Redes e Sistemas Informáticos
Telefone
- Deliberação A3ES
- R/Cr 239.2/2015
- Horas de contacto: 1560.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Informática e Sistemas de Informação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 4
CalendáriosCalendars
- Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-26 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a CTeSP - para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente)
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-25 - Candidatura a CTeSP - Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-25 - Candidatura a CTeSP - Mudança de par Instituição/curso
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-25 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-25
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Bolsas de Estudo PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.
-
ApresentaçãoPresentation
O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Redes e Sistemas Informáticos tem por objetivo fornecer aos diplomados uma formação sólida em Redes Informáticas, capacitando-os para desenvolver funções relacionadas com a instalação, configuração, administração e manutenção de redes e sistemas informáticos que apoiem as diferentes áreas de uma organização. Pretende-se também que os formandos adquiram a capacidade para uma rápida resolução de problemas, assegurando a disponibilidade contínua da rede e dos sistemas informáticos da organização, com a meta de manter 100% de operação durante os 365 dias do ano.
-
Condições de IngressoAccess Conditions
Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
Titulares de CETs, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
Para além disso, os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:
- Matemática
- Português
- Informática
-
DestinatáriosRecipients
- Estudantes com o Ensino Secundário;
- Estudantes do regime de acesso para Maiores de 23;
- Estudantes com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica);
- Estudantes com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional).
-
ObjectivosObjectives
O CTeSP em Redes e Sistemas Informáticos pretende qualificar técnicos/as que, de forma autónoma ou integrados numa equipa, sejam capazes de planear e proceder à instalação, configuração e manutenção de redes e sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas da organização, podendo assegurar a gestão, o funcionamento e a segurança dos equipamentos informáticos e respetivas redes de comunicações.
-
CompetênciasCompetences
- Planear a arquitetura de redes de comunicação e de sistemas informáticos atendendo aos requisitos da organização e requisitos dos pilares de segurança;
- Instalar e configurar redes de comunicação, ao nível da infraestrutura de cablagem, do sistema operativo, dos equipamentos e dos serviços;
- Planear, instalar e configurar sistemas operativos e respetivos serviços num ambiente empresarial Cliente/Servidor;
- Gerir e manter as redes de comunicação, de sistemas, de serviços e de servidores, efetuando a sua monitorização de forma segura, eficiente e fiável;
- Instalar, configurar, administrar e dar suporte a serviços e a servidores aplicacionais;
- Planear, instalar, configurar, administrar e dar suporte a um sistema de bases de dados estruturadas;
- Implementar programas informáticos para resolução de problemas, utilizando linguagens de programação;
- Projetar arquiteturas de integração de sistemas que respondam à evolução das tecnologias e das metodologias de trabalho;
- Planear, instalar e configurar sistemas baseados na cloud.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Para além dos conhecimentos de formação geral e científica, prática de trabalho em equipa, criatividade, os diplomados em Redes e Sistemas Informáticos terão as competências necessárias para o desempenho de funções tais como:
- Instalação e manutenção de Computadores;
- Instalação e manutenção de Redes de Computadores;
- Instalação e gestão de servidores (Windows e Linux);
- Implementar uma infraestrutura de Cloud;
- Gestão de Bases de Dados;
- Suporte técnico;
- Programação de aplicações.
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Arquitetura de Computadores e Sistemas Operativos 6 ECTS Fundamentos de Programação 6 ECTS Inglês Técnico 6 ECTS Pensamento Crítico 3 ECTS Redes e Comunicação de Dados I 6 ECTS Técnicas de Expressão Oral e Escrita 3 ECTS Base de Dados 6 ECTS Matemática para a Computação 6 ECTS Redes e Comunicação de Dados II 6 ECTS Sistemas Operativos Servidor - Plataforma Open Source 6 ECTS Sistemas Operativos Servidor - Plataforma Proprietária 6 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Administração de Sistemas Informáticos 6 ECTS Cloud Computing 6 ECTS Integração de Sistemas 3 ECTS Programação Orientada a Objetos 3 ECTS Redes e Comunicação de Dados III 6 ECTS Segurança Informática 6 ECTS Estágio 30 ECTS
-
DocentesTeachers
- Paulo Jorge Pereira Furtado
- Artur Filipe Dos Santos
- Ana Paula Gomes Sousa Pinto Guimarães
- Ricardo Jorge Alves Gomes
- Sónia Cristina Oliveira Ferreira
- José Joaquim Magalhães Moreira
- Acácio Emanuel Lopes Da Silva Amorim
- Luís Manuel Correia Osório
- André De Sousa Ribeiro
- Arnaldo Paulo Borges Pinheiro
- Natália Isabel Moreira Da Costa
-
Estudos FuturosFuture Studies
O plano de estudos do curso CTeSP em Redes e Sistemas Informáticos do ISLA é composto por 120 ECTS. As componentes de formação de base incluídas no curso (nomeadamente as áreas das redes Informática) proporcionarão os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos estudos, através da frequência de um curso de 1º ciclo (i.e. Licenciatura) em múltiplas áreas científicas.
O diplomado pode beneficiar de um conjunto de creditações de unidades curriculares (equivalências) no curso de 1º ciclo. Exemplos de cursos de 1º ciclo, do ISLA, em áreas relacionadas:
- Engenharia Informática;
- Informática para Comércio Eletrónico;
- Multimédia.
-
ObservaçõesObservations
O sistema de formação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais deve fomentar e potenciar flexibilidade, autodeterminação e responsabilização por parte dos estudantes em conformidade com a Declaração de Bolonha.
O curso é desenvolvido com base em 120 ECTS, com uma duração normal de 4 semestres curriculares, o que corresponde a 30 ECTS por semestre, sendo que o último semestre é de formação prática em contexto de trabalho (Estágio).
A organização das unidades curriculares (UC) discrimina entre horas de contacto e horas de trabalho autónomo (fora de aula) para 15 semanas. A carga de trabalho tem por base a atribuição de 1 ECTS = 25h de trabalho, que se repartem entre horas de trabalho autónomo e de contacto. Por exemplo, uma UC com 5 ECTS corresponde a 125h, se tiver 60h de contacto, as outras 65h são de trabalho autónomo.
A área fundamental do curso, 481 ¿ Ciências Informáticas, contempla a maioria dos ECTS, 78 ECTS, o que corresponde a 65% dos ECTS, com intuito de valorizar a formação que visa o exercício de uma atividade de caráter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades concretas do respetivo perfil profissional.
As componentes de formação de base incluídas proporcionarão ao aluno os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos.
O curso inclui no seu currículo os três cursos de preparação para a certificação CCNA - Cisco Certified Network Associate.