia dos Santos Silveira | M | TP | Assistente |
Alexandra Maria de Almeida Matos Pereira | D | TP | Professor Adjunto |
Álvaro Manuel de Sousa Carvalho | M | TI | Professor Adjunto |
Ana Patrícia de Faria Guimarães Cardoso | M | TI | Assistente |
Ana Paula Gomes de Sousa Pinto Guimarães | D | TI | Professor Adjunto |
Ana Paula Louro Diogo | D | TI | Professor Adjunto |
André de Sousa Ribeiro | M | TP | Assistente |
André Filipe Marques Costa | M | TP | Assistente |
António Carlos Vieira Cardoso Ferreira | D | TI | Professor Adjunto |
António Fernando da Silva Rodrigues Machado | M | TI | Professor Adjunto |
António Jorge Machado da Costa | L | TP | Assistente |
António Manuel Pereira Rodrigues Cunha | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
António Manuel de Andrêa Lencastre Godinho | D | TI | Professor Coordenador Principal |
Arnaldo Paulo Borges Pinheiro | M | TI | Assistente |
Artur Filipe dos Santos | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Bruno Miguel Marques de Matos | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Carina Heliana Abreu Moura de Carvalho Meireles | M | TI | Professor Adjunto Convidado |
Carla Mónica da Silva Santos | D | TI | Professor Adjunto |
Carla Palmira Aguiar dos Santos Pedrosa | M | TI | Assistente |
Carlos Manuel Tavares Couto | L | TP | Assistente |
Carlos Miguel Fernandes de Oliveira | D | TI | Professor Coordenador |
Catarina Duarte Fountura Nadais | D | TI | Professor Adjunto |
Cristina Alexandra Vieira Garcês Ribeiro Gomes | M | TI | Assistente |
Diogo André Teixeira Lucas | L | TP | Assistente |
Emese Panyik | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Emília Rosa Quelhas Moreira Costa | D | TI | Professor Adjunto |
Fernando Manuel Pereira Governo | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Firmino Oliveira da Silva | D | TI | Professor Adjunto |
Florbela Maria Silva Teixeira Guedes | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Francisco António Coelho e Silva | D | TP | Professor Adjunto |
Hélder Rodrigo Soares Pinto | D | TI | Professor Adjunto |
Helena Isabel Marques Gonçalves | M | TP | Assistente |
Hernâni Artur Veloso Neto | D | TI | Professor Adjunto |
Hugo Salgueirinho Maia | L | TP | Professor Adjunto Convidado |
João Miguel Barros Aguiar Pereira | D | TP | Professor Adjunto |
João Pedro Amaral Cardoso Rebelo de Andrade | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Joaquim Augusto Ferreira da Silva | M | TI | Professor Adjunto |
Jorge Manuel Pereira Duque | D | TI | Professor Adjunto |
José Fernando da Silva Neto | D | TI | Professor Adjunto |
José Manuel Moreira Costa | L | TP | Assistente |
José Joaquim Magalhães Moreira | M | TI | Professor Adjunto |
José Manuel Moreira Costa | L | TP | Assistente |
Júlio Paulo da Silva Martins | D | TI | Professor Adjunto |
Luís Manuel Correia Osório | L | TI | Assistente |
Mafalda Cristina Pinto Coelho Nogueira | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Manuel António Freitas Costa | M | TP | Assistente |
Manuel da Costa Pinho | M | TI | Professor Adjunto |
Manuel Luís Vila-Cova Tender | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Manuel Pinto Teixeira | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Marco Aurélio Ribeiro Lamas | D | TI | Professor Adjunto |
Maria Celia Lopez Penabad | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Maria Cláudia Evangelista Pinto de Almeida | L | TI | Professor Adjunto |
Maria Elisete dos Reis Martins Ferreira | D | TI | Professor Adjunto |
Maria João Oliveira Guerra | M | TP | Assistente |
Maria Júlia Ferreira Valério de Mesquita | D | TI | Professor Adjunto |
Miguel Silva Queirós | L | TI | Assistente |
Natália Isabel Moreira Costa | M | TI | Assistente |
Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes | D | TI | Professor Adjunto |
Nelly Barreto Moreira da Silva | M | TP | Assistente |
Nuno José Pinho Rodrigues | D | TI | Professor Adjunto |
Paula Cristina Nunes Figueiredo | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Paulo Jorge Fontes Domingues | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Paulo Jorge Pereira Furtado | M | TI | Professor Adjunto |
Pedro Baltazar Dias Branco Teixeira | M | TP | Assistente |
Pedro Miguel Simões Pinto Carneiro | M | TP | Professor Adjunto Convidado |
Pedro Nuno Duarte Oliveira | M | TI | Professor Adjunto |
Pedro Ricardo da Nova Valente | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Pedro Vasco da Silva Cardoso | D | TI | Professor Adjunto |
Ricardo Jorge Alves Gomes | M | TP | Assistente |
Ricardo Jorge Fernandes Lanção | M | TP | Assistente |
Ricardo Manuel Magarinho Bessa Moreira | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Sandra Cristina Vilaverde Pinto Gomes de Oliveira | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Sandra Isabel Gomes Pereira | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Sónia Carla Monteiro Pinto de Oliveira | M | TP | Assistente |
Sónia Cristina Oliveira Ferreira | L | TP | Assistente |
Susana Maria Rios Oliveira Lima | L | TP | Professor Adjunto Convidado |
Susanne de Graaf Martins | M | TP | Assistente |
Teresa Oliveira Braga | M | TP | Professor Adjunto Convidado |
Tiago Rafael dos Santos Martins Pereira Rodrigues | D | TP | Professor Adjunto Convidado |
Vítor André Leitão de Sá | D | TI | Professor Adjunto |
*Grau (L=Licenciado; M=Mestre; D=Doutor)
*Dedicação (TI= Tempo Integral; TP= Tempo Parcial)
*Grau (L=Licenciado; M=Mestre; D=Doutor)
*Dedicação (TI= Tempo Integral; TP= Tempo Parcial)
Sandra Maria Morgadinho Pacheco (ISEC Lx) | 345 – Gestão e Administração
(Requereu dispensa ao abrigo da alínea b) do Art. 50.º do Decreto-Lei 206/2009206/2009, nos termos e para os efeitos do disposto no Art. 160.º do mencionado diploma)
Marta Sofia Mota Correia Sampaio (ISLA Santarém) | 345 – Gestão e Administração
Desenvolvimento e Implementação de uma Matriz para avaliação de Competências
Domingos dos Santos Martinho (ISLA Santarém) | 481 – Ciências Informáticas
Campus Virtual INSE-ECB
Isabel Maria da Silva Rodrigues Pinto dos Reis (ISLA Santarém) | 345 – Gestão e Administração
Desenho de 1 Sistema de Avaliação de Desempenho para a área da Contabilidade da Empresa CIPHRA, Lda
Júlio Paulo da Silva Martins (ISLA-IPGT) | 344 – Contabilidade e Fiscalidade
Relatório Síntese de Conclusões de Melhorias no Reporte Financeiro do Grupo ABS, SGPS
António Fernando da Silva Rodrigues Machado (ISLA-IPGT) | 345 – Gestão e Administração
AMIGAIA Agência Municipal de Investimentos
Maria Cláudia Evangelista Pinto de Almeida (ISLA-IPGT) | 345 – Gestão e Administração
A Gestão da Formação como instrumento de Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações
José Aser Castillo Lorenzo (IPLuso) | 481 – Ciências Informáticas
Vários trabalhos profissionais
Ivo Dinis de Oliveira (ISLA-IPGT) | 345 – Gestão e Administração
Gestão e Administração - Contrato Local de Desenvolvimento Social
Manuel Luis Vila Cova Tender (ISLA-IPGT) | 862 – Segurança e Higiene do Trabalho
Discussão do CV e obras relevantes anexas ao processo (tem decl. Especialista Ordem Engenheiros) .
José Manuel Catarino Barreiros Cascais Brás (IPLuso) | 481 – Ciências Informáticas
Robotic Process Automation – Os Sistemas de Informação e a Continuidade do Negócio.
Ana Isabel da Rocha Barros (IPLuso) | 342 - Marketing e Publicidade
Apresenta alguns dos projetos profissionais no âmbito da agência de Marketing e Comunicação dedicada ao setor das Tecnologias de Informação OUTMarketing com posicionamento no mercado português há já 13 anos e no mercado brasileiro desde 2012.
António do Carmo Pratas (ISLA Santarém) | 381 - Ciências Informáticas
Implementação de um Sistema Integrado de Mobilidade de Logística em Software PHC
Júlio do Carmo Barata (IPLuso) | 213 - Audiovisuais e Produção dos Media
Obra “a Re(e)volução do Vídeo no Cinema e na TV – Histórias e Tecnologias de Alta Definição”
Hernâni Artur Veloso Neto (ISLA-IPGT) | 862 – Segurança e Higiene do Trabalho
Avaliação de Riscos Psicossociais do Trabalho num Estabelecimento de Comércio de Vestuário
António da Silva Santos (ISTEC – Instituto Superior de Tecnologias Avançadas) | 481 – Ciências Informáticas
Modelação 3D de Ferramentas Cortantes
Fernando José Remondes de Sousa | 345 – Gestão e Administração
Gestão do Projeto “Casa da Boavista”
Acácio Gonçalves Carmona (IPLuso) | 481 – Ciências Informáticas
Gestão Hospitalar – Infraestruturas e Aplicação de Gestão
Manuel Jacinto de Ascensão Jardim (ISLA-IPGT) | 345 – Gestão e Administração
Relatório Síntese da Implementação do Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania
Sandra Patrícia Araújo Bento (ISMAT) | 345 – Gestão e Administração
A Gestão ancorada na Felicidade Organizacional: uma abordagem de fusão de gestão de pessoas com gestão de marketing interno numa organização portuguesa
Isabel Cristina de Oliveira Martins | 345 – Gestão e Administração
Gestão de Forças de Vendas na Indústria Seguradora no âmbito da Função do Gestor Comercial
Pedro João Dionísio da Engrácia (IPMaia) | 345 – Gestão e Administração
Implementação de um Project Management Office (PMO) para o Setor Público
Alberto Manuel Correia dos Santos Silveira (ISLA Gaia) | 862 – Segurança e Higiene do Trabalho
Diagnóstico de Conformidade Legal de Equipamentos de Trabalho
Ana Paula Amaral Costa de Oliveira Canada | 345 – Gestão e Administração
Impacto da Pandemia no Setor do Transporte Aéreo, em particular na TAP AIR Portugal no Ano de 2020, Ano Horribilis para o Setor.
Manuel Costa Pinho | 345 – Gestão e Administração
A gestão da qualidade e o controlo de gestão
Carlos Manuel Tavares Couto | 481 – Ciências Informáticas
iRMS – Sistema de Requisição de Material
Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim | 345 – Gestão e Administração
Restruturação de Gestão Estratégica – Reference Behavior, Lda.
Carlos Manuel Triães Diogo | 481 – Ciências Informáticas
Implementação de uma Infraestrutura de IT Intermunicipal para Disaster Recovery e Backup Remoto
Miguel Alexandre Rodrigues Pereira | 481 – Ciências Informáticas
Gestão do Equipamento Informático
Acácio Emanuel Lopes Silva Amorim | 862 – Segurança e Higiene no Trabalho
Execução das Medidas de Autoproteção num Estabelecimento de Ensino Superior
Álvaro Manuel Sousa Carvalho | 345 – Gestão e Administração
Reestruturação Financeira de grupo empresarial
Pedro Nuno Duarte Oliveira | 342 – Marketing e Publicidade
Estratégia de Marketing Sensorial e Experiencial para Promoção da Inovação e do Empreendedorismo – O Projeto A Brasileira
Hélder Bruno Gabina Teixeira | 342 – Marketing e Publicidade
Estratégia de Marketing Territorial para Promoção da Inovação e Empreendedorismo – O Projeto Viana Abordo
Bruno Manuel de Almeida Santos | 344 – Contabilidade e Fiscalidade
O Reconhecimento das Perdas por Imparidade em Dívidas a Receber previsto no SNC-ESNL – Estudo de Caso
Helena Margarida do Nascimento Dias Madeira | 345 - Gestão e Administração
Gestão de Recursos Humanos
Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim | 342 - Marketing e Publicidade
Estratégia de Marketing – Reference Behavior, Lda.
Ivo Ricardo Dias Rosa | 481 - Ciências Informáticas
O candidato está dispensado de apresentar um trabalho de natureza profissional em virtude de ser detentor do grau de "Engenheiro Técnico Especialista em Cibersegurança e Segurança da Informação".
Henrique Marques Martins | 345 - Gestão e Administração
Gestão de Projetos com Fundos Europeus em Instituições de Ensino Superior: da Conceção à Execução
Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento Cunha | 345 - Gestão e Administração
Promoção da produtividade no retalho
Joaquim Augusto Ferreira da Silva | 344 - Contabilidade e Fiscalidade
Reestruturação do Grupo X. Análise dos Impactos Fiscais Conexos
Marco Alexandre Tomás Tereso | 481 – Ciências Informáticas
Criar, recriar e reimplementar infraestrutura informática nas instalações do CENCAL de Alcobaça e Caldas da Rainha
Luís Manuel Correia Osório (ISLA Gaia) | 481 – Ciências Informáticas
Gestão Centralizada de Erratas e Informações Legais
João Paulo Résio Farinha (ISLA Gaia) | 342 – Marketing e Publicidade
Sunset Business Network - Conectando Empresas e Desbravando Novos Horizontes
O Guia ECTS é uma ferramenta fundamental para a Eduação Superior na Europa. Com o o presente guia ECTS pretendemos promover a não apenas a transparência na informação prestada aos diferentes alunos dos mais vairados países da UE, mas essencialmente o reconhecimento dos diferentes cursos e graus existentes na Europa, bem como estimular a mobilidade e intercâmbio de saberes e experiências entre os estudantes europeus.
De que se trata?
O Sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS) é uma ferramenta que ajuda a conceber, descrever e pôr em prática programas de estudo e a atribuir qualificações no ensino superior. A utilização do ECTS, juntamente com quadros de qualificação baseados em resultados, melhora a transparência dos programas de estudo e das qualificações e facilita o seu reconhecimento.
Por que motivo é necessário?
Ao assegurar a comparabilidade do ensino superior na Europa, o ECTS torna o ensino e a aprendizagem no ensino superior mais transparentes e facilita o reconhecimento dos estudos. Trata-se de uma ferramenta de apoio à conceção dos programas de estudo que contribui para a garantia da qualidade e permite transferir experiências de aprendizagem entre instituições, melhorar a mobilidade dos estudantes e flexibilizar as vias para a obtenção de um grau académico.
O sistema ECTS está estreitamente relacionado com a modernização do ensino superior na Europa, constituindo uma ferramenta central no âmbito do Processo de Bolonha que visa tornar os sistemas nacionais mais compatíveis.
Como funciona?
As instituições participantes publicam os seus catálogos de cursos na Internet; neles se incluem descrições pormenorizadas dos programas de estudo, das unidades curriculares, dos regulamentos universitários e dos serviços destinados aos estudantes. As descrições das unidades curriculares incluem os «resultados de aprendizagem» (ou seja, os conhecimentos que os estudantes devem obter e as capacidades que devem adquirir) e o volume de trabalho (o tempo de que os estudantes necessitam para atingir esses resultados). Os resultados de aprendizagem são expressos em créditos. A carga de trabalho de um estudante varia entre 1500 e 1800 horas por ano letivo e um crédito corresponde geralmente a 25-30 horas de trabalho
Considerados todos os constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19 decide-se aplicar uma extensão adicional destas campanhas. Assim, e excecionalmente para este ano letivo, decide-se que os benefícios inerentes a estas campanhas serão sempre aplicados a todos os candidatos/alunos que apresentem a sua candidatura/inscrição até 5 dias após conclusão do curso de habilitação anterior ou publicação da avaliação que permite renovação inscrição.
O Centro de Documentação é um serviço que o ISLA-IPGT disponibiliza aos seus estudantes, docentes e funcionários. O Centro de Documentação integra a Biblioteca e os serviços de Reprografia.
A Biblioteca, sendo essencialmente de apoio ao Ensino Superior, tem como principal objectivo facultar de forma eficaz a informação e os recursos de informação necessários aos utilizadores internos e externos, desde que devidamente autorizados, contribuindo para a criação de conhecimento e competências em benefício da sociedade.
O espólio documental da Biblioteca é constituído por obras de referência, monografias, publicações científicas e periódicos, totalizando 10.000 títulos, dispostos em suportes diversos, que abrangem as várias áreas do conhecimento, com ênfase para a Gestão, Marketing, Informática, Psicologia, Segurança no Trabalho, entre outras. Grande parte das obras encontra-se acessível em regime de livre acesso.
Os serviços de Reprografia encontram-se tecnologicamente equipados com a melhor solução do mercado. Assim, este sistema para além de possibilitar a realização de cópias e os restantes trabalhos através do contactos físico dos utilizadores às instalações da reprografia, permite ainda que estudantes e docentes possam realizar os seus trabalhos em regime de self-service podendo inclusive fazer a sua submissão a partir de qualquer local onde disponham de Internet.
ReCil - Repositório Científico Lusófona - Serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos no Grupo Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica do Grupo.
O conjunto dos estabelecimentos que integram o consórcio "Lusófona Ensino" acabam de assinar um protocolo que garante que, no âmbito do novo regime de acesso ao ensino superior para alunos do ensino técnico-profissional e artístico, as provas específicas realizadas em qualquer um dos estabelecimentos são válidas para todos os estabelecimentos do consórcio conforme previsto na legislação aplicável.
Consulte aqui o protocolo detalhado.
Estabelecimentos que integram o consórcio "Lusófona Ensino":
CESPE - Centro de Serviços e Projetos ao Exterior
O CESPE é um serviço integrado no Centro de Investigação do ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. O objetivo de Centro passa pelo desenvolvimento de formações especializadas não conferentes a grau, bem como o desenvolvimento de projetos e a prestação de serviços em nas áreas de conhecimento trabalhadas pela Instituição:
- Ciências Empresariais;
- Informática e Multimédia;
- Turismo, Línguas e Tradução;
- Qualidade, Ambiente e Segurança.
O CESPE surge da missão do ISLA-IPGT como instituição politécnica, da necessária ligação à comunidade e do potencial técnico, científico e profissional de Professores, Diplomados, Funcionários e Estudantes da Instituição. Os serviços são oferecidos a preços controlados, integrando Professores, Diplomados e
Estudantes. O ISLA dispõe de recursos laboratoriais, acesso a dados e informação que potenciam o desenvolvimento de projetos e serviços de qualidade, ajustados às necessidades das organizações e seus orçamentos.
Apoiar a comunidade e suas organizações, aumentando a notoriedade do ISLA e o reconhecimento da Instituição como escola de excelência.
Missão
Oferecer à comunidade uma oferta formativa especializada, um conjunto de serviços e apoio técnico especializado em diferentes áreas funcionais das organizações. Desenvolvemos os seus projetos de forma personalizada, com recurso a laboratórios e profissionais permanentemente atualizados. Ligamos a academia à sociedade e mundo empresarial.
Ao longo dos últimos anos temos desenvolvido e dado apoio a um conjunto de projetos.
Ano | Organização | Descrição do Projeto / Serviço | |
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2019 | Boflex - Componentes Elétricos, Lda | Desenvolvimento de website | |
2019 | Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros e Georparque Terras de Cavaleiros | Avaliação final do projeto | |
2019 | Raquel Sousa - ATL, Lda | Desenvolvimento de Plano de negócios e projeto de investimento | |
2019 | Agrupamento de Escola de Lourosa | Apoio no desenvolvimento da imagem do projeto "A DIFERENÇA NÃO FAZ DIFERENÇA" | |
2018 | Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros e Georparque Terras de Cavaleiros | Estudo de internacionalização e Prospeção de Mercados Internacionais | |
2017 | NEYA, Empreendimentos Hoteleiros e Turísitcos, Lda | Desenvolvimento de plano estratégico, marketing e plano de investimento para o Porto Neya Hotel | |
2017 | OPPA A Brasileira - Empreendimentos Imobiliários e Turísticos, Lda | Desenvolvimento de plano estratégico, marketing e plano de investimento para o Hotel A Brasileira. | |
2017 | Inovagaia | Portal Geração Empreende desenvolvido por estudantes e docentes, para a INOVAGAIA | |
2016 | Jornal entre as Artes e Letras | Desenvolvimento do sistema de frontoffice/ backoffice para o jornal Digital “As Artes entre as Letras”. | |
2015 | Inovagaia | Apoio ao processo de certificação da Inovagaia como entidade formadora | |
2014 | WeMake – Tecnologias de Informação, Lda | Desde 2014, os estudantes da UC de “Auditoria e Segurança Informática”, efetuam anualmente uma auditoria de segurança – Pentest à Empresa WeMake – Tecnologias de Informação. | |
2013 | Universidade Lusófona do Porto | Desde março de 2013, os colaboradores do Centro de Informática e Multimédia prestam serviços de consultoria ao nível da administração de sistemas e redes, bem como apoio ao serviço de Helpdesk nos Serviços de Informática da Universidade Lusófona do Porto. |
Data: 17/06/2016
No âmbito da unidade curricular de Planeamento e Organização de Eventos, a turma do CTeSP de Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração vai organizar um peddypaper, onde os participantes poderão demonstrar os seus conhecimentos relacionados com o património da cidade do Porto, ultrapassando todos os desafios que o evento lhes apresenta.
Se aceitas o desafio, este evento realizar-se-á no próximo dia 17 de Junho, em que o local de partida será o ISLA às 13h30, e tem como objetivo conhecer a cidade do Porto de uma forma dinâmica e divertida, e despertar algumas curiosidades sobre a sua cultura e os seus monumentos.
Para participar neste peddypaper é necessária uma prévia inscrição junto dos elementos da turma organizadora, através do email GTHR.ISLA2015@gmail.com, ou através do facebook criado para o evento – Peddy-Paper Isla Gaia.
Na chegada à meta será realizado um pic nic, onde pedimos a todos os participantes que no dia contribuam com algo para a realização do mesmo, podendo ser comida ou bebidas.
Aceita o desafio e inscreve-te junto da turma organizadora do evento que estará sempre disponível para te ajudar e responder a qualquer dúvida.
Contamos contigo, aparece e diverte-te!
Data: 01/06/2016
Conferência com o tema “A Responsabilidade Social das Empresas e Boas Práticas no Sector da Inspeção Automóvel”, com o orador Eng.º Paulo Areal.
Data: 12/05/2016
VI Edição do Dia da Recordação do Holocausto e “Yom Hashoah”
Decorre no próximo dia 12 Maio, quinta-feira, no auditório do ISLA Gaia-IPGT, com início às 14 horas, a VI Edição do Dia da Recordação do Holocausto e do Heroísmo “Yom Hashoah”, uma iniciativa do CEIMOM – Centro de Estudos Inter-religiosos e Turismo, e da Unidade Curricular de Património Cultural da Licenciatura em Turismo do ISLA-Gaia.
O evento conta com a moderação do Professor Doutor Artur Villares, e a presença de diversos representantes da comunidade israelita, tal como o Senhor Cônsul de Israel.
Inscrições gratuitas obrigatórias para saraargel@gmail.com
Data: 09/05/2016
Iª Conferência do Mediterrâneo no ISLA Gaia “A Crise dos Refugiados – Impacto no Mediterrâneo Oriental e na União Europeia”
Decorre no próximo dia 9 Maio, segunda-feira, no auditório do ISLA Gaia-IPGT, com início às 14 horas, a Iª CONFERÊNCIA DO MEDITERRÂNEO, uma iniciativa do CEIMOM – Centro de Estudos Inter-religiosos e Turismo, e da Unidade Curricular de Património Cultural da Licenciatura em Turismo do ISLA-Gaia.
“A Crise dos Refugiados – Impacto no Mediterrâneo Oriental e na União Europeia” é o tema central do encontro, que conta com a moderação do Professor Doutor José Pedro Teixeira Fernandes, e a presença de diversos representantes diplomáticos de países mediterrânicos.
Inscrições gratuitas obrigatórias para saraargel@gmail.com
A Academia Cisco do ISLA existe desde 2001. Foi criada com o intuito de formar técnicos especializados na área de redes por forma a responder à grande necessidade, de então e de agora, de profissionais qualificados.
O programa de formação da Academia Cisco disponibiliza o acesso ao conhecimento e habilitação aos seus estudantes através de uma forte componente prática sustentada pela reconhecida componente teórica baseada na Internet, pelo método e-learning.
A nossa Academia desdobra-se em contínuos esforços na tentativa de se demarcar dos demais pela qualidade de formação, proporcionando aos seus formandos o acesso ao Curriculum oficial dos cursos, inscrição na Academia Global, com benefícios imediatos, tais como, a imergência na comunidade de Academias Cisco bem como a possibilidade de enveredar pela carreira de Instrutor Cisco, e não menos importante, pelos seus equipamentos e materiais de apoio, sujeitos aos mais rigorosos parâmetros da Cisco Systems ®, pela qual somos acreditados como Academia Cisco.
Ser membro da Academia Cisco significa fazer parte da vasta comunidade, à escala planetária, de estudantes, técnicos e instrutores que promovem a partilha do conhecimento e experiência, útil para o presente e no futuro.
Objetivos
A Academia Cisco do ISLA têm os seguintes objetivos:
Em breve
A Cisco Systems reconhece a excelência dos instrutores da Academia Cisco do ISLA.
A Academia Cisco do ISLA-IPGT inserem-se numa estrutura mais vasta constituída pelas diferentes plataformas e meios informáticos disponíveis no ISLA de Gaia. Assim, para além dos meios informáticos genéricos (mínimo 15 computadores por laboratório c/ acesso à internet) a Academia CISCO está actualmente equipada com os seguintes equipamentos específicos:
Coloque-nos as suas dúvidas ou questões: info@islagaia.pt
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Um Centro Qualifica é uma estrutura do Sistema Nacional de Qualificações e assume um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
O Centro Qualifica destina-se a todas as pessoas que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho.
Acolhimento – inscrição do/a candidato/a (jovem ou adulto/a) e o seu esclarecimento, considerando os princípios orientadores e o âmbito de intervenção dos Centros Qualifica;
Diagnóstico – análise do perfil do/a candidato/a, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expectativas);
Informação e Orientação – identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho;
Encaminhamento – concretização do encaminhamento do/a candidato/a para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou, ainda, para um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências – RVCC (apenas possível para candidatos/as adultos/as. Caso tenham entre 18 e 23 anos, inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada), tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação;
Reconhecimento e Validação de Competências – identificação e validação de competências adquiridas ao longo da vida, em contextos de aprendizagem formais, não formais e informais;
Certificação de Competências – demonstração das competências perante um júri.
Informações
Data: 11/05/2016 às 18:30
Organização: Licenciaturas de Gestão de Empresas e Gestão de Recursos Humanos
Auditório do ISLA IPGT
Em breve mais informações
Data: 28/04/2016 às 18:30h
Organização: Licenciatura em Engenharia da Segurança do Trabalho
Auditório do ISLA IPGT
Artigo 1º | Objetivo e âmbito de aplicação
O presente regulamento tem como objetivo dar cumprimento ao artigo 14º do Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 março e aplica-se exclusivamente aos estudantes internacionais que frequentem o 1º ciclo de estudos (licenciaturas) ou 2º ciclo de estudos (integrados de mestrado) no Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA-GAIA).
Artigo 2º | Conceito de Estudante Internacional
1. É estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa.
2. Não são abrangidos pela definição de estudante internacional prevista no número anterior:
3. Não são, igualmente, abrangidos pelo conceito de estudante internacional os estudantes estrangeiros que se encontrem a frequentar um ciclo de estudos, no âmbito de um programa de mobilidade internacional, para realização de parte do mesmo numa instituição de ensino superior estrangeira com quem o ISLA-GAIA tenha estabelecido acordo de intercâmbio com esse objetivo.
Artigo 3º | Qualidade de Estudante Internacional
Os estudantes internacionais mantêm a respetiva qualidade até ao final do ciclo de estudos em que se inscreveram inicialmente ou para que transitem, com exceção dos que entretanto adquiram a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia, caso em que a produção de efeitos se aplica no ano letivo subsequente à data da aquisição da nacionalidade.
Artigo 4º | Concurso especial de acesso e ingresso
O ingresso dos estudantes internacionais é nos termos da legislação aplicável e do presente regulamento concretizado através de um concurso especial de acesso e ingresso.
Artigo 5º | Condições de acesso
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição nos ciclos de estudos, a que se refere o artigo 1º, os estudantes internacionais:
Artigo 6º | Diplomas e certificados
1. Os diplomas e certificados referidos no artigo anterior têm de evidenciar as circunstâncias da sua emissão de forma fidedigna e devem ser autenticados pelo Consulado Português no país emitente ou, se for caso disso, apostilados, nos termos da Convenção de Haia e traduzidos para a língua portuguesa por tradutor ajuramentado quando estiverem elaborados em língua diferente da portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.
2. Dos diplomas ou certificados referidos no nº 1 tem de constar, obrigatoriamente, a escala de classificação e a classificação final obtida no programa de ensino bem como que confere aos estudantes internacionais o direito de se poder candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido.
Artigo 7º | Condições de ingresso
1. Para efeito de ingresso no respetivo ciclo de estudos, os estudantes internacionais têm obrigatoriamente de relativamente aos mesmos, demonstrar:
2. A verificação da qualificação académica específica:
3. A verificação a que se referem as alíneas a) e b) do nº 1 é obrigatoriamente feita por exames escritos, eventualmente complementados por exames orais.
4. Os exames escritos são realizados na língua ou línguas em que o ensino vai ser ministrado.
5. No âmbito de cada ciclo de estudos é criado um Júri de Avaliação que é composto por dois membros do Conselho Técnico-Científico e pelo Diretor do Curso a quem cabe produzir, aprovar os modelos de exame escrito e oral, definir critérios de avaliação, bem como supervisionar o decorrente serviço de exames e ainda decidir sobre a validade da prova documental apresentada pelo candidato, no cumprimento deste regulamento e da legislação aplicável.
6. A designação dos membros do Júri de Avaliação é da competência do Conselho Técnico-Científico.
7. Todos os documentos relacionados com a verificação da satisfação das condições de ingresso, incluindo os exames escritos realizados pelos estudantes internacionais, integram o seu processo.
Artigo 8º | Vagas
1. Cabe à Entidade Instituidora, sob proposta do Diretor, fixar de modo devidamente fundamentado e por ciclo de estudos o número de vagas tendo em consideração os limites e os requisitos previstos no regime jurídico do Estudante Internacional.
2. O número de vagas, acompanhado da respetiva fundamentação, é comunicado anualmente à Direção-Geral do Ensino Superior a quem compete proceder à sua divulgação.
Artigo 9º | Candidaturas
A candidatura à matrícula e a inscrição é realizada através do concurso especial a que se refere o artigo 4º, mediante a verificação do cumprimento das condições de acesso e de ingresso previstas nos artigos 5º e 7º deste regulamento.
Artigo 10º | Apresentação de candidaturas
1. As candidaturas são apresentadas diretamente ao ISLA-GAIA, em função da prévia definição de fases e prazo de candidatura.
2. As fases e o prazo de apresentação da candidatura são anualmente fixados, pelo Diretor, ouvidos o Conselho Técnico-Científico e o Conselho Pedagógico, com a antecedência prevista na legislação aplicável em relação à data de início deste e são comunicados à Direção-Geral do Ensino Superior e divulgados no sítio da internet do ISLA-GAIA.
11º Artigo | Seriação dos candidatos
1. Os candidatos são seriados, por ciclo de estudos, através da atribuição de uma nota de candidatura na escala de 0 a 200 pontos, calculada com base na ponderação seguinte:
2. A conversão da classificação obtida no programa a que se refere a alínea a) do número anterior para a escala de 0 a 200 pontos é realizada com base na classificação final obtida no referido programa e na escala de classificação constantes do diploma ou certificado previstos no nº 2 do artigo 6º deste regulamento.
3. As classificações mínimas fixadas para o ingresso são:
4. Os candidatos serão ordenados por ordem decrescente das notas de candidatura, sendo a sua colocação concretizada nas vagas existentes.
5. Em caso de desempate tem preferência na colocação o estudante que obteve melhor classificação no exame a que se refere a alínea b) do nº 1.
6. As listas de colocação são tornadas públicas e os resultados expressos da forma seguinte:
Artigo 12º | Documentação
1. Os estudantes internacionais devem apresentar no ato de candidatura ao concurso especial de acesso e ingresso os documentos seguintes:
2. Os estudantes internacionais devem igualmente satisfazer o pagamento do emolumento respeitante à candidatura constante da tabela em vigor.
Artigo 13º | Matrícula e inscrição
1. Os candidatos colocados numa determinada seriação deverão efetuar a sua matrícula e inscrição nos sete dias úteis subsequentes à data da publicação das listas de colocação, sob pena de caducidade do resultado obtido no concurso.
2. Para efeito de matrícula os estudantes internacionais ficam obrigados a entregar a documentação legalmente prevista no que respeita à autorização de residência.
Artigo 14º | Emolumentos e propinas
Os emolumentos e propinas são fixados anualmente pela Entidade Instituidora do ISLA-GAIA, mediante tabela própria e são divulgados no sítio da internet do Instituto no prazo estabelecido para a apresentação das candidaturas.
Artigo 15º | Reingresso, mudança de curso e transferência
Aos estudantes internacionais admitidos através do regime de reingresso, mudança de curso e transferência aplica-se o Regulamento de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso do ISLA-GAIA e o correspondente regime jurídico na parte aplicável.
Artigo 16º | Integração social e cultural
Sempre que for julgado adequado e sem prejuízo de outras atividades destinadas a promover a integração académica e social dos estudantes internacionais, o ISLA-GAIA promoverá a lecionação de cursos livres de língua e cultura portuguesas e disso, em caso de aproveitamento escolar, fará constar no Suplemento ao Diploma do ciclo de estudos obtido pelos estudantes internacionais.
Artigo 17º | Informação
O ISLA-GAIA comunica à Direção-Geral do Ensino Superior nos termos e prazos por esta fixados informação sobre os candidatos admitidos e matriculados e inscritos através do concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais.
Artigo 18.º | Entrada em Vigor
O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte à sua aprovação pelo Presidente.
Criado em inícios de 2008 surgiu como medida fundamental para fazer face ao panorama adverso que se verifica actualmente no ensino superior em Portugal e atender às necessidades específicas do ISLA-IPGT.
Dadas as circunstâncias, torna-se de capital importância a existência de um espaço que privilegie o relacionamento com os potenciais candidatos ao ISLA-IPGT, cujo principal objectivo é a captação de novos alunos, através do seu “Plano Específico de Captação de Alunos”, definido e implementado todos os anos pelo gabinete desde a sua criação, bem como apoio a alunos e inserção e acompanhamento de ex. alunos no mercado de trabalho. O GRI deverá apresentar-se como o “cartão de visita da Instituição” quer a nível interno, dando provas de “saber receber”, quer a nível externo, provando “saber representar”.
Os estágios constituem um período muito importante na formação dos finalistas e recém-licenciados proporcionando-lhes a possibilidade de adquirirem formação e treino de competências para a intervenção num primeiro contacto com o mundo do trabalho, numa primeira antecipação da vida profissional.
Ao mesmo tempo, a presença dos alunos nos locais de estágio dá grande visibilidade social à Escola e representa uma ligação do ISLA-IPGT à comunidade. Assim, os estágios constituem-se como uma representação externa do ISLA-IPGT.
Estes dois aspectos, só por si, fazem com que os estágios se tornem uma questão institucional de grande importância, devendo envolver todos os Órgãos da Escola. Esses aspectos implicam também que o ISLA-IPGT observe princípios de qualidade na sua organização, gestão e avaliação dos estágios.
Como resultado das suas actividades, o gabinete mantém contactos com diversas entidades acolhedoras de estagiários e primeiros empregos.
O ISLA-IPGT encontra-se localizado na Rua Diogo Macedo n.º 192 | 4400-107 Vila Nova de Gaia.
Possuí excelentes acessibilidades para a quase totalidade de transportes públicos.
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Revisto em: 29 de maio de 2020
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