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Direção
Artur Filipe dos Santos
Co-coordenador
JOSÉ JOAQUIM MAGALHÃES MOREIRA
Telefone

  • Despacho n.º 4702/2024, de 30 de abril
  • R/A-Cr 149/2023
  • Horas de contacto: 1620.00
  • Créditos ECTS: 180
  • Requisitos de Graduação: 180
  • Área Científica: Comunicação
  • Modo: Presencial
  • Língua: PT
  • Nº de Semestres: 6
Grau: 
Licenciado (1º Ciclo)

CalendáriosCalendars

Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Acesso
130€
Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
180€
Diplomados de Vias Profissionalizantes
130€
Estudante Internacional
400€
Estudante Internacional com ENEM
400€
Maiores 23 (com prova externa já realizada)
130€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
130€
Mudança par Instituição/Curso
105€
Titulares de CET
130€
Titulares de CTeSP
130€
Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
130€
Candidatura de Reingresso
105€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
625€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
425€

Valores Matrícula e Inscrição

Inscrição em Ano Lectivo (ISLA Gaia)
265€
Matrícula (ISLA Gaia)
175€
Seguro Escolar (ISLA Gaia)
47€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
346.2€
Valor por ECTS
11.54€

Bolsas de Estudo PRR

Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.

Informe-se e candidate-se.

  • ApresentaçãoPresentation

    A licenciatura em Comunicação Digital é um curso de 1.º ciclo, enquadrado nos princípios de Bolonha e pretende preparar os diplomados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, marcado por uma comunicação de convergência, focada nas necessidades das empresas, organizações e os seus stakeholders, sem descorar as exigências técnicas e éticas do exercício profissional.

    Neste sentido, o plano de estudos procura dar uma resposta adequada à necessidade de formação multidisciplinar de quadros aptos a liderar as contínuas transformações necessárias e urgentes num sector cada vez mais exigente.

  • Condições de IngressoAccess Conditions

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os candidatos que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham realizado um dos seguintes conjuntos de provas:

    • 18 - Português

    e uma das seguintes provas:

    • 02 - Biologia e Geologia
    • 04 - Economia
    • 09 - Geografia
    • 11 - História
    • 13 - Inglês
    • 17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais

    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).

    Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

  • DestinatáriosRecipients

    A Licenciatura em Comunicação Digital destina-se a candidatos que cumprindo as condições de ingresso, pretendem obter uma formação sólida em Cominação Digital aliada à Informática, consonante com o desempenho de atividades profissionais na área da Comunicação Digital.

    Assim, são candidatos jovens que concluem o secundário ou curso profissional e ainda adultos (>23 anos) muitas vezes já com experiência no mercado de trabalho.

  • ObjectivosObjectives

    A licenciatura em Comunicação Digital, tem como objetivo oferecer aos estudantes um conhecimento sólido dos fundamentos da comunicação digital, abrangendo teorias e conceitos, ferramentas tecnológicas, plataformas e práticas relevantes e de vanguarda. Dotar os estudantes com as competências necessárias para comunicar de forma eficaz em ambientes digitais, para analisar de forma crítica questões relacionadas com a comunicação digital e encontrar soluções criativas, de análise de dados e métricas para tomada de decisão e de uso de ferramentas digitais.

  • CompetênciasCompetences

    Conhecimentos: Plataformas de media sociais, as melhores práticas; Desafios sociais da comunicação digital, atendendo ao paradigma da Inteligência Artificial; Criação de conteúdos e estratégias de publicação; Estratégias de marketing, SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing; Construir e promover uma marca; Análise de dados e métricas, identificar tendências e tomar decisões informadas.

    Aptidões: Adaptação às mudanças no ambiente digital, novas plataformas, recursos e tendências; Pensar de forma criativa e inovadora para desenvolver conteúdo digital atraente, original e envolvente; Pensamento critico e resolução de problemas.

    Competências: Aquisição de competências de expressão e redação de textos de informação e publicitários; Pensamento estratégico; Desenvolver estratégias de marketing digital; Design digital; Análise dados e métricas; Integrar tecnologias móveis, realidade virtual/aumentada, inteligência artificial e marketing de influência; Projetos I&D.

  • Saídas ProfissionaisCareer Opportunities

    Para além dos conhecimentos de formação geral, prática de trabalho em equipa, criatividade e experiências de liderança, os diplomados em Comunicação Digital terão as habilitações necessárias para o desempenho de funções tais como:

    • Analista de dados de marketing;
    • Conceção e administração de bases de dados;
    • Especialista em SEO;
    • Gestor de comunicação institucional;
    • Gestor de e-commerce;
    • Gestor de Marketing Digital;
    • Gestor de projetos digitais;
    • Gestor de redes sociais;
    • Produtor de conteúdos para plataformas digitais e de multimédia;
    • Publicitário;
    • Conceção de aplicações móveis;
    • Desenvolvimento de projetos Multimédia.
  • DocentesTeachers
    • Paulo Jorge Pereira Furtado
    • Artur Filipe Dos Santos
    • Carla Mónica Da Silva Santos
    • João Miguel Barros Aguiar Pereira
    • Pedro Nuno Duarte Oliveira
    • Pedro Vasco E Silva Cardoso
    • Fernando Manuel Pereira Governo
  • Estudos FuturosFuture Studies

    O plano de estudos da Licenciatura em Comunicação Digital do ISLA é composto por unidades curriculares de caracter geral e por unidades curriculares de caracter específico que permitem ao diplomado os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos, ao nível de um curso de 2º Ciclo (i.e. Mestrado) ou 3º Ciclo (i.e. Doutoramento) em múltiplas áreas de especialização que não necessariamente na sua área principal de formação.

  • ObservaçõesObservations

    A Licenciatura em Comunicação Digital é desenvolvido com base em 180 ECTS, com uma duração normal de seis semestres curriculares, o que corresponde a 30 ECTS por semestre, totalizando 750 horas de trabalho anual para o estudante.

    As áreas fundamentais do curso são: 320 - Informação e Jornalismo e 481 - Ciências Informáticas, contempla a maioria dos ECTS nestas duas áreas, 54 ECTS, o que corresponde a 30% e 48 ECTS, o que corresponde a 27%, respetivamente, com intuito de valorizar a formação que visa o exercício de uma atividade de caráter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades concretas do respetivo perfil profissional.

    A organização das unidades curriculares (UC) discrimina entre horas de contacto e horas de trabalho autónomo (fora de aula) para 15 semanas. A carga de trabalho, tem por base a atribuição de 1 ECTS = 25h de trabalho, e que se repartem entre horas de trabalho autónomo e de contacto. Exemplo, uma UC com 5 ECTS, corresponde a 125h, se tiver 60h de contacto, as outras 65h são de trabalho autónomo.

    A Licenciatura em Comunicação Digital funciona em regime diurno (09h00 às 18h00), podendo também funcionar em pós-laboral (19h00 às 22h40).