Curso Técnico Superior Profissional em Marketing Digital e Comércio Eletrónico
Telefone
- Deliberação A3ES
- R/Cr 35.1/2017
- R/Cr 35/2017
- Horas de contacto: 1560.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Comunicação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- R/Cr 35/2017
CalendáriosCalendars
- Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Bolsas de Estudo PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.
-
ApresentaçãoPresentation
O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão de Vendas e Marketing prepara os estudantes para atuar de forma eficaz no mercado competitivo da área das vendas e marketing.
A dinâmica do mercado de trabalho exige profissionais dotados de capacidades e competências que façam a diferença nos processos de vendas e marketing, no relacionamento com o cliente, nas negociações e na tomada de decisão. Esta área assume um papel de destaque na estrutura organizacional das empresas, necessitando de profissionais com competências orientadas para o cliente e organizações.
O CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing é muito direcionado para a prática, permitindo desenvolver as competências necessárias para a gestão e para o processo de tomada de decisão, bem como para a operacionalização da estratégia comercial e de marketing das empresas.
Os estudantes adquirem habilidades essenciais em negociação, análise de mercado e estratégias de marketing digital. Este curso tem uma alta taxa de empregabilidade, oferecendo oportunidades em cargos como Gestor de Vendas, Gestor de Marketing e Consultor Comercial, tanto a nível nacional quanto internacional.
A parceria com empresas e instituições do setor fortalece as oportunidades de estágio e networking, conectando os estudantes diretamente ao mercado de trabalho.
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de CETs, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
Para além disso, os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:
- Português;
- Matemáica;
- Geografia;
- Economia.
-
DestinatáriosRecipients
- Estudantes com o Ensino Secundário;
- Estudantes do regime de acesso para Maiores de 23;
- Estudantes com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica);
- Estudantes com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional).
-
ObjectivosObjectives
Compreensão dos princípios fundamentais da gestão empresarial, incluindo estratégias de organização, liderança, planeamento e controlo.
Aplicação de teorias e técnicas de comunicação eficazes, na organização e no relacionamento com clientes e parceiros comerciais.
Compreensão do comportamento do consumidor, incluindo fatores psicológicos, sociais, culturais e económicos que influenciam a decisão de compra.
Utilização de métodos de previsão de vendas e outros indicadores importantes para o planeamento estratégico e operacional.
Desenvolver habilidades para recolher, analisar e interpretar dados relevantes para o crescimento da empresa.
Compreensão dos princípios do marketing, incluindo estratégias de segmentação de mercado, posicionamento, mix de marketing e branding.
Potenciar o desenvolvimento de habilidades para gerir os processos comerciais da empresa.
Aplicação de técnicas e ferramentas para construir e manter relacionamentos positivos e duradouros com os clientes, visando a satisfação e fidelização.
-
CompetênciasCompetences
O CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing tem como principais objetivos preparar os estudantes para diversas atividades profissionais nesse campo dinâmico. Ao longo do curso, os estudantes aprenderão a elaborar e executar planeamentos de marketing e comunicação para clientes atuais e potenciais, adaptando-se às últimas tendências do mercado.
Além disso, o curso visa capacitar os estudantes a definir estratégias de venda, alinhadas com as mudanças comerciais e de marketing, bem como a analisar e segmentar os mercados concorrenciais para identificar oportunidades de negócio. Uma visão abrangente das vendas no contexto atual será fornecida, permitindo aos estudantes tomar decisões bem fundamentadas.
A gestão eficaz da carteira de clientes, a análise de mercado específica para cada setor, o acompanhamento pós-venda e a resolução de reclamações são também focos importantes do curso. Os estudantes serão capacitados para gerir vendas de forma eficiente, elaborar planos direcionados para as necessidades dos clientes e gerir o tempo de prospeção de forma eficaz.
Além disso, o curso abordará a gestão de sistemas de informação para apoiar a equipa comercial e os objetivos de vendas estabelecidos.
Por fim, técnicas e práticas de negociação serão desenvolvidas para preparar os estudantes para os desafios do mercado atual, capacitando-os para se destacarem como gestores e consultores de vendas especializados e dedicados ao negócio.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Algumas das saídas profissionais associadas ao Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Vendas e Marketing são:
- Gestor de Vendas: Responsável pela gestão e coordenação das equipas de vendas, definição de estratégias de vendas, acompanhamento de resultados e elaboração de planos para atingir as metas estabelecidas.
- Gestor de Marketing: Responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing para promover produtos ou serviços, realizar análises de mercado, identificar oportunidades e coordenar campanhas publicitárias.
- Consultor Comercial: Presta consultoria a empresas em questões relacionadas com vendas e marketing, oferecendo soluções personalizadas para melhorar o desempenho comercial e maximizar os resultados.
- Analista de Mercado: Responsável por analisar dados e tendências de mercado para identificar oportunidades de negócio, avaliar a concorrência, definir posicionamento de produtos e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
- Gestor de Contas: Responsável por gerir uma carteira de clientes de uma empresa, estabelecendo e mantendo relações comerciais, identificando necessidades dos clientes, oferecendo soluções adequadas e garantindo a satisfação do cliente.
- Gestor de Produto: Responsável pela gestão do ciclo de vida de um produto, desde o desenvolvimento até a comercialização, realizando estudos de mercado, definindo posicionamento, preços e estratégias de promoção.
- Empreendedor: Capacidade de criar o próprio negócio na área de vendas e marketing, seja através da criação de uma agência de marketing, consultoria de vendas, e-commerce, entre outras oportunidades de empreendedorismo.
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
1º Semestre
Programa ECTS Inglês Técnico 6 ECTS Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo 3 ECTS Pensamento Crítico 3 ECTS Princípios de Marketing 6 ECTS Representação de Elementos Multimédia 6 ECTS Técnicas de Expressão Oral e Escrita 6 ECTS 2º Semestre
Programa ECTS Design Thinking 6 ECTS Estudos de Mercado 3 ECTS Marketing Digital 6 ECTS Matemática para a Computação 6 ECTS Produção de Documentos Web 6 ECTS Tecnologias de Informação e Comunicação 3 ECTS 2º Ano / Tronco comum
1º Semestre
Programa ECTS Comércio Eletrónico 6 ECTS Plataformas Digitais e Redes Sociais 6 ECTS Projeto Integrado Digital 6 ECTS Sistemas de Gestão de Conteúdos 6 ECTS Web Marketing 6 ECTS 2º Semestre
Programa ECTS Estágio 30 ECTS
-
DocentesTeachers
- Paulo Jorge Pereira Furtado
- Artur Filipe Dos Santos
- Carla Mónica Da Silva Santos
- Pedro Nuno Duarte Oliveira
- Sónia Carla Monteiro Pinto De Oliveira
- Fernando Manuel Pereira Governo
- Arnaldo Paulo Borges Pinheiro
-
Estudos FuturosFuture Studies
O Plano de Estudos do CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing é composto por 30 ECTS. As componentes de formação de base incluídas no curso (nomeadamente as áreas da Português, Matemática, Economia e Geografia) proporcionarão aos estudantes os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos, através da frequência de um curso de novo ciclo (i.e. Licenciatura) em múltiplas áreas de especialização que não necessariamente na sua área principal de formação.
Informe-se sobre o Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Vendas e Marketing e outras formações da Instituição.
-
ObservaçõesObservations
O curso tem duração de 2 anos (4 semestres), totalizando 120 ECTS. Os formandos que concluírem com sucesso o curso receberão um diploma de Técnico Superior Profissional, reconhecido a nível europeu, e poderão ter créditos reconhecidos para prosseguimento de estudos superiores no ISLA Gaia.