Ação Social

Sou familiar de um Colaborador do ISLA Gaia, tenho direito a algum desconto?

Consulte o Artigo 9º do Regulamento de Ação Social e verifique se se enquadra no perfil de beneficiário.

Como aciono os benefícios educacionais dos protocolos?

Os alunos têm 7 dias úteis, após a data de inscrição, para solicitar, através do preenchimento do formulário disponível aqui, os benefícios educacionais ao abrigo de protocolos. Junte comprovativo/declaração emitida pela entidade protocolada ou cópia do cartão de associado.

Para saber quais as entidades protocoladas consulte aqui.

Consulte esta informação no Regulamento de Ação Social.

Como sei quais as Entidades com que o Instituto tem protocolo de benefícios educacionais?

Pode consultar a lista de protocolos vigentes com indicação dos benefícios educacionais previstos.

Quero candidatar-me a uma bolsa da DGES. O que devo fazer?

A candidatura à Bolsa de Estudo é efetuada online, através da Plataforma BeOn.

Para concorrer à bolsa, depois de ficar colocado no ISLA Gaia e efetuar a matrícula e inscrição, deverá solicitar as credenciais de acesso (nome de utilizador e password) enviando a cópia do documento de identificação, morada completa, email e contacto telefónico para gas@islagaia.pt ou deslocar-se presencialmente Gabinete de Ação Social.

Se no ano letivo anterior concorreu a bolsa de estudo, as credenciais de acesso continuam ativas.

Se não se recorda das credenciais, solicita a recuperação da palavra passe aqui (Recuperação de Código de Utilizador e/ou Palavra-chave).

Requerimento de atribuição da bolsa de estudo para ano letivo 2022/2023 deve ser submetido: • Entre 25 de junho e 30 de setembro; • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro.

Para mais informações sobre os prazos de candidatura sugerimos que consulte o website da DGES.

Se pretender obter informações sobre outro tipo de Bolsas consulte o website do ISLA Gaia.

Questões Pedagógicas

Como posso solicitar o meu cartão de estudante?

A solicitação do cartão de estudante é efetuada através da chave móvel digital.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login. Este mecanismo associa um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.

A ativação da chave móvel digital está disponível aqui

Se tem chave móvel digital, poderá solicitar o seu cartão de estudante aqui.

Os estudantes internacionais por não possuírem cartão de cidadão e chave móvel só podem fazer o cartão de estudante presencialmente. Os estudantes devem dirigir-se a uma agência da CGD e fazer-se acompanhar de: Passaporte; Comprovativo de residência; Comprovativo de estudante no Instituto.

Como consultar as minhas notas?

Pode consultar as suas notas no netPA ou na APP Ensino Lusófona.

No netPA:

No netPA deverá aceder ao Menu - Consultar Notas.

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Em seguida:

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Na APP Ensino Lusófona:

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Onde posso levantar o meu cartão de estudante?

Os cartões associados a contas e que funcionam como cartões de débito são enviados para as moradas (residência) indicadas pelos estudantes aquando da abertura de conta.

Os cartões de estudante simples são entregues no SAA | Serviços Administrativos e Académicos. Os estudantes serão contactados para levantamento.

Preciso de entregar uma justificação de realização de exame para justificar faltas na entidade patronal. Como obter?

A justificação é preenchida no dia do exame pelo docente. Após isto, o estudante deverá deslocar-se ao SAA | Serviços Administrativos e Académicos para carimbar o documento. Caso não o faça no dia do exame, deverá solicitar esta declaração à Direção do Curso. Depois de obter o documento, deve seguir procedimento acima.

Questões Financeiras

O mês de fevereiro paga-se duas vezes? Porquê?

O mês de Fevereiro corresponde ao mês de transição entre semestres. Deste modo, a propina é dividida em duas parcelas: metade referente ao primeiro semestre e outra metade referente ao segundo semestre.

Eventuais diferenças entre os dois valores podem estar relacionadas com o número de ECTS inscritos serem diferentes em cada semestre.

Como posso obter a minha Fatura/Recibo?

Pode consultar e/ou fazer download na área pessoal do netPA, seguindo os passos abaixo:

1) Aceda ao netPA e clique em "Entrar".

faturarecibo00

2) Faça login com o seu número de aluno e password.

3) No menu Situação Financeira, clique em "Documentos faturação".

faturarecibo01

4) Na lista de documentos de faturação carregue no ícone (ver imagem abaixo), da fatura que pretende exportar. faturarecibo02

O que acontece em caso de incumprimento do pagamento das propinas (mensalidades)?

O não pagamento das propinas (mensalidades) no prazo regulamentado implica o pagamento de sobretaxas, bem como acesso limitado ao netPA – Portal de Serviços Académicos , ao Moodle e a inibição de levantar qualquer documento, declaração ou certificado.

Qual o prazo para pagar as propinas (mensalidades)?

As propinas (mensalidades) devem ser pagas até ao dia 8 de cada mês. No caso de dia 8 ser no fim-de-semana ou feriado, a data limite de pagamento passa para o dia útil seguinte.

Como posso aceder aos dados para pagamento?

1 - Aceda à opção de Pagamentos na área SITUAÇÃO FINANCEIRA.

Pagamento1

2 - Selecione o item ou itens que quer pagar e clique em Item(s) a Pagar no menu de navegação no rodapé.

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3 - Escolha um dos métodos de pagamento disponíveis e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé

  • MBWAY
  • Referência Multibanco
  • PayPal
  • Cartão de Crédito

MPagamento


Métodos de pagamento: 

MBWAY

    • Associe o número de telemóvel aderente e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé.

      mbway1

    •  Confirme o pagamento e autorização enviada para o MbWay. Só após esta confirmação é que o pagamento estará concluído.

      mbway2

 


 

PayPal

  •  Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

    pagamentos-06

Será redirecionado para uma página de pagamento PayPal, fora do ambiente netPA, onde poderá inserir em segurança os dados de pagamento e concluir o mesmo.

    •  Confirme o acesso ao terminal de pagamento externo

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  • Faça login na sua conta Paypal.

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Cartão de Crédito

  • Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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  • O modo de pagamento escolhido redireciona-o para um Terminal de Pagamento Eletrónico externo, onde irá introduzir os dados necessários para efetuar o pagamento. No final desse processo será automaticamente redirecionado para o nosso portal.

Pagamentos-100

  • Preencha todos os dados solicitados e obrigatórios para completar com sucesso a transação.

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Nota: O funcionamento do Terminal de Pagamento Eletrónico é da exclusiva responsabilidade do seu fornecedor e todas as dúvidas ou questões relativas ao processo que se segue devem ser feitas ao mesmo. O pagamento do(s) item(s) fica sujeito à confirmação do fornecedor deste serviço. No caso do pedido ser recusado deverá contactar o banco, ou entidade emissora do seu cartão, para obter esclarecimentos adicionais.


 

Referência Multibanco

    • Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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      pagamentos-013

  • Caso não esteja correta a seleção do método de pagamento, poderá voltar ao menu de seleção do método de pagamento, selecionando a opção cancelar.

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Nota: Será gerada uma única referência para o pagamento dos itens selecionados. A referência tem uma validade de 48h após a sua emissão.

Quero anular a minha matrícula, como posso fazer? O que tenho que pagar?

Para anular a inscrição no ano letivo, deverá efetuar um pedido de Anulação de Unidades Curriculares no seu netPA, seguindo os procedimentos descritos aqui.

Se este procedimento for solicitado após três meses de início do semestre, terá que efetuar o pagamento integral do semestre em questão. Caso haja unidades curriculares anuais, a anulação das mesmas pressupõe o seu pagamento até ao final do ano letivo. Caso tenha valores em dívida, deverá liquidar os mesmos ou solicitar plano de pagamento de forma a anular a inscrição no ano letivo. Caso não esteja abrangido pelas situações anteriormente referidas, a anulação da inscrição no ano letivo não tem encargos. 

Deverá consultar o art.º 10º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos.

Questões Administrativas

Como recuperar, obter e alterar a senha, password de aluno, docente ou professor?

Para obter a password de aluno, que dá acesso às plataformas administrativas e pedagógicas (netPA e Moodle) consulte os passos seguintes.

    • Aceda ao netPA - Entrar, escolha a opção "Esqueceu a palavra passe".

      recuperar passe foto 1

    • De seguida, introduza o seu código de aluno alfanumérico sem espaços, (a22xxxxx) e clique na opção Iniciar processo de definição de password.

      recuperar passe foto 2

    • Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o email registado na ficha de aluno.

Recomendamos que adicione o email gestao.utilizadores@mail.ulusofona.pt à lista de endereços fidedignos, e verifique na diretoria de spam se existem emails enviados do endereço de recuperação.

Como procedo para solicitar equivalências/creditação de competências?

O pedido de equivalências/creditação de competências é solicitado presencialmente junto dos Serviços Académicos e Administrativos. O pedido só pode ser realizado enquanto candidato ou enquanto estudante. Para mais informações, nomeadamente os prazos para o pedido e os documentos necessários sugerimos a consulta o Regulamento de Creditação de Competências.

Como efetuar um pedido no netPA?

1) Aceda ao netPA com os seus dados de aluno.

2) Clique em "Atividades Letivas" - "Requisitar Pedidos".

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3) Selecione um dos tipos de pedidos que pode efetuar (ver lista abaixo) e clique em seguinte.

      1. Adiamento de entrega de dissertações/teses
      2. Alteração de dados de faturação
      3. Anulação de inscrição da(s) unidade(s) curricular(es)
      4. Conteúdos Programáticos do curso (FUC)
      5. Conteúdos Programáticos por Unidade Curricular (FUC)
      6. Cópia de Prova de Exame
      7. Declaração de dívida
      8. Declaração de inscrição para aluno externo estrangeiro | Internacional
      9. Declaração de inscrição para estudante estrangeiro Internacional
      10. Declaração de matrícula para estudante estrangeiro | Internacional
      11. Estatuto trabalhador estudante - entrega de documentação
      12. Inscrição a exames de época especial
      13. Inscrição a unidades curriculares
      14. Questões Financeiras
      15. Revisão de Classificação de Prova Avaliação Contínua
      16. Revisão de Classificação de Prova Exames

4) Descreva neste campo a informação necessária para cada um dos pedidos. Consulte o descritivo no pedido que pretende efetuar da informação que deve constar. Após preenchido clique em seguinte.

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5) Verifique o seu pedido e se estiver completo clique em confirmar. Caso pretenda pode voltar atrás clicando em anterior. requisitapedido3

6) Após confirmar surge no ecrã a imagem de confirmação de registo do pedido (ver imagem abaixo).

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Lembretes: 

  • Para solicitar o estatuto trabalhador-estudante poderá efetuar upload das declarações. 
  • Quando efetuar um tipo de pedido e até receber resposta ao mesmo não será possível efetuar novo pedido com o mesmo assunto de forma a melhorarmos a gestão dos pedidos e respetivas respostas. 
Como obter o estatuto de trabalhador-estudante? Como faço?

Para beneficiar do estatuto de trabalhador-estudante deve solicitar na área dos pedidos via netPA, mediante a apresentação de documentação original ou devidamente validada, independentemente do vínculo laboral (entidade pública, privada, ou conta própria) para o ano letivo em curso, no ato da matricula/inscrição do 1º ou 2º semestre. Se não for possível, deverá ser feito no prazo máximo de 20 dias úteis (a contar do início do ano letivo/início do 2º semestre). Consulte os procedimentos para requisitar um pedido em netPA aqui.

Se for trabalhador por conta de outrem têm de apresentar os seguintes documentos:

  • Declaração, emitida pela entidade patronal, na qual deve constar, a identificação completa da mesma, o nome do trabalhador, o tipo de contrato de trabalho e o número de beneficiário da segurança social do trabalhador;
  • Declaração, emitida pela Segurança Social (ou estrutura equivalente), comprovativa da inscrição e da efetivação de descontos.
Se for trabalhador por conta própria têm de apresentar os seguintes documentos:
  • Declaração, emitida pelo Serviço de Finanças, comprovativa do início de atividade e de que mantém a atividade;
  • Declaração, emitida pela Segurança Social (ou estrutura equivalente) comprovativa da situação contributiva regularizada.
Se for trabalhador em Entidade Pública têm de apresentar os seguintes documentos:
  • Declaração da Entidade Patronal que ateste a situação profissional, horário de trabalho e data de início de funções, devidamente autenticada com o carimbo, datada e assinada.
Se estiver a realizar formação profissional, estágios ou programas de ocupação temporária têm de apresentar os seguintes documentos:
  • Declaração, emitida pelo IEFP, centro de emprego, entidade promotora do curso ou entidade que concede o estágio, mencionando as datas em que o mesmo teve início e em que terminou ou vai terminar, devidamente autenticado (desde que com duração igual ou superior a seis meses).
Nota:

Como obter a Declaração da situação contributiva da Segurança Social 

1 - Aceda à Segurança Social Direta e escolha a opção "Situação Comprovativa".

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2  - Obtenha a Declaração de situação contributiva.

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3 - Descarregue a declaração.

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Como posso realizar ou renovar a inscrição?

1- Aceder ao netPA - Portal de Serviços Académicos.

2- No menu Atividades Letivas escolha: Matrícula/Inscrição.

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3- Escolha: Iniciar Matrícula/Inscrição.

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4- Aceite os termos e condições de utilização.

Realizar Renovar3

 

5- Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte.

Realizar Renovar4

 

6- Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte

Realizar Renovar5

Realizar Renovar6

 

7- Confirme.

Realizar Renovar7

 

8- Pode agora imprimir para PDF o seu comprovativo.

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Nota: Os Alunos Externos (1ª vez) devem preencher o Boletim de Inscrição e efetuar o seu upload no Portal do Candidato. No caso em que já estiveram inscritos como Alunos Externos devem verificar a sua situação no SAA | Serviços Académicos e Administrativos.

Como inscrever-me em exames no netPA? Atenção:
  • Para se inscrever a exame a sua nota anterior deverá ter sido lançada em netPA pelo docente;
  • Tem de ter a sua situação financeira regularizada;
  • Tem de ter preenchido os inquéritos pedagógicos.

  1. Aceda ao netPA e clique na opção: Inscrição a Exames.
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2 - Selecione a opção + Inscrever a exames.

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3 - Escolha a época de exame a que se pretende inscrever.

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4 - Selecione as disciplinas às quais se pretende inscrever. Após gravar a inscrição está concluída.

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Para garantir que efetuou o processo corretamente, tem de voltar à página principal e aceder a pagamentos na situação financeira e o emolumento do exame estará a pagamento. Tem de efetuar o pagamento para garantir a sua inscrição.

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Quero atualizar os meus dados pessoais. Como posso proceder?

Faça login no netPA e clique em "Minhas informações" - "Dados pessoais" - "Submeter".

Se a alteração for do documento de identificação, deverá ser realizada de forma presencial nos Serviços Académicos e Administrativos, ou através de envio do comprovativo por e-mail para saa@islagaia.pt remetido através do endereço de e-mail que consta no processo de aluno.

Necessito do programa das unidades curriculares que frequentei, onde os posso obter?

Deverá solicitar no seu netPA, em Requisitar Pedidos. 

Se já não tem acesso ao netPA poderá solicitar o documento através do email saa@islagaia.pt.

Deverá identificar claramente as unidades curriculares das quais pretende o programa.

Posso solicitar anulação a unidades curriculares?

Sim, desde que as mesmas pertençam ao ano letivo em curso. O pedido é efetuado através de Requisitar Pedido no netPA - Portal de Serviços Académicos. A anulação produz efeitos a partir da data do pedido.

Aconselhamos a consulta do art.º 10º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos.

Há congelamento de matrícula?

Não. O que pode solicitar é anulação da inscrição do ano letivo. A anulação é solicitada através de um pedido efetuado no netPA - Portal de Serviços Académicos

Para que serve o pedido de questões financeiras?

Este pedido deve ser utilizado para todos os assuntos relacionados com a área financeira, por exemplo, associação de valores na sua conta de estudante, valores a recuperar após anulação de inscrição, esclarecimento sobre valores de campanhas não lançados, entre outros.

O pedido é solicitado na secção Requisitar Pedidos, selecionado a opção Questões Financeiras.

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