Serviços Digitais

Como ligar à rede Eduroam?

Dependendo do sistema operativo que usa, pode consultar o manual aqui.

Como configurar o acesso VPN à rede do ISLA Gaia?

Dependendo do sistema operativo que usa, pode consultar o manual aqui.

Como imprimir e/ou fotocopiar os documentos?

Utilizando as suas credenciais de estudante/docente, pode consultar o manual aqui.

Como usufruir da licença Office365?

Oferecemos a Estudantes e Professores a última versão do Office 365 para PC ou MAC, com as últimas versões do Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote.

Oferecemos também espaço ilimitado na nuvem através do OneDrive para guardar fotos, vídeos e documentos, acesso e edição de documentos em tablets e smatphones para os sistemas operativos Windows, Android ou IOS. Esta licença pode ser usada em  dispositivos móveis. Tudo isto sem subscrições, 100% grátis e de acesso ilimitado enquanto for nosso estudante!

Para usufruir do Office 365 deverá solicitar por email aqui indicando o seu número de estudante no assunto do email, para que seja criado um novo endereço de e-mail. É com esta conta Office 365 que poderá efetuar o download ou uso dos diferentes serviços incluidos no Office 365.

A licença será apenas atribuida mediante situação regularizada perante a instituição.

Para mais informações pode contatar pelo email cim@islagaia.pt

Como alterar o email pessoal no Moodle

Algumas funcionalidades no Moodle dependem de ter o seu email institucional correctamente definido no seu perfil no Moodle. O email que deve constar no seu perfil é o email com o seguinte formato:
pxxxx@islagaia.pt ou axxxxxxxx@islagaia.pt

Para alterar o seu email deverá aceder ao seu perfil

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De seguida aceda à roda dentada que está no topo direito

alterar email perfil moodle 2 1920

Escolha a opção editar perfil

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Altere o seu email

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Confirme a alteração

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Terá que confirmar a alteração do email

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Irá receber um email na conta que definiu. Basta clicar no link existente no email que recebeu

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Existe uma APP do Moodle?

Sim. Pode descarregar a APP do Moodle disponível para iOS e para Android e ter acesso no seu telemóvel a tudo o que é disponibilizado na versão desktop.

Siga os passos abaixo:

1 – Na APP Store para iOS ou na Google Play descarregue a APP Moodle.

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2 – Escolha o seu perfil de Estudante ou Docente.

moodleapp 2 1920

3 – Insira o url do Instituto ou leia o QR Code (imagem abaixo).

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4 – Ligue-se ao site abaixo.

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5 – Aceda com os seus dados de aluno ou docente.

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Esqueci a password de acesso ao Moodle/netPA. O que fazer?

Aceda ao Moodle ou ao netPA e siga as instruções:

1- Aceda à plataforma Moodle.

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2- Clique no botão ENTRAR para introduzir as suas credenciais.

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3- Selecione a opção "Forgot Password?" que surge no quadro.

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4- Insira o seu numero de estudante ou docente e cloque no botão "Iniciar processo definição password".

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5- Consulte o seu e-mail e siga as intruções.

Não consigo visualizar as minhas disciplinas no Moodle. O que fazer?

Verifique no netPA se as suas inscrições estão corretas e se não tem valores pendentes.

Caso esteja inscrito e tenha a sua situação financeira regularizada, siga os passos abaixo.

1- Aceda à plataforma Moodle.

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2- Abra a tabela dos filtros de pesquisa e visualização.

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3- Selecione a opção "Todas (exceto removidas da visualização)".

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Ação Social

Sou familiar de um Colaborador do ISLA Gaia, tenho direito a algum desconto?

Consulte o Artigo 9º do Regulamento de Ação Social e verifique se se enquadra no perfil de beneficiário.

Como aciono os benefícios educacionais dos protocolos?

Os alunos têm 7 dias úteis, após a data de inscrição, para solicitar, através do preenchimento do formulário disponível aqui, os benefícios educacionais ao abrigo de protocolos. Junte comprovativo/declaração emitida pela entidade protocolada ou cópia do cartão de associado.

Para saber quais as entidades protocoladas consulte aqui.

Consulte esta informação no Regulamento de Ação Social.

Como sei quais as Entidades com que o Instituto tem protocolo de benefícios educacionais?

Pode consultar a lista de protocolos vigentes com indicação dos benefícios educacionais previstos.

Quero candidatar-me a uma bolsa da DGES. O que devo fazer?

A candidatura à Bolsa de Estudo é efetuada online, através da Plataforma BeOn.

Para concorrer à bolsa, depois de ficar colocado no ISLA Gaia e efetuar a matrícula e inscrição, deverá solicitar as credenciais de acesso (nome de utilizador e password) enviando a cópia do documento de identificação, morada completa, email e contacto telefónico para gas@islagaia.pt ou deslocar-se presencialmente Gabinete de Ação Social.

Se no ano letivo anterior concorreu a bolsa de estudo, as credenciais de acesso continuam ativas.

Se não se recorda das credenciais, solicita a recuperação da palavra passe aqui (Recuperação de Código de Utilizador e/ou Palavra-chave).

Requerimento de atribuição da bolsa de estudo para ano letivo 2022/2023 deve ser submetido: • Entre 25 de junho e 30 de setembro; • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro.

Para mais informações sobre os prazos de candidatura sugerimos que consulte o website da DGES.

Se pretender obter informações sobre outro tipo de Bolsas consulte o website do ISLA Gaia.

Questões Pedagógicas

Como posso solicitar o meu cartão de estudante?

A solicitação do cartão de estudante é efetuada através da chave móvel digital.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login. Este mecanismo associa um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.

A ativação da chave móvel digital está disponível aqui

Se tem chave móvel digital, poderá solicitar o seu cartão de estudante aqui.

Os estudantes internacionais por não possuírem cartão de cidadão e chave móvel só podem fazer o cartão de estudante presencialmente. Os estudantes devem dirigir-se a uma agência da CGD e fazer-se acompanhar de: Passaporte; Comprovativo de residência; Comprovativo de estudante no Instituto.

Como consultar as minhas notas?

Pode consultar as suas notas no netPA ou na APP Ensino Lusófona.

No netPA:

No netPA deverá aceder ao Menu - Consultar Notas.

notas01

Em seguida:

notas02

Na APP Ensino Lusófona:

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Onde posso levantar o meu cartão de estudante?

Os cartões associados a contas e que funcionam como cartões de débito são enviados para as moradas (residência) indicadas pelos estudantes aquando da abertura de conta.

Os cartões de estudante simples são entregues no SAA | Serviços Administrativos e Académicos. Os estudantes serão contactados para levantamento.

Preciso de entregar uma justificação de realização de exame para justificar faltas na entidade patronal. Como obter?

A justificação é preenchida no dia do exame pelo docente. Após isto, o estudante deverá deslocar-se ao SAA | Serviços Administrativos e Académicos para carimbar o documento. Caso não o faça no dia do exame, deverá solicitar esta declaração à Direção do Curso. Depois de obter o documento, deve seguir procedimento acima.

Questões Financeiras

O mês de fevereiro paga-se duas vezes? Porquê?

O mês de Fevereiro corresponde ao mês de transição entre semestres. Deste modo, a propina é dividida em duas parcelas: metade referente ao primeiro semestre e outra metade referente ao segundo semestre.

Eventuais diferenças entre os dois valores podem estar relacionadas com o número de ECTS inscritos serem diferentes em cada semestre.

Como posso obter a minha Fatura/Recibo?

Pode consultar e/ou fazer download na área pessoal do netPA, seguindo os passos abaixo:

1) Aceda ao netPA e clique em "Entrar".

faturarecibo00

2) Faça login com o seu número de aluno e password.

3) No menu Situação Financeira, clique em "Documentos faturação".

faturarecibo01

4) Na lista de documentos de faturação carregue no ícone (ver imagem abaixo), da fatura que pretende exportar. faturarecibo02

O que acontece em caso de incumprimento do pagamento das propinas (mensalidades)?

O não pagamento das propinas (mensalidades) no prazo regulamentado implica o pagamento de sobretaxas, bem como acesso limitado ao netPA – Portal de Serviços Académicos , ao Moodle e a inibição de levantar qualquer documento, declaração ou certificado.

Qual o prazo para pagar as propinas (mensalidades)?

As propinas (mensalidades) devem ser pagas até ao dia 8 de cada mês. No caso de dia 8 ser no fim-de-semana ou feriado, a data limite de pagamento passa para o dia útil seguinte.

Como posso aceder aos dados para pagamento?

1 - Aceda à opção de Pagamentos na área SITUAÇÃO FINANCEIRA.

Pagamento1

2 - Selecione o item ou itens que quer pagar e clique em Item(s) a Pagar no menu de navegação no rodapé.

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3 - Escolha um dos métodos de pagamento disponíveis e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé

  • MBWAY
  • Referência Multibanco
  • PayPal
  • Cartão de Crédito

MPagamento


Métodos de pagamento: 

MBWAY

    • Associe o número de telemóvel aderente e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé.

      mbway1

    •  Confirme o pagamento e autorização enviada para o MbWay. Só após esta confirmação é que o pagamento estará concluído.

      mbway2

 


 

PayPal

  •  Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

    pagamentos-06

Será redirecionado para uma página de pagamento PayPal, fora do ambiente netPA, onde poderá inserir em segurança os dados de pagamento e concluir o mesmo.

    •  Confirme o acesso ao terminal de pagamento externo

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  • Faça login na sua conta Paypal.

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Cartão de Crédito

  • Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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  • O modo de pagamento escolhido redireciona-o para um Terminal de Pagamento Eletrónico externo, onde irá introduzir os dados necessários para efetuar o pagamento. No final desse processo será automaticamente redirecionado para o nosso portal.

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  • Preencha todos os dados solicitados e obrigatórios para completar com sucesso a transação.

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Nota: O funcionamento do Terminal de Pagamento Eletrónico é da exclusiva responsabilidade do seu fornecedor e todas as dúvidas ou questões relativas ao processo que se segue devem ser feitas ao mesmo. O pagamento do(s) item(s) fica sujeito à confirmação do fornecedor deste serviço. No caso do pedido ser recusado deverá contactar o banco, ou entidade emissora do seu cartão, para obter esclarecimentos adicionais.


 

Referência Multibanco

    • Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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  • Caso não esteja correta a seleção do método de pagamento, poderá voltar ao menu de seleção do método de pagamento, selecionando a opção cancelar.

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Nota: Será gerada uma única referência para o pagamento dos itens selecionados. A referência tem uma validade de 48h após a sua emissão.

Quero anular a minha matrícula, como posso fazer? O que tenho que pagar?

Para anular a inscrição no ano letivo, deverá efetuar um pedido de Anulação de Unidades Curriculares no seu netPA, seguindo os procedimentos descritos aqui.

Se este procedimento for solicitado após três meses de início do semestre, terá que efetuar o pagamento integral do semestre em questão. Caso haja unidades curriculares anuais, a anulação das mesmas pressupõe o seu pagamento até ao final do ano letivo. Caso tenha valores em dívida, deverá liquidar os mesmos ou solicitar plano de pagamento de forma a anular a inscrição no ano letivo. Caso não esteja abrangido pelas situações anteriormente referidas, a anulação da inscrição no ano letivo não tem encargos. 

Deverá consultar o art.º 10º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos.

Questões Administrativas

Como recuperar, obter e alterar a senha, password de aluno, docente ou professor?

Para obter a password de aluno, que dá acesso às plataformas administrativas e pedagógicas (netPA e Moodle) consulte os passos seguintes.

    • Aceda ao netPA - Entrar, escolha a opção "Esqueceu a palavra passe".

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    • De seguida, introduza o seu código de aluno alfanumérico sem espaços, (a22xxxxx) e clique na opção Iniciar processo de definição de password.

      recuperar passe foto 2

    • Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o email registado na ficha de aluno.

Recomendamos que adicione o email gestao.utilizadores@mail.ulusofona.pt à lista de endereços fidedignos, e verifique na diretoria de spam se existem emails enviados do endereço de recuperação.

Como procedo para solicitar equivalências/creditação de competências?

O pedido de equivalências/creditação de competências é solicitado presencialmente junto dos Serviços Académicos e Administrativos. O pedido só pode ser realizado enquanto candidato ou enquanto estudante. Para mais informações, nomeadamente os prazos para o pedido e os documentos necessários sugerimos a consulta o Regulamento de Creditação de Competências.

Como efetuar um pedido no netPA?

1) Aceda ao netPA com os seus dados de aluno.

2) Clique em "Atividades Letivas" - "Requisitar Pedidos".

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3) Selecione um dos tipos de pedidos que pode efetuar (ver lista abaixo) e clique em seguinte.

      1. Adiamento de entrega de dissertações/teses
      2. Alteração de dados de faturação
      3. Anulação de inscrição da(s) unidade(s) curricular(es)
      4. Conteúdos Programáticos do curso (FUC)
      5. Conteúdos Programáticos por Unidade Curricular (FUC)
      6. Cópia de Prova de Exame
      7. Declaração de dívida
      8. Declaração de inscrição para aluno externo estrangeiro | Internacional
      9. Declaração de inscrição para estudante estrangeiro Internacional
      10. Declaração de matrícula para estudante estrangeiro | Internacional
      11. Estatuto trabalhador estudante - entrega de documentação
      12. Inscrição a exames de época especial
      13. Inscrição a unidades curriculares
      14. Questões Financeiras
      15. Revisão de Classificação de Prova Avaliação Contínua
      16. Revisão de Classificação de Prova Exames

4) Descreva neste campo a informação necessária para cada um dos pedidos. Consulte o descritivo no pedido que pretende efetuar da informação que deve constar. Após preenchido clique em seguinte.

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5) Verifique o seu pedido e se estiver completo clique em confirmar. Caso pretenda pode voltar atrás clicando em anterior. requisitapedido3

6) Após confirmar surge no ecrã a imagem de confirmação de registo do pedido (ver imagem abaixo).

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Lembretes: 

  • Para solicitar o estatuto trabalhador-estudante poderá efetuar upload das declarações. 
  • Quando efetuar um tipo de pedido e até receber resposta ao mesmo não será possível efetuar novo pedido com o mesmo assunto de forma a melhorarmos a gestão dos pedidos e respetivas respostas. 
Como obter o estatuto de trabalhador-estudante? Como faço?

Para beneficiar do estatuto de trabalhador-estudante deve solicitar na área dos pedidos via netPA, mediante a apresentação de documentação original ou devidamente validada, independentemente do vínculo laboral (entidade pública, privada, ou conta própria) para o ano letivo em curso, no ato da matricula/inscrição do 1º ou 2º semestre. Se não for possível, deverá ser feito no prazo máximo de 20 dias úteis (a contar do início do ano letivo/início do 2º semestre). Consulte os procedimentos para requisitar um pedido em netPA aqui.

Se for trabalhador por conta de outrem têm de apresentar os seguintes documentos:

  • Declaração, emitida pela entidade patronal, na qual deve constar, a identificação completa da mesma, o nome do trabalhador, o tipo de contrato de trabalho e o número de beneficiário da segurança social do trabalhador;
  • Declaração, emitida pela Segurança Social (ou estrutura equivalente), comprovativa da inscrição e da efetivação de descontos.
Se for trabalhador por conta própria têm de apresentar os seguintes documentos:
  • Declaração, emitida pelo Serviço de Finanças, comprovativa do início de atividade e de que mantém a atividade;
  • Declaração, emitida pela Segurança Social (ou estrutura equivalente) comprovativa da situação contributiva regularizada.
Se for trabalhador em Entidade Pública têm de apresentar os seguintes documentos:
  • Declaração da Entidade Patronal que ateste a situação profissional, horário de trabalho e data de início de funções, devidamente autenticada com o carimbo, datada e assinada.
Se estiver a realizar formação profissional, estágios ou programas de ocupação temporária têm de apresentar os seguintes documentos:
  • Declaração, emitida pelo IEFP, centro de emprego, entidade promotora do curso ou entidade que concede o estágio, mencionando as datas em que o mesmo teve início e em que terminou ou vai terminar, devidamente autenticado (desde que com duração igual ou superior a seis meses).
Nota:

Como obter a Declaração da situação contributiva da Segurança Social 

1 - Aceda à Segurança Social Direta e escolha a opção "Situação Comprovativa".

segsocial1

2  - Obtenha a Declaração de situação contributiva.

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3 - Descarregue a declaração.

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Como posso realizar ou renovar a inscrição?

1- Aceder ao netPA - Portal de Serviços Académicos.

2- No menu Atividades Letivas escolha: Matrícula/Inscrição.

Realizar Renovar1

3- Escolha: Iniciar Matrícula/Inscrição.

 Realizar Renovar2

 

4- Aceite os termos e condições de utilização.

Realizar Renovar3

 

5- Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte.

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6- Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte

Realizar Renovar5

Realizar Renovar6

 

7- Confirme.

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8- Pode agora imprimir para PDF o seu comprovativo.

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Nota: Os Alunos Externos (1ª vez) devem preencher o Boletim de Inscrição e efetuar o seu upload no Portal do Candidato. No caso em que já estiveram inscritos como Alunos Externos devem verificar a sua situação no SAA | Serviços Académicos e Administrativos.

Como inscrever-me em exames no netPA? Atenção:
  • Para se inscrever a exame a sua nota anterior deverá ter sido lançada em netPA pelo docente;
  • Tem de ter a sua situação financeira regularizada;
  • Tem de ter preenchido os inquéritos pedagógicos.

  1. Aceda ao netPA e clique na opção: Inscrição a Exames.
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2 - Selecione a opção + Inscrever a exames.

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3 - Escolha a época de exame a que se pretende inscrever.

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4 - Selecione as disciplinas às quais se pretende inscrever. Após gravar a inscrição está concluída.

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Para garantir que efetuou o processo corretamente, tem de voltar à página principal e aceder a pagamentos na situação financeira e o emolumento do exame estará a pagamento. Tem de efetuar o pagamento para garantir a sua inscrição.

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Quero atualizar os meus dados pessoais. Como posso proceder?

Faça login no netPA e clique em "Minhas informações" - "Dados pessoais" - "Submeter".

Se a alteração for do documento de identificação, deverá ser realizada de forma presencial nos Serviços Académicos e Administrativos, ou através de envio do comprovativo por e-mail para saa@islagaia.pt remetido através do endereço de e-mail que consta no processo de aluno.

Necessito do programa das unidades curriculares que frequentei, onde os posso obter?

Deverá solicitar no seu netPA, em Requisitar Pedidos. 

Se já não tem acesso ao netPA poderá solicitar o documento através do email saa@islagaia.pt.

Deverá identificar claramente as unidades curriculares das quais pretende o programa.

Posso solicitar anulação a unidades curriculares?

Sim, desde que as mesmas pertençam ao ano letivo em curso. O pedido é efetuado através de Requisitar Pedido no netPA - Portal de Serviços Académicos. A anulação produz efeitos a partir da data do pedido.

Aconselhamos a consulta do art.º 10º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos.

Há congelamento de matrícula?

Não. O que pode solicitar é anulação da inscrição do ano letivo. A anulação é solicitada através de um pedido efetuado no netPA - Portal de Serviços Académicos

Para que serve o pedido de questões financeiras?

Este pedido deve ser utilizado para todos os assuntos relacionados com a área financeira, por exemplo, associação de valores na sua conta de estudante, valores a recuperar após anulação de inscrição, esclarecimento sobre valores de campanhas não lançados, entre outros.

O pedido é solicitado na secção Requisitar Pedidos, selecionado a opção Questões Financeiras.

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Acesso ao Ensino Superior

O que é a matrícula? Porque tenho de fazer a matrícula?

A matrícula é o seu registo como estudante na Instituição. É feita apenas uma vez e é obrigatória para todos os estudantes internos que ingressam pela primeira vez na instituição. Só após a matrícula pode efetuar a inscrição nas unidades curriculares. A matrícula realiza-se num prazo de 5 dias úteis a contar da data que recebe o e-mail de colocação no curso a que fez a sua candidatura.

A matrícula é realizada no Portal do Candidato. Deverá fazer a autenticação com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar.

O que é a Inscrição? Porque tenho de fazer a Inscrição? Tem de fazer a sua inscrição anualmente na plataforma netpa às unidades curriculares (disciplinas) que pretendem frequentar no próximo ano letivo.

Sem a inscrição às unidades curriculares não pode frequentar as aulas e outras atividades letivas, ser avaliado(a) às disciplinas e utilizar os recursos da Instituição, como por exemplo, acesso à biblioteca, as salas de estudo, aos recursos informáticos e outras estruturas de apoio social e ao ensino.

A inscrição é realizada no netPA. De seguida deverá introduzir o seu código de estudante alfanumérico sem espaços, a2xxxxxxx e clicar na opção Recuperar Password.

Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o e-mail que registou na ficha de aluno.

Como posso fazer a minha matrícula?

No Portal do Candidato. Deverá autenticar-se com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar. No resumo da candidatura escolher a opção – Matricular.

Matricula

Em seguida deverá aceder ao netPA e efetuar a inscrição.

Já tenho 23 anos. Posso candidatar-me através dos Exames Maiores de 23?

Sim, se cumprir os requisitos para este concurso, nomeadamente:

  • ter completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização do exame maiores de 23 anos (por exemplo: os candidatos têm de ter completado 23 anos até 31 de dezembro);
  • não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior;
  • ter nacionalidade de um Estado Membro da União Europeia ou, não apresentando nacionalidade de um Estado Membro da União Europeia, apresente uma das seguintes condições:

    1) residir legalmente em Portugal há mais de 2 anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretende ingressar no ensino superior;

    2) ser beneficiário, em 1 de janeiro do ano em que pretende ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuídos ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais.

Como sei qual ou quais serão as provas de ingresso que tenho de realizar para me candidatar?

Aceda ao nosso site e procure o curso do seu interesse. Irá encontrar toda a informação sobre as provas de ingresso necessárias.

Tenho um curso profissional e artístico e ouvi falar numa legislação de acesso ao Ensino Superior. Como posso candidatar-me?

Foi publicado no dia 2 de abril, o Decreto-Lei que cria os concursos especiais de ingresso no ensino superior para os estudantes que tenham concluído o ensino secundário através das vias profissionalizantes e de cursos artísticos especializados.

Saiba mais sobre o acesso ao ensino superior para alunos do ensino profissional acedendo à nossa página e selecionando o regime pretendido.

Como sei qual ou quais serão as provas de ingresso que tenho de realizar para me candidatar?

Aceda ao nosso site e procure o curso do seu interesse. Irá encontrar toda a informação sobre as provas de ingresso necessárias.

Não terminei o 12º ano, posso ingressar no Ensino Superior?

Para ingressar no ensino superior deverá reunir as condições para tal. Sugerimos que verifique se pode ingressar pelo Concurso de Maiores 23 anos, acedendo à nossa página e selecionando o respetivo regime.

Se não reunir as condições, de acordo com a legislação em vigor poderá inscrever-se em unidades curriculares avulsas (Aluno Externo) até ao limite de 60 ECTS (o equivalente a um ano curricular).

Quando reunir as condições de ingresso no ensino superior, as unidades curriculares que obteve aprovação serão creditadas. Saiba como aqui.

Questões Administrativas

Mudar de uma Universidade para o ISLA Gaia e pedir creditação das unidades curriculares que já realizei

Deve candidatar-se e aguardar os resultados da seriação. Caso fique colocado(a), realize a matrícula e inscrição e solicite presencialmente nos Serviços Académicos e Administrativos o processo de creditação de competências.

Aconselhamos a consulta do Regulamento de Creditação, onde poderá obter mais informações sobre o processo.

Fui colocado num curso. O que devo fazer a seguir?

Verifique o email recebido onde são indicados os passos para efetuar a matrícula e inscrição.

Como posso candidatar-me a um curso do ISLA Gaia?

As candidaturas aos cursos do ISLA Gaia são realizadas online. Poderá consultar o site do ISLA Gaia para mais informações sobre os cursos.

Questões Financeiras

Como posso saber qual o valor dos emolumentos e das propinas para o curso que me pretendo candidatar?

Consulte a tabela de valores disponível no site do ISLA Gaia em propinas.

O que são propinas?

É o valor pago para frequentar um estabelecimento de ensino superior. Este valor pode ser pago mensalmente/trimestralmente ou anualmente.

Qual o prazo para pagar a minha candidatura?

Após realizar a candidatura deverá efetuar o pagamento no prazo de 72h. A candidatura apenas irá prosseguir para análise após o pagamento.

Como posso efetuar o pagamento da minha candidatura?

Deverá seguir os passos que se seguem:

  1. Na sua área de Candidato deverá selecionar a opção "Clique aqui para pagar"

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  2. Nos "Pagamentos Online" selecione o emolumento de Candidatura e posteriormente a opção "Item(s) a Pagar", na barra cinzenta abaixo.

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  3. Deverá selecionar o modo de pagamento de preferência (i.e. Referências MB - Multibanco) e a opção "Seguinte"

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  4. Para concluir o processo deve selecionar "Confirmar" na barra cinzenta abaixo do último passo.

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Ação Social

Quais as bolsas que o Instituto dispõe?

Para informações sobre Bolsas consulta a área de Ação Social Escolar.

Como posso candidatar-me a uma Bolsa de Estudo?

Existem diversas bolsas pelo que deverá consultar a página das Bolsas de Estudo e saber qual a bolsa a que se pode candidatar.

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