ISLA IPGT 15788
Desenvolvimento Web Dinâmico
Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationNa unidade curricular os estudantes devem adquirir os conceitos para desenvolver websites dinâmicos utilizando diversas linguagens e tecnologias, tanto do lado do cliente como do lado do servidor.
-
ProgramaProgramme1. Servidores Web Protocolo HTTP IIS Apache 2. Desenvolvimento de sítios Web Dinâmicos Tecnologias de servidor Arquitectura .NET para web ASP.NET Entity Framework AJAX / JSON Abordagem de outras tecnologias de servidor Software/Ferramentas de código livre 3. ASP.NET Controlos de validacao Ciclo de vida de uma pagina Acesso a dados ADO.NET Controlos de dados Valores entre Forms Master Pages Controlos Navegação Segurança 4. Abordagem das tecnologias da Web Conceitos Tecnologias Representativas 5. Integração Web Services Uso de Frameworks para várias tecnologias web 6. Segurança de Aplicações Webecnologias da Web
-
ObjectivosObjectivesProgramar páginas Web dinâmicas, utilizando diversas linguagens e tecnologias, tanto do lado do cliente como do lado do servidor. Desenvolver portais, BackOffice e sistemas de informação via web. Estudar a linguagem Web de servidor ASP.NET. Identificar os conceitos envolvidos na criação, avaliação e manutenção de sistemas-Web. Desenvolver de raiz um sistema CRUD. Utilização de ferramentas de código livre.
-
BibliografiaBibliographyABREU, Luís e CARREIRO, João, ASP.NET 4.0 - Curso Completo, FCA, 2011 ABREU, Luís e CARREIRO, João, ASP.NET MVC, FCA, 2011 ABREU, Luís, Ajax com ASP.NET Curso Completo, FCA, 2006 ABREU, Luís, ASP.NET MVC, FCA, 2013 HOMER, Alex, ASP.NET 2.0 Illustrated 2006, Addison Wesley Professional, 2006 MARQUES, Paulo e PEDROSO, Hernâni, C# 2.0, FCA, 2005 MOREIRA, José Joaquim, Sebenta Tecnologia e Prática Web II, ISLA-Gaia, 2007
-
MetodologiaMethodologyIncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão