Âmbito

Os padrões europeus para a qualidade no ensino superior estabelecem que as instituições deverão dispor de uma política e procedimentos para a garantia da qualidade, designadamente dos seus programas e graus, e que, para o efeito, deverão desenvolver e implementar uma estratégia para a melhoria contínua da qualidade. Estabelecem ainda que a estratégia política e procedimentos referidos deverão ter um estatuto formal, estar publicamente disponíveis e prever um papel relevante para os estudantes e demais parceiros.

Nas orientações associadas aos padrões europeus é recomendado que a declaração de política institucional para a qualidade inclua, nomeadamente, a estratégia institucional para a qualidade e os padrões de qualidade, a organização do sistema de garantia da qualidade, as responsabilidades de unidades orgânicas e de pessoas na garantia da qualidade, incluindo os estudantes, e as formas de implementação, monitorização e revisão da política para a qualidade.

O sistema interno de Gestão da qualidade no ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (SIGQ-ISLA) orienta-se pelas indicações fornecidas pelos padrões europeus e demais determinações constantes do regime jurídico nacional.

 

Mapa de Processos

Matriz de Correspondência entre Referenciais A3ES e ISO 9001

 

Projeto Científico, Cultural e Pedagógico

 

O projeto científico, cultural e pedagógico do ISLA Gaia consubstancia-se na promoção do conhecimento científico e tecnológico nas diferentes áreas do saber, nomeadamente: Educação; Artes e humanidades; Ciências sociais, comércio e direito; Ciências, matemática e informática; Engenharia, indústrias transformadoras e construção; e Serviços.

O ISLA Gaia tem por missão desenvolver o ensino baseado na aquisição de competências, a investigação científica e tecnológica, e a prestação de serviços à comunidade, contribuindo para a valorização profissional, social e cultural dos seus recursos humanos.

O ISLA Gaia tem como principais objetivos:

  • Promover o ensino superior politécnico nas áreas científicas que ministra;
  • Promover a difusão cultural na comunidade onde está inserido;
  • Privilegiar a investigação científica e tecnológica;
  • Desenvolver serviços de apoio à comunidade;
  • Participar em redes internacionais de formação de ensino superior e de investigação;
  • Promover a mobilidade internacional da comunidade académica.

 

Sistemas de Informação

O Portal da Qualidade da Instituição constitui-se hoje como um sistema integrado, suportado em base de dados Oracle, resultante do esforço e cooperação entre a Instituição e os seus dois fornecedores de ERP – Digitalis e Indra Company. Neste projeto de integração de soluções foi possível agregar os dados próprios e específicos de cada fonte de informação em indicadores mensuráveis e geridos em plataforma de Business Intelligence, garantindo, por um lado, a monitorização dos mesmo e respetivas ações corretivas e, por outro, a concretização do Portal da Qualidade da Instituição (NetQ@).

Diagrama SI Qualidade

diagrama 1

 

Documentos de suporte ao SIGQ

 Manual da Qualidade

 Manual de Apoio ao SIGQ

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Acesso

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