Skip to main content

ISLA IPGT 15779

Design e Comunicação Multimédia

Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta Unidade Curricular tem com objetivo principal proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente e prática dos princípios e técnicas essenciais relacionados ao design e comunicação multimédia. Os estudantes aprenderão a trabalhar com ferramentas e técnicas essenciais para criarem elementos visuais, como logótipos, identidades visuais e materiais de marketing. As competências que irão adquirir podem ser aplicadas em agências de design, empresas de tecnologia, ou em qualquer outro contexto que envolva a criação de conteúdo visual e multimédia.
  • ProgramaProgramme
    1. Design      1.1. Princípios de Design Gráfico              1.1.1. Ênfase              1.1.2. Equilíbrio e Alinhamento              1.1.3. Contraste              1.1.4. Repetição              1.1.5. Proporção              1.1.6. Movimento              1.1.7. Espaço branco      1.2. Identidade Visual               1.2.1. Componentes da marca              1.2.2. Significado das cores              1.2.3. Fontes tipográficas              1.2.4. Elementos do manual de Identidade Visual              1.2.5. Aplicação da Identidade Visual      1.3. Ferramentas de Design: Adobe Photoshop e Adobe Illustrator  2. Multimédia      2.1. Conceitos e Definição      2.2. Adaptação dos conteúdos multimédia para cada plataforma 
  • ObjectivosObjectives
    No final da frequência desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: Compreender os Princípios Fundamentais de Design e Multimédia: Demonstrar uma compreensão sólida dos princípios essenciais que sustentam o design e a multimédia, incluindo conceitos de composição, cor, tipografia e layout. Demonstrar Aptidões Criativas e Técnicas de Design: Aplicar competências criativas e técnicas de design na criação de elementos visuais, como logótipos, materiais de marketing e conteúdo multimédia. Desenvolver Identidades de Marca Eficazes: Criar identidades de marca eficazes que representem de forma clara e distintiva uma organização, produto ou serviço, abrangendo a criação de logótipos, guias de estilo e diretrizes de uso da marca.
  • BibliografiaBibliography
    Chavez, C. (2022). Adobe Photoshop Classroom in a Book (2023 release). Adobe press. Heller, E. (2021). A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. Olhares. Wheeler, A. (2017). Designing Brand Identity: An Essential Guide For The Whole Branding Team. John Wiley & Sons INC. White, A. W. (2022). The elements of graphic design: Space, Unity, Page Architecture, & Type. Simon and Schuster. Wood, B. (2022). Adobe Illustrator Classroom in a Book (2023 release). Adobe press.  
  • MetodologiaMethodology
    A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma abordagem inovadora e altamente eficaz para o ensino de Design e Multimédia. Neste modelo, os estudantes não são meros observadores passivos de informações, mas sim participantes ativos na criação de conteúdo visual. Esta metodologia imerge os estudantes no contexto prático da produção de conteúdo de design e multimédia, estimulando a aquisição de técnicas especializadas, o desenvolvimento da criatividade e o fomento do trabalho colaborativo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não