Candidaturas

 

  

Dados e Estatísticas do Curso

Diretora

Ana Paula Gomes de Sousa Pinto Guimarães

Descrição geral

O curso pretende qualificar técnicos/as superiores profissionais que de forma autónoma ou integrados numa equipa, concebam, planeiem e desenvolvam soluções de informação e comunicação recorrendo a tecnologias multimédia sob a forma de produtos multimédia integrados e interativos, para media fixa, dispositivos móveis e para web.

Atividades principais

  • Coordenar a conceção técnica e o planeamento de projetos de sistemas e produtos multimédia
  • Coordenar processos de produção multimédia, garantindo padrões de qualidade
  • Criar imagens gráficas para projetos de design gráfico
  • Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia
  • Conceber e produzir efeitos visuais em áudio e vídeo
  • Planificar, desenhar e desenvolver sítios web - do lado do cliente e do lado do servidor
  • Aplicar técnicas SEO (Search Engine Optmization)
  • Modelar e animar objetos 3D
  • Conceber, produzir e desenvolver projetos de animação multimédia 2D e 3D
  • Conceber panorâmicas e visitas virtuais
  • Aplicar estratégias de marketing e comunicação
  • Conceber e desenhar bases de dados
  • Proceder ao desenvolvimento de aplicações / produtos multimédia integrados e interativos, para media fixa, dispositivos móveis, web e eLearning
  • Conceção de aplicações para dispositivos móveis
  • Conceber e produzir interfaces para sistemas de e-learning, comércio eletrónico, portais empresariais, jogos, intranets e extranets.
  • Efetuar a instalação e administração de sistemas web open source

Conhecimentos

  • Conhecimentos fundamentais de língua e cultura portuguesa
  • Conhecimentos fundamentais de língua inglesa
  • Conhecimentos fundamentais de cálculo computacional
  • Conhecimentos fundamentais de gestão e organização de empresas
  • Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança
  • Conhecimentos profundos dos princípios da comunicação visual
  • Conhecimentos especializados de fotografia e técnicas fotográficas
  • Conhecimentos especializados de ilustração digital
  • Conhecimentos profundos de técnicas de captação, tratamento e otimização de imagens digitais
  • Conhecimentos profundos de técnicas de captação, tratamento e otimização de som digital
  • Conhecimentos especializados de técnicas de edição e pós-produção vídeo
  • Conhecimentos especializados de elaboração de guiões e storyboards
  • Conhecimentos especializados de técnicas de modulação 3D
  • Conhecimentos especializados de técnicas de animação multimédia em 2D e 3D
  • Conhecimentos especializados técnicos de construção de panorâmicas e visitas virtuais
  • Conhecimentos fundamentais de redes de dados
  • Conhecimentos profundos de desenho, conceção e programação de bases de dados
  • Conhecimentos profundos de algoritmia e estruturas de dados
  • Conhecimentos profundos da metodologia de programação orientada objetos
  • Conhecimentos especializados de técnicas de construção e desenvolvimento de sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
  • Conhecimentos especializados de desenho e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
  • Conhecimentos especializados de instalação e administração de sistemas web open source

Aptidões

  • Identificar, selecionar os equipamentos e as tecnologias adequados para conceber e desenvolver produtos multimédia
  • Planificar uma aplicação multimédia
  • Conceber o design de aplicações multimédia
  • Desenvolver arte gráfica
  • Aplicar as tecnologias de conceção e produção de efeitos visuais, som e vídeo
  • Desenvolver animações multimédia 2D e 3D
  • Aplicar tecnologias de panoramicas e visitas virtuais
  • Construir algoritmos adequados à solução de problemas de trabalho
  • Implementar os algoritmos numa linguagem de programação
  • Administrar e conceber bases de dados
  • Desenvolver sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
  • Planear, desenhar e desenvolver aplicações interativas, para media fixa, dispositivos móveis, Web e eLearning de forma integrada.
  • Programar aplicações para dispositivos móveis
  • Planear, selecionar, instalar e administrar sistemas web open source

Atitudes

  • Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
  • Demonstrar capacidade de trabalho em equipa
  • Demonstrar capacidade de planificação e organização
  • Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
  • Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa
  • Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
  • Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação

Condições de acesso

Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:

  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
  • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS

A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

Vagas

20 estudantes

Local / Horário

Vila Nova de Gaia e Penafiel (Laboral)

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:

  • Matemática
  • Português
  • Informática
 

Plano de Estudos

Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Língua e Cultura Portuguesa 50 4 1.º ano
Língua Inglesa 50 4 1.º ano
Métodos Quantitativos 50 4 1.º ano
Gestão das Organizações 25 3 1.º ano
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 25 3 1.º ano
Design e Comunicação Multimédia 25 4 1.º ano
Fotografia e Ilustração digital 50 5 1.º ano
Desenho vetorial 50 5 1.º ano
Audio e Vídeo 50 5 1.º ano
Redes de Comunicação de Dados 25 3 1.º ano
Bases de Dados 25 3 1.º ano
Programação SQL 50 4 1.º ano
Algoritmia 50 5 1.º ano
Programação Orientada a Objetos 25 3 1.º ano
Desenvolvimento Web Estático 50 5 1.º ano
Animação Multimédia 50 4 2.º ano
Modelação 3D 50 4 2.º ano
Animação 3D 25 3 2.º ano
Tecnologias Multimédia Avançadas 25 3 2.º ano
Projeto Integrado de Multimédia 50 6 2.º ano
Desenvolvimento Web Dinâmico 50 4 2.º ano
Conceção de Aplicações para Dispositivos Móveis 25 3 2.º ano
Sistemas de Gestão de Conteúdos 25 3 2.º ano
Estágio 600 30 2.º ano

Creditações académicas para prosseguimento de estudos para as licenciaturas em (cursos 1º ciclo)

 

Engenharia Informática

Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
Fundamentos de Programação 6     1º ano 1º sem
Fundamentos de Base de Dados 6      
Matemática I 6      
Arquitetura de Computadores 3      
    Álgebra Linear 5  
    Fundamentos de Física 4  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6 1º ano 2º sem
    Programação de Base de Dados 6  
    Matemática II 6  
Tecnologias Multimédia 5      
    Sistemas Digitais 3  
    Sistemas Operativos 4  
    Programação Orientada a Objetos 6 2º ano 1º sem
    Redes e Comunicação de Dados I 6  
Programação Web - Cliente 6      
Análise e Modelação de Sistemas 3      
Arquitetura de Sistemas de Informação 3      
    Estatística 6  
    Programação Avançada 6 2º ano 2º sem
    Redes e Comunicação de Dados II 6  
Programação Web - Servidor 6      
    Engenharia de Software 3  
    Programação Dispositivos Móveis 6  
    Interfaces e Usabilidade 3  
    Laboratório de Programação 6 3º ano 1º sem
    Inteligência Artificial 6  
Gestão das Organizações 5      
Gestão de Projetos 5      
    Tecnologias Web Avançadas 3  
    Projecto de Engenharia Informática 5  
    Sistemas Distribuidos 3 3º ano 2º sem
    Segurança Informática 3  
    Comércio Electrónico e Marketing Digital 4  
    Projecto Aplicado de Engenharia Informática 20  

 

Multimédia

Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
     Teoria da Comunicação Multimédia 1º ano 1º sem
     Fundamentos de Design  
 Representação de Elementos Multimédia 6      
Fundamentos de Programação 6      
    Matemática Discreta e Álgebra Linear 6  
Design e Comunicação Visual      1º ano 2º sem
    Laboratório de Fotografia 6  
    Argumento 6  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6  
 Base de Dados      
    Laboratório de Audio 6  2º ano 1º sem
    Design de Interfaces  
Laboratório de Animação      
    Programação Orientada a Objetos  
Programação Web - Cliente      
Laboratório de Vídeo      2º ano 2º sem
    Projeto Integrador  
    Tecnologias de Interação  
Programação Web - Servidor      
    Programação Dispositivos Móveis 6  
Modelação e Animação 3D     3º ano 1º sem
    Pós-Produção 6  
    Gestão de Projetos   
    Desenvolvimento de Aplicações Multimédia 6  
    Projeto de Conceção Multimédia 7  
    Sistemas de Gestão de Conteúdos 6 3º ano 2º sem
    Comércio Eletrónico e Marketing Digital 4  
    Legislação e Autoria  
    Projeto Aplicado de Multimédia 15   

Informática para Comércio Eletrónico

Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
Análise Matemática     1º ano 1º sem
    Álgebra Linear  
    Introdução ao Comércio e Negócio Eletrónico  
    Metodologias de Pesquisa e Investigação  
Fundamentos de Programação 6      
    Análise e Modelação de Sistemas 5  
    Arquiteturas de Plataformas WEB 3  1º ano 2º sem
    Transformação Digital e o Negócio Eletrónico 3  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6  
Programação Web I 6   6  
Base de Dados      
    Projeto Laboratorial I 6  
    Direito Aplicado ao Negócio Electrónico 3  2º ano 1º sem
    Paradigmas da Programação Criativa 5  
    Fundamentos de CRM 4  
    Design de Interação  
    Interoperabilidade e Integração de Sistemas 6  
Programação Web II      
    Web Marketing 4  2º ano 2º sem
    Desenvolvimento de Aplicações Móveis  
    Metodologias e Ferramentas da Gestão de Projetos de Software  
    Programação Web III 6  
    Redes e Serviços da Internet  
    Projeto Laboratorial II  
    Seminários WEB 3º ano 1º sem
Desenvolvimento de Objetos Multimédia      
    Data Mining  
    Computação Distribuída e Paralela 5  
    Inteligência Aplicada ao Comércio Eletrónico 6  
    Inovação e Empreendedorismo Digital 4 3º ano 2º sem
    Business Analytics orientado ao Negócio Eletrónico 6  
    Cloud Computing  
    Projeto Final 15   

Emolumentos e Propinas

  • Candidatura: 120,00 €
  • Matricula: 140,00 €
  • Inscrição: 90,00 €
  • Seguro: 45,00 €
  • Propina: 220,50 € x 11 meses

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES. Consulte a nossa pagina da Ação Social.

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