Skip to main content

ISLA IPGT 12368

Marketing e Estratégia Empresarial

Contabilidade e Gestão (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular visa munir os estudantes com ferramentas teórico-práticas que lhes permita uma compreensão abrangente e aplicação eficaz do processo de gestão de marketing e gestão estratégica nas suas diferentes etapas a diferentes realidades práticas, tendo em conta uma visão holística e sistémica da empresa.  
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos   O Marketing O Mercado. Análise da Concorrência Estratégias Básicas de Marketing A Gestão de um Departamento de Marketing Conceitos de Estratégia Vantagens Competitivas A Envolvente Externa da Empresa Factores da Envolvente por Dimensão Globalização da Economia Redefinição Estratégica da Empresa
  • ObjectivosObjectives
    Dotar os alunos de conhecimento e domínio sobre os conceitos base e transversais de marketing, e das técnicas mais relevantes utilizadas neste domínio, aplicado ao mercado empresarial, bem como a identificação da relevância concreta da filosofia e dos processos de marketing nas organizações.
  • BibliografiaBibliography
    Lendrevie, J. et al, Mercator, (2004), 9ª edição, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2000. Lovelock, C. & Wirtz, J. (2007), Services Marketing: People, Technology, Strategy, 6th Edition, Pearson.   Kotler,P. & Keller, D,. (2007). "Marketing Management"- 12Ed, Prentice-Hall.   Textos de especialidade em suporte à realização dos trabalhos, particularmente, artigos de Marketing./ Texts of specialty support for carrying out the work, particularly, papers of marketing.   Cohen, W. A. (2010). Liderança segundo Peter Drucker. Rio de Janeiro, Brasil: Campus / Elsevier.   Gupta, P. (2008). Inovação Empresarial no seculo XXI. Porto, Portugal: Vida Economica.
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia de ensino: Aulas teóricas - Método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos individuais e em grupo. Apresentações de trabalhos e discussão - Método activo e participativo Metodologia de avaliação: a) Avaliação Curricular (de acordo com o Regulamento Pedagógico do CTeSP) Teste de avaliação Global (TAG) (45%, nota mínima 7) Realização e apresentação de um trabalho (45%, nota mínima 7) Assiduidade e Atitudes (10%) Teste de avaliação Global - Última aula. Apresentação e defesa dos Trabalhos: ´Penúltima aula. b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação. Observações: - Não serão efectuadas provas orais nesta Unidade Curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não