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ISLA IPGT 15789

Conceção de Aplicações para Dispositivos Móveis

Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Conceção de Aplicações para Dispositivos Móveis insere-se no âmbito da computação móvel e é de extrema importância dada a pertinência da sua atualidade.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à Computação Móvel Vantagens Restrições Caracterização e evolução dos dispositivos móveis 2. Conceção de dispositivos móveis, testes e guidelines Análise de Tarefas Modelos Mentais e Conceptuais Prototipagem(alta e baixa fidelidade) Avaliação de Usabilidade Guidelines genéricas 3. Desenvolvimento de aplicações Conceção e Desenvolvimento Linguagens de programação Tecnologias utilizadas Linguagens nativas Linguagens hibridas com HTML5 (HTML + CSS + JS), Bootstrap, Dart Ferramentas de desenvolvimento: XCODE, Visual Studio Code 4.Metodologias de desenvolvimento 5. Empacotamento, distribuição e instalação de aplicações móveis
  • ObjectivosObjectives
    Adquirir competências na área da computação móvel, que representa uma mudança do paradigma anterior, mais centrado no desenvolvimento de sistemas informáticos centrados em computadores de secretária. Conceber, desenvolver, avaliar, distribuir e instalar sistemas Informáticos, caracterizados pela mobilidade dos seus utilizadores
  • BibliografiaBibliography
    “Human Computer Interaction”, Cap. 15, Alan Dix “Task-Centered User Interface Design”, Cap.1 e 2, Clayton Lewis, John Rieman Heuristic Evaluation, http://www.nngroup.com/topic/heuristic-evaluation/, Jakob Nielsen “Human Computer Interaction”, Cap. 5, Alan Dix “The Essential Guide to User Interface Design”, 3rd Ed., Wilbert Galitz Fling, Brian, Mobile Design and Development, OReilly , 2009 BROCKSCHIMIDT, kraig, Programming Windows 8 APss with HTML, CSS and Javascript, 2013, MicrosoftPress. Petzold, Charles, Programming Windows Phone 7, Microsoft Press, 2010 Juntao Yuan, Michael, Sharp, Kevin, Developing Scalable Series 40 Applications: A Guide for Java Burnette, Ed, Hello, Android (3rd Edition), The Pragmatic Programmers, 2010 Mehta, Nirav, Mobile Web Development, Pakt Publishing, 2008 Rischpater, Ray, Beginning Java ME Platform, Apress, 2008 Queiros, Ricardo, Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações, FCA, 2013  
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): O PBL envolve os alunos na resolução de problemas reais. Eles trabalham em projetos que requerem pesquisa, colaboração e apresentação de soluções. Isso estimula a aprendizagem autónoma e o desenvolvimento de habilidades práticas. Aprendizagem Personalizada(AP):A AP usa a tecnologia para adaptar o ensino ao ritmo e estilo de aprendizado de cada aluno. Isso é feito por meio de softwares e plataformas que oferecem conteúdo sob medida e feedback individualizado.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não