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Direção
Vitor André Leitão Sá
Secretariado
Serviços Académicos e Administrativos
Telefone

  • Despacho n.º 8652/2021, de 31 de agosto
  • Horas de contacto: 1575.00
  • Créditos ECTS: 180
  • Requisitos de Graduação: 180
  • Área Científica: Turismo
  • Modo: Presencial
  • Língua: PT
  • Nº de Semestres: 6
Grau: 
Licenciado (1º Ciclo)

CalendáriosCalendars

Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Acesso
130€
Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
180€
Diplomados de Vias Profissionalizantes
130€
Estudante Internacional
400€
Estudante Internacional com ENEM
400€
Maiores 23 (com prova externa já realizada)
130€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
130€
Mudança par Instituição/Curso
105€
Titulares de CET
130€
Titulares de CTeSP
130€
Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
130€
Candidatura de Reingresso
105€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
625€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
425€

Valores Matrícula e Inscrição

Inscrição em Ano Lectivo (ISLA Gaia)
265€
Matrícula (ISLA Gaia)
175€
Seguro Escolar (ISLA Gaia)
47€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
338.4€
Valor por ECTS
11.28€

Prosseguimento de estudos de CTeSP
  • ApresentaçãoPresentation

    Este programa académico multidisciplinar oferece uma visão abrangente da indústria turística. Assentando numa componente teórica e prática, o curso prepara os estudantes para a gestão eficaz de destinos, empresas e serviços turísticos, dotando-os das competências e conhecimentos essenciais para prosperar na área dinâmica e competitiva do turismo.

    O plano de estudos tem uma base ampla, abrangendo áreas como o marketing turístico, planeamento de destinos, gestão de operações hoteleiras, sustentabilidade no turismo, entre outras. Assim, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver uma compreensão holística dos desafios e oportunidades apresentados pela indústria do turismo, e explorar as suas diferentes facetas.

    A Licenciatura incorpora projetos práticos, estágios e oportunidades de aprendizagem experimental para permitir que os estudantes apliquem os seus conhecimentos em contextos do mundo real, trabalhando em estreita colaboração com empresas e organizações do sector para garantir que todos os estudantes têm acesso a experiências de aprendizagem em contexto de trabalho.

    Acredita-se no poder do trabalho em rede e das relações profissionais para aumentar o sucesso dos estudantes, pelo que se oferece uma variedade de eventos, workshops e oportunidades de networking para os estudantes interagirem com profissionais da indústria, desenvolverem contactos e explorarem oportunidades de carreira.

    Para além disso, o ISLA reconhece-se a importância da sustentabilidade no turismo e está empenhado em capacitar os estudantes para se tornarem líderes responsáveis e conscientes. O curso aborda as questões da sustentabilidade ambiental, social e económica e prepara os estudantes para enfrentar os desafios de uma indústria de turismo sustentável.

  • Condições de IngressoAccess Conditions

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os candidatos que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham realizado um dos seguintes conjuntos de provas:

    • 04 Economia
    • 18 Português

    ou

    • 09 Geografia
    • 18 Português

    ou

    • 06 Filosofia
    • 09 Geografia

    ou

    • 09 Geografia
    • 13 Inglês

    ou

    • 16 Matemática
    • 18 Português

    ou

    • 04 Economia
    • 09 Geografia

    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).

    Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

  • DestinatáriosRecipients

    A Licenciatura em Gestão do Turismo destina-se a todos os que, reunindo as condições de ingresso, ambicionam uma carreira qualificada e sólida no dinâmico setor do Turismo. Este curso é especialmente indicado para quem ambiciona atuar nas áreas da promoção turística de destinos, gestão de agências e operadores turísticos, animação turística, transportes e hotelaria. Com mais de 20 anos de experiência na formação de profissionais qualificados para o setor, o ISLA é uma referência no ensino do Turismo, preparando os seus estudantes para os desafios de um mercado em constante evolução.

  • ObjectivosObjectives

    A Licenciatura em Gestão do Turismo tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma formação sólida e abrangente que os capacite a tornarem-se profissionais qualificados e competentes na indústria do turismo, garantindo uma formação de valor, adaptada às novas tendências, fomentando a inovação, o empreendedorismo, a sustentabilidade dos recursos e valorizando a carreira e a formação no turismo.

    Com um plano de estudos estruturado sobre uma sólida componente teórica nas áreas científicas do Turismo e da Gestão e com um qualificado corpo docente com uma sólida experiência académica, científica e profissional em diversas organizações. O ISLA está comprometido em oferecer uma educação de alta qualidade que prepare os estudantes não apenas para terem sucesso nas suas carreiras, mas também para contribuírem significativa e positivamente para a indústria do turismo e para a sociedade como um todo.

    O ISLA Gaia procura, pois, alcançar diversos objetivos que representam a visão de formar líderes futuros no setor nacional e internacional do turismo.

  • CompetênciasCompetences

    O ISLA está comprometido em fornecer uma educação de alta qualidade que prepare os estudantes para se destacarem no mercado de trabalho desenvolvendo as seguintes competências:

    • Gestão e Liderança: Desenvolvem-se capacidades de gestão e liderança, essenciais para coordenar equipas, tomar decisões estratégicas e liderar projetos no contexto do turismo. Aprende-se a motivar e inspirar outros, a resolver conflitos e a gerir recursos de forma eficaz para alcançar objetivos organizacionais.
    • Marketing e Promoção Turística: Adquirem-se conhecimentos sólidos em marketing turístico e aprende-se a desenvolver estratégias eficazes para promover destinos, atrair visitantes e aumentar a notoriedade de produtos e serviços turísticos. Aprende-se a utilizar ferramentas de marketing digital (redes sociais e marketing de conteúdo) para alcançar o público-alvo de forma eficaz.
    • Planeamento de Destinos: Aprende-se a analisar e avaliar os recursos turísticos de uma região, identificar oportunidades de desenvolvimento turístico e criar planos estratégicos para o crescimento sustentável do turismo num dado destino.
    • Desenvolvem-se competências de planeamento urbano, gestão de infraestruturas e preservação do património cultural e natural.
    • Gestão Hoteleira e de Restauração: Adquirem-se conhecimentos em gestão de hotéis (operações hoteleiras, gestão de receitas, atendimento ao cliente e controle de qualidade). Aprendem-se a criar experiências memoráveis para os hóspedes, a otimizar a utilização dos recursos e a maximizar o lucro das operações hoteleiras.
    • Gestão de Eventos: Desenvolvem-se capacidades de gestão de eventos de vários tipos (culturais, sociais, corporativos) e dimensões, incluindo o planeamento, a organização, o marketing, a execução e a sua avaliação. Aprende-se a coordenar equipes, garantir a satisfação dos participantes e a alcançar os objetivos definidos para cada evento.
    • Turismo Sustentável: Adquire-se uma compreensão dos princípios do turismo sustentável e aprende-se a integrar considerações ambientais, sociais e económicas em todas as atividades relacionadas com o turismo. Desenvolve-se sensibilidade na gestão de recursos naturais, conservação da biodiversidade, responsabilidade social corporativa e turismo comunitário.
    • Comunicação e Relações Interpessoais: Desenvolvem-se capacidades de comunicação verbal e escrita, competências de escuta ativa, essenciais para o trabalho em equipe, negociação e resolução de conflitos. Aprende-se a comunicar de forma clara e eficaz com diversos interlocutores, incluindo clientes, colegas de trabalho, fornecedores e comunidades locais, nacionais ou estrangeiros.
    • Gestão Financeira e Orçamental: Aprende-se a criar e gerir orçamentos para projetos turísticos, a analisar relatórios financeiros, a tomar decisões de investimento e a maximizar a rentabilidade das operações turísticas.
  • Saídas ProfissionaisCareer Opportunities

    Os (as) licenciados(as) em Gestão do Turismo estão aptos a desenvolver a sua atividade profissional enquanto:

    • Gestores de Empresas Turísticas
    • Gestores de Empreendimentos Turísticos (Alojamento local e hotéis)
    • Gestores e Promotores de Animação Turística
    • Gestores de Produtos Turísticos
    • Gestores e Promotores de Organização de Eventos
    • Gestores e Coordenadores de Projetos Especializados no âmbito do Turismo
    • Gestores de Empresas de Consultoria e Gabinetes de Estudos no âmbito do Turismo
    • Técnicos Superiores de Turismo da Administração Pública Central, Regional e Local (Turismo de Portugal, Regiões de Turismo, Câmaras Municipais)

    Estão igualmente aptos para desempenhar funções em:

    • Agências de Viagens
    • Operadores Turísticos
    • Transportadoras Aéreas
    • Instituições de Ensino e Investigação
  • DocentesTeachers
    • Maria Isabel Andrés Marques
    • Paulo Jorge Pereira Furtado
    • Marco Aurélio Ribeiro Lamas
    • Alexandra Maria De Almeida Matos Pereira
    • Carlos Miguel Fernandes Oliveira
    • Pedro Nuno Duarte Oliveira
    • Sandra Cristina Vilaverde Pinto Gomes De Oliveira
    • Ricardo Jorge Fernandes Lanção
    • Pedro Vasco E Silva Cardoso
    • Maria Elisete Dos Reis Martins Ferreira
    • Emilia Rosa Quelhas Moreira Da Costa
    • Álvaro Manuel Sousa Carvalho
    • Nelly Barreto Moreira Da Silva
    • Vitor André Leitão Sá
    • Emese Panyik
    • Catarina Duarte Fontoura Nadais
    • Natália Isabel Moreira Da Costa
  • Estudos FuturosFuture Studies

    O plano de estudos da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISLA é composto por 180 ECTS, dividido em seis semestres curriculares de 30 ECTS cada. As componentes de formação de base incluídas no curso (nomeadamente as áreas do Turismo e Lazer, da Gestão e Administração, das Línguas Estrangeiras, da Sociologia, da Informática e da Geografia) proporcionam aos diplomados os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos, através da frequência de um curso de 2º Ciclo em múltiplas áreas de especialização que não necessariamente na sua área principal de formação.

    Os 20 ECTS disponíveis nas unidades curriculares de Estágio/Projeto Aplicado I e II oferecem uma oportunidade valiosa para os estudantes adquirirem experiência prática, desenvolverem competências relevantes e construírem uma base sólida para o sucesso futuro na sua carreira profissional.

    O grau de licenciado permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.