Especialistas reúnem-se em Gaia para discutir como promover uma vida digital saudável junto dos mais jovens.
É já no dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 13h00, que acontece a conferência "Entre a escola e o ecrã: promover uma vida digital saudável". O evento irá reunir especialistas, educadores e decisores locais no Auditório do ISLA Gaia para uma reflexão urgente sobre o impacto das redes sociais na vida dos pré-adolescentes.
O evento assinala o encerramento do projeto europeu Erasmus+ ASAP - A Systemic Approach to Social Media and Pre-Adolescents, uma iniciativa internacional que desde 2022 tem investigado a relação dos jovens com as plataformas digitais, os seus efeitos comportamentais e a integração dos media digitais no ambiente escolar.
Vozes em destaque
A par da apresentação dos principais resultados e reflexões do projeto, a conferência contará com a presença de especialistas, professores e um conjunto de decisores locais que irão discutir o papel essencial da escola e da comunidade educativa alargada na promoção de uma experiência digital e cidadania mais conscientes e equilibradas. Entre eles contam-se:
- Ana Kubrusly (Universidade Nova de Lisboa)
- Elísio Pinto (Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Gaia)
- Filipe Correia (Escola da Ponte)
- Francisco Machado (ISMAI)
- Marco Bento (Escola Superior de Educação de Coimbra)
- Teresa Sofia Castro (Universidade Lusófona)
Uma colaboração internacional
O projeto ASAP reúne parceiros de cinco países europeus – Itália, Croácia, República Checa, Eslovénia e Portugal – que procuram compreender e responder aos desafios que as redes sociais colocam aos educadores do século XXI.
A organização do evento está a cargo do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, através do Fórum de Cidadania e Juventude.
Informações práticas
Data: 30 de maio
Horário: 10h00 às 13h00
Local: Auditório do ISLA Gaia
Inscrição: Gratuita mas obrigatória através do link