Comunicação Digital
Telefone
- Despacho n.º 4702/2024, de 30 de abril
- R/A-Cr 149/2023
- Horas de contacto: 1620.00
- Créditos ECTS: 180
- Requisitos de Graduação: 180
- Área Científica: Comunicação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 6
CalendáriosCalendars
- Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional com ENEM
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Mudança par Instituição/Curso
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CET
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CTeSP
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Acesso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Bolsas de Estudo PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.
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ApresentaçãoPresentation
A licenciatura em Comunicação Digital é um curso de 1.º ciclo, enquadrado nos princípios de Bolonha e pretende preparar os diplomados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, marcado por uma comunicação de convergência, focada nas necessidades das empresas, organizações e os seus stakeholders, sem descorar as exigências técnicas e éticas do exercício profissional.
Neste sentido, o plano de estudos procura dar uma resposta adequada à necessidade de formação multidisciplinar de quadros aptos a liderar as contínuas transformações necessárias e urgentes num sector cada vez mais exigente.
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Condições de IngressoAccess Conditions
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os candidatos que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham realizado um dos seguintes conjuntos de provas:
- 18 - Português
e uma das seguintes provas:
- 02 - Biologia e Geologia
- 04 - Economia
- 09 - Geografia
- 11 - História
- 13 - Inglês
- 17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
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DestinatáriosRecipients
A Licenciatura em Comunicação Digital destina-se a candidatos que cumprindo as condições de ingresso, pretendem obter uma formação sólida em Cominação Digital aliada à Informática, consonante com o desempenho de atividades profissionais na área da Comunicação Digital.
Assim, são candidatos jovens que concluem o secundário ou curso profissional e ainda adultos (>23 anos) muitas vezes já com experiência no mercado de trabalho.
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ObjectivosObjectives
A licenciatura em Comunicação Digital, tem como objetivo oferecer aos estudantes um conhecimento sólido dos fundamentos da comunicação digital, abrangendo teorias e conceitos, ferramentas tecnológicas, plataformas e práticas relevantes e de vanguarda. Dotar os estudantes com as competências necessárias para comunicar de forma eficaz em ambientes digitais, para analisar de forma crítica questões relacionadas com a comunicação digital e encontrar soluções criativas, de análise de dados e métricas para tomada de decisão e de uso de ferramentas digitais.
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CompetênciasCompetences
Conhecimentos: Plataformas de media sociais, as melhores práticas; Desafios sociais da comunicação digital, atendendo ao paradigma da Inteligência Artificial; Criação de conteúdos e estratégias de publicação; Estratégias de marketing, SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing; Construir e promover uma marca; Análise de dados e métricas, identificar tendências e tomar decisões informadas.
Aptidões: Adaptação às mudanças no ambiente digital, novas plataformas, recursos e tendências; Pensar de forma criativa e inovadora para desenvolver conteúdo digital atraente, original e envolvente; Pensamento critico e resolução de problemas.
Competências: Aquisição de competências de expressão e redação de textos de informação e publicitários; Pensamento estratégico; Desenvolver estratégias de marketing digital; Design digital; Análise dados e métricas; Integrar tecnologias móveis, realidade virtual/aumentada, inteligência artificial e marketing de influência; Projetos I&D.
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Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Para além dos conhecimentos de formação geral, prática de trabalho em equipa, criatividade e experiências de liderança, os diplomados em Comunicação Digital terão as habilitações necessárias para o desempenho de funções tais como:
- Analista de dados de marketing;
- Conceção e administração de bases de dados;
- Especialista em SEO;
- Gestor de comunicação institucional;
- Gestor de e-commerce;
- Gestor de Marketing Digital;
- Gestor de projetos digitais;
- Gestor de redes sociais;
- Produtor de conteúdos para plataformas digitais e de multimédia;
- Publicitário;
- Conceção de aplicações móveis;
- Desenvolvimento de projetos Multimédia.
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Estudo dos Media 6 ECTS Pensamento Crítico 6 ECTS Técnicas de Redação e Expressão 6 ECTS Tecnologias de Informação e Comunicação 6 ECTS Teoria da Comunicação 6 ECTS Análise e Tratamento de Dados 6 ECTS Design e Comunicação Visual 6 ECTS Laboratório de Fotografia 6 ECTS Língua Inglesa 6 ECTS Metodologias de Investigação em Comunicação 6 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Fundamentos de Bases de Dados 6 ECTS Fundamentos de Programação 6 ECTS Gestão das Organizações 5 ECTS Produção de Documentos Web 6 ECTS Representação de Elementos Multimédia 7 ECTS Comportamento do Consumidor e dos Mercados 6 ECTS Desenvolvimento de Aplicações Móveis 6 ECTS Laboratório de Vídeo 6 ECTS Projeto Integrador 6 ECTS Sistemas de Gestão de Conteúdos 6 ECTS 3º Ano / Tronco comum
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DocentesTeachers
- Paulo Jorge Pereira Furtado
- Artur Filipe Dos Santos
- Carla Mónica Da Silva Santos
- João Miguel Barros Aguiar Pereira
- Pedro Nuno Duarte Oliveira
- Pedro Vasco E Silva Cardoso
- Fernando Manuel Pereira Governo
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Estudos FuturosFuture Studies
O plano de estudos da Licenciatura em Comunicação Digital do ISLA é composto por unidades curriculares de caracter geral e por unidades curriculares de caracter específico que permitem ao diplomado os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos, ao nível de um curso de 2º Ciclo (i.e. Mestrado) ou 3º Ciclo (i.e. Doutoramento) em múltiplas áreas de especialização que não necessariamente na sua área principal de formação.
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ObservaçõesObservations
A Licenciatura em Comunicação Digital é desenvolvido com base em 180 ECTS, com uma duração normal de seis semestres curriculares, o que corresponde a 30 ECTS por semestre, totalizando 750 horas de trabalho anual para o estudante.
As áreas fundamentais do curso são: 320 - Informação e Jornalismo e 481 - Ciências Informáticas, contempla a maioria dos ECTS nestas duas áreas, 54 ECTS, o que corresponde a 30% e 48 ECTS, o que corresponde a 27%, respetivamente, com intuito de valorizar a formação que visa o exercício de uma atividade de caráter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades concretas do respetivo perfil profissional.
A organização das unidades curriculares (UC) discrimina entre horas de contacto e horas de trabalho autónomo (fora de aula) para 15 semanas. A carga de trabalho, tem por base a atribuição de 1 ECTS = 25h de trabalho, e que se repartem entre horas de trabalho autónomo e de contacto. Exemplo, uma UC com 5 ECTS, corresponde a 125h, se tiver 60h de contacto, as outras 65h são de trabalho autónomo.
A Licenciatura em Comunicação Digital funciona em regime diurno (09h00 às 18h00), podendo também funcionar em pós-laboral (19h00 às 22h40).