Candidaturas

ESG 300

Diretores

Carlos Miguel Oliveira

Carina Meireles

Descrição geral

A dinâmica do mercado de trabalho exige profissionais dotados de capacidades e competências que façam a diferença nos processos de vendas e marketing, no relacionamento com o cliente, nas negociações e na tomada de decisão. A área das vendas e marketing assume um papel de destaque na estrutura organizacional das empresas, necessitando de profissionais com competências orientadas para o cliente e organizações. A formação em Gestão de Vendas e Marketing é muito direcionada para a prática, permitindo desenvolver as competências necessárias para a gestão e para o processo de tomada de decisão, bem como para a operacionalização da estratégia comercial e de marketing das empresas.

Perfil Profissional

Gerir o processo de tomada de decisão e a operacionalização da estratégia comercial e de marketing das empresas, em qualquer setor de atividade (comércio, indústria ou serviços). Desenvolver oportunidades de mercado, através da aplicação de técnicas de vendas, negociação. gestão e fidelização de clientes.

Atividades Principais 

  • Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação para clientes atuais e potenciais;
  • Definir estratégias orientadas para a concretização da venda, adaptada às novas tendências comerciais e de marketing;
  • Analisar e definir do posicionamento e principais critérios de segmentação dos mercados concorrenciais;
  • Proporcionar uma visão global das vendas no contexto atual, através do domínio de métodos e técnicas que facilitam a real tomada de decisões;
  • Implementar estratégias de atuação para gerir de forma eficaz a carteira de clientes para potenciar negócio presente e futuro;
  • Desenvolver capacidades de análise de mercado, através de técnicas muito direcionadas para cada setor, criando estratégias de pesquisa à concorrência;
  • Monitorizar e gerir o impacto das reclamações nas relações comerciais;
  • Implementar estratégias de acompanhamento do cliente num serviço pós-venda, como potencial de fidelização;
  • Gerir as vendas de forma eficiente e eficaz;
  • Elaborar e implementar planos de vendas que permitam uma orientação mais direcionada para o cliente;
  • Planear e gerir o tempo de prospeção de clientes para uma maior efetividade na venda;
  • Planear e gerir os sistemas de informação adequados ao bom funcionamento da equipa comercial e dos seus objetivos;
  • Desenvolver técnicas e práticas de negociação, permitindo a colocação no mercado, de consultores de vendas especializados, dedicados e preparados para as exigências dos mercados atuais.

Conhecimentos

  • Conhecimentos abrangentes sobre a teoria da gestão e organização de empresas;
  • Conhecimentos abrangentes sobre teorias e técnicas de comunicação;
  • Conhecimentos abrangentes sobre comportamento do consumidor;
  • Conhecimentos abrangentes de métodos de previsão, sobre vendas e outros indicadores, estudo de mercado e comportamento do consumidor;
  • Conhecimentos abrangentes da cadeia logística empresarial;
  • Conhecimentos abrangentes de tratamento e análise de dados relevantes para o crescimento da empresa;
  • Conhecimento abrangente sobre a teoria do marketing e seus instrumentos;
  • Conhecimentos especializados sobre técnicas e ferramentas para a gestão dos processos comerciais;
  • Conhecimentos especializados sobre técnicas, ferramentas e processo para a gestão do relacionamento com o cliente;
  • Conhecimentos abrangentes sobre o clima, cultura e comportamento organizacional.

Aptidões

  • Aplicar formas de comunicação no contacto com o cliente, usando as diversas ferramentas disponíveis (telefone, e-mail, etc);
  • Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de gestão e motivação de equipas;
  • Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa;
  • Produzir relatórios técnicos em lingua portuguesa e inglesa;
  • Preparar e implementar estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos;
  • Reconhecer e adaptar formas de comunicar com clientes e potenciais clientes;
  • Aplicar as tecnologias e ferramentas de informação como suporte à gestão e decisão empresarial;
  • Controlar a gestão do tempo como forma de otimizar o trabalho e as relações interpessoais;
  • Apoiar no desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e vendas para diferentes mercados e segmentos;
  • Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio traducional e eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais;
  • Preparar e organizar os processos de compra e a venda nacional e internacional (comércio internacional);
  • Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados do esforço da função comercial;
  • Analisar e tratar informação relevante, para a elaboração de relatórios de estudos de mercado;
  • Gerir e estruturar a carteira de produtos de uma empresa, otimizando recursos e gerindo sinergias;
  • Gerir comportamentos e abordagens associadas aos processos de reclamação de clientes;
  • Aplicar técnicas de negociação em processos de compra e venda;
  • Aplicar metodologias e técnicas para a análise de dados;
  • Estruturar os processos comerciais com base nos normativos legais associados a cada atividade;
  • Aplicar as técnicas para gestão e controlo de stocks e cadeias de fornecimento;
  • Aplicar técnicas para análise da dinâmica do meio envolvente e afetações às atividades das organizações.

Atitudes

  • Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados;
  • Demonstrar capacidade de planificação e organização;
  • Demonstrar a capacidade de lidar com contrariedades;
  • Demonstrar espiríto e capacidade de trabalho em equipa;
  • Demonstrar capacidades de gestão estratégica empresarial (quadro conceptual);
  • Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa;
  • Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético;
  • Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias do mercado;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão;
  • Demonstrar iniciativa para o seu desenvolvimento pessoal (proatividade no desenvolvimento de competências);
  • Demonstrar criatividade e pensamento crítico.

Condições de acesso

Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:

  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
  • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS

A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

Vagas

20 estudantes

Horário

Laboral

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:

  • Matemática
  • Português
  • Economia
  • Geografia

Plano de Estudos

Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Técnicas de Expressão Oral e Escrita 60 6 1.º ano
Inglês Técnico 60 6 1.º ano
Técnicas e Práticas de Vendas e Negociação 60 6 1.º ano
Estatística Aplicada à Gestão 60 6 1.º ano
Marketing e Publicidade 60 6 1.º ano
Gestão de Força de Vendas 60 6 1.º ano
Comportamento e Comunicação Organizacional 60 6 1.º ano
Gestão das Organizações 60 6 1.º ano
Direito Comercial e do Consumo 60 6 1.º ano
Ferramentas para a Análise de Dados 60 6 1.º ano
Comunicação e Apoio à Venda 60 6 2.º ano
Pós-venda e Gestão das Reclamações 60 6 2.º ano
Estudos de Mercado 60 6 2.º ano
Distribuição e Logística 60 6 2.º ano
Sistemas de Informação para a Gestão 60 6 2.º ano
Estágio 600 30 2.º ano
 

Emolumentos e Propinas

  • Candidatura: 120,00 €
  • Matricula: 140,00 €
  • Inscrição: 90,00 €
  • Seguro: 45,00 €
  • Propina: 220,50 € x 11 meses

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES. Consulte a nossa pagina da Ação Social.

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