Skip to main content

SIGQ - Sistema Interno de Gestão da Qualidade

Âmbito

Os padrões europeus para a qualidade no ensino superior estabelecem que as instituições deverão dispor de uma política e procedimentos para a garantia da qualidade, designadamente dos seus programas e graus, e que, para o efeito, deverão desenvolver e implementar uma estratégia para a melhoria contínua da qualidade. Estabelecem ainda que a estratégia política e procedimentos referidos deverão ter um estatuto formal, estar publicamente disponíveis e prever um papel relevante para os estudantes e demais parceiros.

Nas orientações associadas aos padrões europeus é recomendado que a declaração de política institucional para a qualidade inclua, nomeadamente, a estratégia institucional para a qualidade e os padrões de qualidade, a organização do sistema de garantia da qualidade, as responsabilidades de unidades orgânicas e de pessoas na garantia da qualidade, incluindo os estudantes, e as formas de implementação, monitorização e revisão da política para a qualidade.

O sistema interno de Gestão da qualidade no ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (SIGQ-ISLA) orienta-se pelas indicações fornecidas pelos padrões europeus e demais determinações constantes do regime jurídico nacional.

Mapa de Processos

Matriz de Correspondência entre Referenciais A3ES e ISO 9001

Projeto Científico, Cultural e Pedagógico

O projeto científico, cultural e pedagógico do ISLA consubstancia-se na promoção do conhecimento científico e tecnológico nas diferentes áreas do saber, nomeadamente: Educação; Artes e humanidades; Ciências sociais, comércio e direito; Ciências, matemática e informática; Engenharia, indústrias transformadoras e construção; e Serviços.

O ISLA tem por missão desenvolver o ensino baseado na aquisição de competências, a investigação científica e tecnológica, e a prestação de serviços à comunidade, contribuindo para a valorização profissional, social e cultural dos seus recursos humanos.

O ISLA tem como principais objetivos:

  • Promover o ensino superior politécnico nas áreas científicas que ministra;
  • Promover a difusão cultural na comunidade onde está inserido;
  • Privilegiar a investigação científica e tecnológica;
  • Desenvolver serviços de apoio à comunidade;
  • Participar em redes internacionais de formação de ensino superior e de investigação;
  • Promover a mobilidade internacional da comunidade académica.

Sistemas de Informação

O Portal da Qualidade da Instituição constitui-se hoje como um sistema integrado, suportado em base de dados Oracle, resultante do esforço e cooperação entre a Instituição e os seus dois fornecedores de ERP – Digitalis e Indra Company. Neste projeto de integração de soluções foi possível agregar os dados próprios e específicos de cada fonte de informação em indicadores mensuráveis e geridos em plataforma de Business Intelligence, garantindo, por um lado, a monitorização dos mesmo e respetivas ações corretivas e, por outro, a concretização do Portal da Qualidade da Instituição (NetQ@).

 

Diagrama SI Qualidade


Ensino

O preenchimento da Ficha da Unidade Curricular (FUC) é da responsabilidade do(a) respetivo(a) docente e, no caso da unidade curricular (UC) ser lecionada por mais que um(a) docente, do(a) respetivo(a) docente responsável.

A FUC inclui a seguinte informação:

  • A designação e código da UC;
  • A designação e código dos cursos em que a UC se insere;
  • Os objetivos de aprendizagem (competências a desenvolver na UC);
  • Os conteúdos programáticos;
  • A carga letiva, expressa em termos de horas de contacto, trabalho individual e número de créditos;
  • As metodologias de ensino/aprendizagem utilizadas;
  • O método e critério detalhados de avaliação;
  • A bibliografia (base e a bibliografia adicional recomendada);
  • Os docentes da UC;
  • Os horários de funcionamento das aulas e os horáros de atendimento de cada docente.

Exemplo de Ficha de Unidade Curricular (FUC)


Os relatórios têm como objetivo a caracterização, de forma resumida e sistemática, da organização e do funcionamento do ensino, através de dados obtidos automaticamente e de informação adicional resultante de reflexão elaborada por parte das equipas docentes e das comissões de curso.

O Relatório de Unidade Curricular (RUC) tem como objetivo apresentar resumidamente uma avaliação global do funcionamento da UC, em que se identificam práticas pedagógicas relevantes e a aquisição de competências por parte dos estudantes, e se definem planos de melhoria sempre que os resultados sejam considerados insatisfatórios.

Exemplo de Relatório de Unidade Curricular (RUC)


O objetivo principal do Relatório Anual de Ciclo de Estudos (RAC) é caracterizar, de forma resumida e sistemática, a organização e o funcionamento do curso, através de dados obtidos automaticamente e de informação adicional resultante de reflexão elaborada por parte da direção do curso.

Exemplo de Relatório de Avaliação de Curso (RAC)


Recursos Humanos

No domínio politécnico, a Avaliação de Desempenho dos Docentes inscreve-se no quadro ordenador das matérias de natureza científica e pedagógica de cada estabelecimento de ensino.

No ISLA este processo tem como referência cimeira o plano estratégico de desempenho científico, pedagógico e cultural, garantindo uma avaliação rigorosa da qualidade do ensino, assente, naturalmente, numa orientação metodológica de escrupulosa responsabilização pessoal e institucional.

Regulamento de Avaliação do Pessoal Docente

O processo de avaliação tem como objetivo principal a valorização do desempenho dos trabalhadores e a melhoria contínua da sua atividade, em cumprimento da missão e objetivos do ISLA.

Regulamento de Avaliação do Pessoal não Docente


Documentos de suporte ao SIGQ

 Manual da Qualidade

 Manual de Apoio ao SIGQ